Logo do repositório
 

A dimensão estética em disputa na contrarreforma do ensino médio

dc.contributor.advisorDuarte, Newton [UNESP]
dc.contributor.authorHora, Lícia Cristina Araújo da [UNESP]
dc.contributor.institutionInstituto Federal do Maranhão
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)pt
dc.date.accessioned2025-07-16T18:59:04Z
dc.date.issued2025-05-15
dc.description.abstractO tema desta pesquisa é a disputa em torno da dimensão estética na contrarreforma do ensino médio e seus desdobramentos sobre a experiência do ensino médio integrado nos Institutos Federais. Analisam-se as disputas em torno das concepções de ensino médio no Brasil, especialmente durante a elaboração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB de 1996 e a construção do Decreto do ensino médio integrado na primeira década dos anos 2000. Destaca-se o papel da Confederação Nacional da Indústria - CNI como agente da burguesia na contrarreforma do ensino médio. Além disso, demonstra-se a necessidade de ampliação dos estudos de estética na base teórico-metodológica do ensino médio integrado, como forma de enfrentamento à hegemonia do pensamento pós-moderno. Outro aspecto pesquisado refere-se à atuação da pedagogia do capital sobre os conteúdos escolares, orientando a adoção da ideologia empreendedora e restringindo a função escolar a uma concepção de criatividade utilitarista, pragmática e empresarial, inteiramente harmonizada à concepção de mundo do projeto societário neoliberal. Também se discute o impacto da contrarreforma do ensino médio na estrutura curricular dos Institutos Federais, assim como os processos políticos que esvaziam a referência teórica acumulada na experiência do ensino médio integrado, sob a perspectiva da educação politécnica nessas instituições. A estratégia de esfacelamento da criatividade vem sendo, ainda, implementada pelo Estado e seus aparelhos de hegemonia. A última parte da investigação trata dos fundamentos da concepção histórico-crítica de criatividade. Destaca-se a adolescência como etapa decisiva na formação da concepção de mundo e no desenvolvimento do pensamento conceitual. Para discutir a formação humana criativa e sensível, a análise se apoia na obra Manuscritos econômico-filosóficos, de Karl Marx. Nas análises conclusivas demonstra-se que tanto a linguagem empresarial como a da contrarreforma do ensino médio é incorporada pelos projetos pedagógicos de cursos do Instituto Federal do Maranhão - IFMA e do Instituto Federal do Ceará - IFCE. A contrarreforma do ensino médio produz impactos estruturais na organização curricular dos Institutos Federais e nas formas de ofertas de cursos. Aponta-se a concepção de criatividade da pedagogia histórico-crítica para o enfrentamento das dicotomias produzidas pela pedagogia do capital.pt
dc.description.abstractThe theme of this research is the dispute surrounding the aesthetic dimension in the counter-reform of secondary education and its repercussions on the experience of integrated secondary education in the Federal Institutes. The analysis focuses on the disputes over the conceptions of secondary education in Brazil, especially during the drafting of the Law of Guidelines and Bases of Education (LDB) in 1996 and the development of the Decree on integrated secondary education in the first decade of the 2000s. The role of the National Confederation of Industry (CNI) is highlighted as an agent of the bourgeoisie in the counter-reform of secondary education. Furthermore, the research demonstrates the need to expand studies of aesthetics within the theoretical-methodological foundation of integrated secondary education as a way to confront the hegemony of postmodern thought. Another aspect explored concerns the influence of the pedagogy of capital on school content, guiding the adoption of entrepreneurial ideology and restricting the school’s function to a utilitarian, pragmatic, and corporate conception of creativity, fully aligned with the worldview of the neoliberal societal project. The study also discusses the impact of the counter-reform of secondary education on the curricular structure of the Federal Institutes, as well as the political processes that undermine the accumulated theoretical framework of the integrated secondary education experience, from the perspective of polytechnic education within these institutions. The strategy of dismantling creativity is also being implemented by the State and its hegemonic apparatuses. The final part of the investigation addresses the foundations of the historical-critical conception of creativity. Adolescence is emphasized as a decisive stage in the formation of a worldview and the development of conceptual thinking. To discuss creative and sensitive human development, the analysis is based on Economic and Philosophic Manuscripts by Karl Marx. In the concluding analyses, it is shown that both the entrepreneurial discourse and that of the counter-reform of secondary education are incorporated into the pedagogical projects of courses at the Federal Institute of Maranhão (IFMA) and the Federal Institute of Ceará (IFCE). The counter-reform of secondary education produces structural impacts on the curricular organization of the Federal Institutes and on the forms in which courses are offered. The historical-critical pedagogy’s conception of creativity is presented as a way to confront the dichotomies produced by the pedagogy of capital.en
dc.identifier.capes33004030079P2
dc.identifier.citationHORA, Lícia Cristina Araújo da. A dimensão estética em disputa na contrarreforma do ensino médio. 2025. 271 f. Tese (Doutorado em Educação Escolar) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2025.
dc.identifier.latteshttps://lattes.cnpq.br/2944471753558299
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6332-9677
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/312145
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectEnsino Médio Integradopt
dc.subjectContrarreforma do ensino médiopt
dc.subjectDimensão estéticapt
dc.subjectInstitutos Federaispt
dc.subjectIntegrated Secondary Educationen
dc.subjectCounter-reform of Secondary Educationen
dc.subjectAesthetic Dimensionen
dc.subjectFederal Institutesen
dc.titleA dimensão estética em disputa na contrarreforma do ensino médiopt
dc.title.alternativeThe Aesthetic Dimension in Dispute in the Counter-Reform of Secondary Educationen
dc.typeTese de doutoradopt
dspace.entity.typePublication
relation.isAuthorOfPublicationf8a641b2-3acb-4858-9cf0-b5b74923376d
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryf8a641b2-3acb-4858-9cf0-b5b74923376d
relation.isOrgUnitOfPublication0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramEducação Escolar - FCLARpt
unesp.knowledgeAreaEducação escolarpt
unesp.researchAreaTeorias Pedagógicas, Trabalho Educativo e Sociedadept

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
hora_lca_dr_arafcl.pdf
Tamanho:
1.77 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.14 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: