Atenção!


O atendimento às questões referentes ao Repositório Institucional será interrompido entre os dias 20 de dezembro de 2025 a 4 de janeiro de 2026.

Pedimos a sua compreensão e aproveitamos para desejar boas festas!

Logo do repositório

ENTREVISTA COM MARIA HELENA SOUZA PATTO

dc.contributor.authorViotto, Irineu Aliprando Tuim [UNESP]
dc.contributor.authorSalomão, Fabiane Rizo
dc.contributor.authorViégas, Lygia De Sousa
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.contributor.institutionToledo Prudente Centro Universitário
dc.contributor.institutionUniversidade Federal da Bahia
dc.date.accessioned2025-04-29T18:43:02Z
dc.date.issued2023-08-26
dc.description.abstractEn el presente texto se tiene por objetivo partir una entrevista realizada con María Helena Souza Patto, psicóloga reconocida como una de las principales referencias en el cambio teórico-conceptual y metodológico de la Psicología Escolar y Educacional brasileña hacia a la construcción de perspectivas críticas en este campo. Profesora jubilada del Instituto de Psicología de la Universidad de São Paulo, María Helena Souza Patto es autora de diversos libros, artículos y capítulos de libros consagrados tanto en la Psicología como en la educación. Merece realce su libro A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia, obra que se ganó el premio de libro de más relevancia para el área concedido por la APEOESP, en 1995, y que señala una ruptura con la Psicología Escolar y Educacional tradicional, hacia a la construcción de nuevos rumbos en el área. Aunque la entrevista haya sido realizada hace 20 años, en 2001, su actualidad se desvela a lo largo de la charla, y muchas de las reflexiones allí tejidas son contribuciones esenciales para orientar profesionales de la Psicología y de la Educación en el contexto actual, sobre todo en lo que se refiere a la actuación de profesionales de la Psicología en la red básica de enseñanza, área que tiende al crecimiento con la aprobación de la Ley 13.935/2019. Inicialmente, son recuperados algunos datos biográficos y bibliográficos de la autora. Después, se presenta la entrevista editada, en colaboración con la propia autora. Se espera, con la publicación de la entrevista, reiterar la relevancia de sus contribuciones para el área, así como poner de relieve los aspectos debatidos a lo largo de la entrevista.es
dc.description.abstractO presente texto tem por objetivo partilhar uma entrevista realizada com Maria Helena Souza Patto, psicóloga reconhecida como uma das principais referências na virada teórico-conceitual e metodológica da Psicologia Escolar e Educacional brasileira abrindo possibilidades de elaboração de perspectivas críticas neste campo. Professora aposentada do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, Maria Helena Souza Patto é autora de diversos livros, artigos e capítulos de livros consagrados tanto na Psicologia como na educação. Merece destaque seu livro A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia, obra que ganhou o prêmio de livro de maior relevância para a área concedido pela APEOESP, em 1995, e que marca uma ruptura com a Psicologia Escolar e Educacional tradicional e propõe novos rumos para a área. Embora a entrevista tenha sido realizada há 23 anos, em 2001, sua atualidade desvela-se ao longo da conversa, sendo que muitas das reflexões ali tecidas são contribuições essenciais para orientar profissionais da Psicologia e da Educação no contexto atual, sobretudo no que se refere à atuação de profissionais da Psicologia na rede básica de ensino, área que tende ao crescimento com a aprovação da Lei 13.935/2019. Inicialmente, são recuperados alguns dados biográficos e bibliográficos de Maria Helena de Souza Patto e, em seguida, é apresentada a entrevista editada em colaboração com a entrevistada. Espera-se, com a publicação da entrevista com essa importante autora da Psicologia, reiterar suas contribuições para a área e ressaltar a relevância dos temas objeto da entrevista.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia
dc.description.affiliationToledo Prudente Centro Universitário
dc.description.affiliationUniversidade Federal da Bahia, Faculdade de Educação
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia
dc.format.extent-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/2175-35392024-259163
dc.identifier.citationPsicologia Escolar e Educacional. Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), v. 28, p. -, 2023.
dc.identifier.doi10.1590/2175-35392024-259163
dc.identifier.fileS1413-85572024000100401.pdf
dc.identifier.issn2175-3539
dc.identifier.scieloS1413-85572024000100401
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/299641
dc.language.isopor
dc.publisherAssociação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.relation.ispartofPsicologia Escolar e Educacional
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.sourceSciELO
dc.subjectMaria Helena Souza Pattopt
dc.subjectpsicologia críticapt
dc.subjectpsicologia escolarpt
dc.subjectatuação do psicólogopt
dc.titleENTREVISTA COM MARIA HELENA SOUZA PATTOpt
dc.title.alternativeEntrevista con María Helena Souza Pattoes
dc.typeArtigopt
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublicationbbcf06b3-c5f9-4a27-ac03-b690202a3b4e
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscoverybbcf06b3-c5f9-4a27-ac03-b690202a3b4e
unesp.author.orcid0000-0001-5872-4341[1]
unesp.author.orcid0000-0002-0906-6095[2]
unesp.author.orcid0000-0002-2353-0384[3]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept

Arquivos