Publicação: A Nova Base Nacional Comum Curricular: a educação básica servindo o mercado de trabalho?
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Data
Orientador
Borghi, Raquel Fontes 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Ciências Biológicas - IB
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A nova BNCC (Base Nacional Comum Curricular), aprovada em 2018 e implementada em 2020, trouxe mudanças significativas na estrutura curricular das escolas de todo o país, não somente nas mudanças de carga horária, mas também, em seus fundamentos pedagógicos, o primeiro deles: Foco no desenvolvimento de competências. Esse fundamento, traz conceitos que são analisados no presente trabalho, por meio da revisão da produção científica, entre os anos de 2015 e 2020, utilizando autores que evidenciam a relação entre esse conceito e as necessidades atuais do mercado de trabalho. Evidencia- se então, como esse currículo atende às demandas atuais dos modos de produção capitalistas, em detrimento de uma educação que favoreça os conhecimentos produzidos historicamente, proporcionando um ensino utilitarista e tecnicista que não abrange todas as dimensões do ser humano, para que ocorra uma formação integral, como anunciam. Acirrando as desigualdades entre o ensino público e privado e consequentemente as desigualdades sociais.
Resumo (inglês)
The new BNCC (National Common Curriculum Base), approved in 2018 and implemented in 2020, brought significant changes in the curriculum structure of schools throughout the country, not only in the changes in workload, but also, in its pedagogical foundations, the first of them: Focus on the development of competencies. This foundation brings concepts that are analyzed in the present work, through the review of scientific production, between the years 2015 and 2020, using authors who evidence the relationship between this concept and the current needs of the labor market. It is evidenced how this curriculum meets the current demands of capitalist modes of production, to the detriment of an education that favors the knowledge produced historically, providing a utilitarian and technical teaching that does not cover all the dimensions of the human being, so that an integral formation occurs, as they announce. Intensifying inequalities between public and private education and consequently social inequalities.
Descrição
Palavras-chave
Fundamentos pedagógicos BNCC, Nova BNCC, Educação por competências, Competências socioemocionais, Competências infocomunicacionais, BNCC pedagogical foundations, New BNCC, Skills education, Socio-emotional skills, Infocommunication skills
Idioma
Português