Logotipo do repositório
 

Publicação:
Trajetória social de alunos de um curso pré-vestibular popular

dc.contributor.authorSuficier, Darbi Masson [UNESP]
dc.contributor.authorMuzzeti, Luci Regina [UNESP]
dc.contributor.authorReina, Fabio Tadeu
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.institutionCentro Universitário de Araraquara (Uniara)
dc.date.accessioned2015-07-15T18:27:38Z
dc.date.available2015-07-15T18:27:38Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractThe aim of the research that originated this article was the analysis of the social trajectory of students from a public preparatory course and the verification of their expectations about higher education. Data collection was based on a questionnaire with open and closed-ended questions and a semi-structured interview, based on the models used by Muzzetti (1997). Data were analyzed by the elaboration of thematic charts. Based on the researches conducted by Pierre Bourdieu (1997, 2007), this research concluded that the students understand that schooling is, besides being a viable alternative in the search for social ascension, the redeeming of social ills. Profession choice based on natural talent or divine gift generate expectations which attest the lack of knowledge about the school system by students and their parents, which is reinforced by the belief in opportunity equality.en
dc.description.abstractO objetivo da pesquisa que originou este artigo foi analisar a trajetória social de alunos e alunas de um curso pré-vestibular popular e verificar suas expectativas sobre o Ensino Superior. Foram utilizados na coleta dos dados questionário com questões abertas e fechadas e entrevista semiestruturada, elaborados com base nos modelos utilizados por Muzzeti (1997). Os dados foram analisados a partir da elaboração de quadros temáticos. Apoiada nas pesquisas realizadas por Pierre Bourdieu (1997, 2007), essa pesquisa concluiu que os estudantes entendem que a escolarização é, além de uma alternativa viável na busca pela ascensão social, a redentora dos males sociais. A escolha da profissão pela crença no talento natural ou por um dom divino gera expectativas que atestam o desconhecimento do sistema de ensino pelos estudantes e por seus pais, o que é reforçado pela crença na igualdade de oportunidades.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rodovia Araraquara - Jaú, km. 1, Campus, CEP 14800-901, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rodovia Araraquara - Jaú, km. 1, Campus, CEP 14800-901, SP, Brasil
dc.format.extent629-649
dc.identifierhttp://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/dialogo?dd1=10224&dd99=view&dd98=pb
dc.identifier.citationRevista Diálogo Educacional, v. 13, n. 39, p. 629-649, 2013.
dc.identifier.fileISSN1518-3483-2013-13-39-629-649.pdf
dc.identifier.issn1518-3483
dc.identifier.lattes7399060665376872
dc.identifier.lattes5851335209487224
dc.identifier.lattes3233794977063201
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/124751
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofRevista Diálogo Educacional
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectSocial trajectoryen
dc.subjectPublic preparatory courseen
dc.subjectHabitusen
dc.subjectTrajetória Socialpt
dc.subjectCurso pre-vestibular popularpt
dc.subjectHabituspt
dc.titleTrajetória social de alunos de um curso pré-vestibular popularpt
dc.title.alternativeSocial trajectory of students from a free preparatory course for selection to universityen
dc.typeArtigopt
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublication0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
unesp.author.lattes7399060665376872
unesp.author.lattes5851335209487224
unesp.author.lattes3233794977063201
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.departmentDidática - FCLARpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN1518-3483-2013-13-39-629-649.pdf
Tamanho:
2.36 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format