Logo do repositório
 

La planificación educativa brasileña: de lo global a lo local

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Orientador

Coorientador

Pós-graduação

Educação Escolar - FCLAR 33004030079P2

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Dykinson S. L.

Tipo

Capítulo de livro

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (espanhol)

La planificación educativa brasileña ha ido avanzando hacia la construcción de políticas públicas para la promoción del municipio pedagógico, es decir, para sistemas educativos locales que dialogan con las normativas globales. Por lo tanto, el centro de los argumentos esbozados en este capítulo busca señalar la pertinencia de la manera en que se articula la estrategia de planeación educativa que, si bien elaborada y organizada por directrices nacionales, se ejecuta al interior de cada municipio de la federación. Es importante destacar que aspectos como el territorio, la identidad y la pertenencia son fundamentales para la elaboración, implementación, seguimiento y evaluación del sistema de planificación educativa, lo que se materializa en propuestas para la construcción permanente del Proyecto Político Pedagógico (PPP) de las unidades escolares. La orientación metodológica adoptada por los autores se basó en una extensa investigación bibliográfica y en un diálogo crítico en forma de revisión de los conceptos producidos por los investigadores que trabajan en el área; y el análisis documental exploratorio de documentos normativos e institucionales. El análisis realizado señala el importante valor de la caracterización histórico-geográfica del sistema educativo a nivel local; y los lineamientos institucionales y normativos en materia de planeación educativa; también se discute la relevancia de la planeación educativa participativa para la constitución del município pedagógico.

Resumo (português)

O planejamento educacional brasileiro vem avançando na construção de políticas públicas para a promoção do município pedagógico, ou seja, para sistemas educacionais locais que interagem com regulações globais. O cerne da argumentação delineada neste capítulo, portanto, busca destacar a relevância da forma como a estratégia de planejamento educacional se articula. Embora desenvolvida e organizada segundo diretrizes nacionais, ela é executada no âmbito de cada município da federação. É importante frisar que aspectos como território, identidade e pertencimento são fundamentais para o desenvolvimento, a implementação, o monitoramento e a avaliação do sistema de planejamento educacional, o que se materializa em propostas para a construção contínua do Projeto Político Pedagógico (PPP) das unidades escolares. A abordagem metodológica adotada pelos autores está baseada em ampla pesquisa bibliográfica através de diálogo crítico – por meio de revisão dos conceitos produzidos por pesquisadores atuantes na área – e análise documental exploratória de documentos normativos e institucionais. A análise destaca o importante valor da caracterização histórica e geográfica do sistema educativo em nível local, bem como das diretrizes institucionais e regulatórias para o planejamento educacional. A relevância do planejamento educacional participativo para a constituição do município pedagógico também é foco de discussão.

Descrição

Palavras-chave

Educación brasileña, Políticas públicas, Planificación educativa, Sistemas educativos locales, Municipio pedagógico, Educação brasileira, Políticas públicas, Planejamento educacional, Sistemas educacionais locais, Município pedagógico

Idioma

Espanhol

Citação

SILVA, Eliani Cristina Moreira da; BIZELLI, José Luís. La planificación educativa brasileña: de lo global a lo local. In: BIZELLI, José Luís; BRIS, Mario Martin; CUETO, Juan Pablo Catalán (coord). Transformando la educación iberoamericana: políticas, prácticas y tecnologías para la diversidade. [Madrid]: Dykinson, 2024. p. 17-28. ISBN 978-84-1070-813-6. Disponível em: https://doi.org/10.14679/3407. Acesso em: 11 jun. 2025.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Unidade
Faculdade de Ciências e Letras
FCLAR
Campus: Araraquara


Cursos de graduação

Programas de pós-graduação

Programa de pós-graduação
Educação Escolar
Código CAPES: 33004030079P2