Publicação: O ensino de trigonometria: perspectivas do ensino fundamental ao médio
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Vieira, João Peres 

Coorientador
Pós-graduação
Matemática em Rede Nacional - FC/FCT/FEIS/IBILCE/IGCE 31075010001P2
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O objetivo deste trabalho é propor uma abordagem no ensino de trigonometria desde o 9 ano do ensino fundamental até o final do ensino médio, respeitando o currículo básico da matemática e o nível de aprofundamento do conteúdo de acordo com a faixa etária dos estudantes. Para isso, são apresentadas atividades para serem aplicadas em sala de aula de modo que os alunos participem da formação e construção do conteúdo com ênfase nas aplicações e nos contextos históricos, contando com o auxílio de softwares matemáticos
Resumo (inglês)
This study aims at proposing a new approach to the teaching trigonometry starting at 9th grade in elementary school to senior year in high school, taking into account the basic Mathematics syllabus and the degree of difficulty of the topics studied concerning the age group the students belong to. In order to achieve that goal, this study presents activities to be used in classroom so that the students are active in the building and construction of content, emphasizing its real use and its historical context, with the support of mathematical software
Descrição
Palavras-chave
Trigonometry, Trigonometria, Trigonometria - Estudo e ensino, Funções trigonometricas, Ensino fundamental, Ensino médio
Idioma
Português
Como citar
SILVA, Wellington da. O ensino de trigonometria: perspectivas do ensino fundamental ao médio. 2013. 91 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2013.