Logotipo do repositório
 

Publicação:
Análise da educação escolar sob a ótica bourdieusiana

dc.contributor.authorDias, Robinson Alves [UNESP]
dc.contributor.authorReina, Fábio Tadeu [UNESP]
dc.contributor.authorRomanatto, Maria José [UNESP]
dc.contributor.authorBedin, Regina Celia [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-07-15T18:27:29Z
dc.date.available2015-07-15T18:27:29Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractThere are several possibilities to understand the importance of school education, so this literature review article is to show through the sociological theory of Pierre Bourdieu that the school is not defined as a social concept of equalization, but a collaboration for the reproduction of structural society. And to be consistent with this action, the school tends to emphasize the hegemonic concepts, so that acts consciously or unconsciously on the aggregation of cultural heritage, imposed by the ruling class, ie, the layers of the corporate elite.en
dc.description.abstractVárias são as possibilidades de entender a importância da educação escolar, portanto, este artigo de revisão bibliográfica vem mostrar por meio da teoria sociológica de Pierre Bourdieu que a escola não é definida como um conceito de equalização social, mas uma colaboração para a reprodução estruturante da sociedade. E ao coadunar com esta ação, a escola tende a valorizar os conceitos hegemônicos, de tal maneira que age de forma consciente ou inconsciente na agregação de valores da herança cultural, imposta pela classe dominante, ou seja, das camadas da elite societária.pt
dc.description.affiliationUnespUNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras – Pós-graduação em Educação Escolar. Araraquara – SP - Brasil. 14800-901
dc.description.affiliationUnespUNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras - Departamento de Ciências da Educação. Araraquara – SP - Brasil. 14800-901
dc.format.extent729-5587
dc.identifierhttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6595
dc.identifier.citationRevista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 8, n. 3, p. 729-5587, 2013.
dc.identifier.fileISSN1982-5587-2013-08-03-729-5587.pdf
dc.identifier.issn1982-5587
dc.identifier.lattes7399060665376872
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/124691
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofRevista Ibero-Americana de Estudos em Educação
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectSchool Educationen
dc.subjectSocial equalizationen
dc.subjectCompanyen
dc.subjectCultural Heritageen
dc.subjectEducação Escolarpt
dc.subjectEqualização socialpt
dc.subjectSociedadept
dc.subjectHerança Culturalpt
dc.titleAnálise da educação escolar sob a ótica bourdieusianapt
dc.title.alternativeAnalysis of school education on the perspective of bourdieuen
dc.typeArtigopt
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublication0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
unesp.author.lattes7399060665376872
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.departmentCiências da Educação - FCLARpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN1982-5587-2013-08-03-729-5587.pdf
Tamanho:
44.86 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format