Uso de biodiesel de soja em trator agrícola
dc.contributor.advisor | Lopes, Afonso [UNESP] | |
dc.contributor.author | Pinto, Antonio Alves | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2020-08-07T18:22:43Z | |
dc.date.available | 2020-08-07T18:22:43Z | |
dc.date.issued | 2020-07-22 | |
dc.description.abstract | Devido ao estabelecimento de padrões de consumo cada vez mais intensos, a demanda de energia aumentou, colocando em risco fontes de energia não renováveis, crescendo o interesse em energias renováveis, dentre as quais se destaca o biodiesel. Com base nisso, teve-se o objetivo de avaliar o uso de biodiesel de soja em trator agrícola. Os ensaios foram conduzidos no Laboratório de Biocombustível e Ensaio de Máquinas-BIOEM. Utilizou-se de um trator da marca Valtra BM100 4x2 TDA com potência de 74 kW (100cv) no motor. Foram avaliados opacidade da fumaça em função do horário de trabalho e proporções, no capítulo dois, e consumo de combustível, opacidade da fumaça e emissão de CO2 equivalente evitada em função das proporções e do processo de purificação, no capítulo três. A adição de Biodiesel no diesel reduziu a opacidade da fumaça do trator, permitindo trabalhar em temperaturas mais elevadas e umidades relativas menores. A opacidade da fumaça foi menor nos horários de baixa temperatura ambiente e alta umidade relativa do ar (1 às 7 h e 19 às 22 h). A utilização de proporções de mistura de biodiesel de soja etílico filtrado e destilado no diesel como combustível não compromete o funcionamento do motor do trator de teste. A adição de biodiesel de soja etílico no diesel aumenta os consumos horário de combustível volumétrico, ponderal e específico. A adição de biodiesel de soja etílico no diesel reduz a opacidade da fumaça do trator. O processo de purificação (filtrado ou destilado) do biodiesel etílico de soja não influencia na potência na barra de tração, no consumo horário de combustível e na opacidade da fumaça. A adição de biodiesel de soja etílico no diesel proporciona aumento do CO2 equivalente evitado em 34 kg de CO2 e h-1 com B100. | pt |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | |
dc.description.sponsorshipId | 001 | |
dc.identifier.capes | 33004102071P2 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/193145 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.subject | Biocombustíveis | pt |
dc.subject | Condições climáticas | pt |
dc.subject | Ensaio de trator | pt |
dc.subject | Biofuels | pt |
dc.subject | Climatic conditions | pt |
dc.subject | Tractor test | pt |
dc.title | Uso de biodiesel de soja em trator agrícola | pt |
dc.title.alternative | Use of soy biodiesel in agricultural tractor | pt |
dc.type | Dissertação de mestrado | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Jaboticabal | pt |
unesp.embargo | Online | pt |
unesp.examinationboard.type | Banca pública | pt |
unesp.graduateProgram | Agronomia (Ciência do Solo) - FCAV | pt |
unesp.knowledgeArea | Agricultura | pt |
unesp.researchArea | Engenharia de água e solo. | pt |
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