Análise bibliométrica e revisão sistemática sobre reúso de água no ambiente escolar
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Data
Autores
Orientador
Dornfeld, Carolina Buso 

Coorientador
Pós-graduação
Gestão e Regulação de Recursos Hídricos - PROFÁGUA - FEIS
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O reúso de água é reconhecido como uma estratégia eficaz para aliviar a pressão sobre os recursos hídricos e promover a sustentabilidade dos ambientes aquáticos. A utilização de práticas de reúso é de longa data e auxilia em situações de regiões que sofrem com insuficiência e escassez de água. A falta de água pode não só causar problemáticas relacionadas a necessidade de abastecimento em diversos setores, mas também diretamente na saúde das pessoas. Os problemas de abastecimento e saneamento são agravados nas regiões rurais e refletem diretamente nas realidades das escolas. A literatura relata a disparidade infraestrutural dos ambientes urbanos e rurais, e o censo escolar de 2023 amplia essa visão para o âmbito escolar, onde existe uma enorme disparidade em relação as condições encontradas. A presente pesquisa teve como objetivo, analisar a produção acadêmica de pesquisas realizadas até o ano de 2023 referentes ao Reúso de Água em âmbito escolar. Primeiramente, com os artigos selecionados nas bases Web Of Science e Scopus, foi realizada uma Revisão Bibliométrica para analisar as principais temáticas, revistas, instituições e autores referentes a temática do Reúso de Água, utilizando o software R e a biblioteca Bibliometrix. A Revisão Sistemática, foi realizada com auxílio do software StArt e as ferramentas PRISMA e ROBIS. Os resultados da Análise Bibliométrica indicaram um aumento nas publicações entre os anos de 2008 e 2010, anos em que diretrizes relevantes para a área em estudo foram publicadas, como as diretrizes da Organização Mundial da Saúde, da Austrália e do estado da Califórnia/EUA. Além disso, diversos trabalhos apontam que os países com maior número de publicações, como a China, Estados Unidos, Brasil, Reino Unido e Canadá, sofrem com problemas relacionados a escassez de água por motivos específicos de cada país. A revisão sistemática apresentou diversos métodos de tratamento de água possíveis de serem utilizados, mas apontou para necessidade de alto investimento inicial, tempo de retorno e monitoramento do sistema, o que causa preocupação com a segurança do efluente disponibilizado e, portanto, dificuldades na implementação desses sistemas em escolas. Os achados foram disponibilizados na forma de um livro que poderá ser utilizado por professores e alunos, especialmente do ensino médio, apresentando o histórico de reúso de água na humanidade, contendo a atualização por meio estudos encontrados nesta pesquisa.
Resumo (inglês)
Water reuse is recognized as an effective strategy to alleviate pressure on water resources and promote the sustainability of aquatic environments. The practice of water reuse has a long history and plays a crucial role in regions facing water scarcity and insufficiency. The lack of water not only creates supply-related challenges across various sectors but also directly impacts people's health. Issues related to water supply and sanitation are particularly severe in rural areas, significantly affecting school environments. The literature highlights the infrastructural disparity between urban and
rural areas, and the 2023 school census further reinforces this perspective, revealing a significant gap in school conditions. This research aims to analyze the academic production of studies conducted up to 2023 regarding Water Reuse in the school context. Initially, a Bibliometric Review was conducted using selected articles from the Web of Science and Scopus databases. This review examined the main themes, journals, institutions, and authors related to the topic of Water Reuse, employing the R software and the Bibliometrix package. The use of these tools ensures the quality of
the review process, minimizing bias at each stage. Additionally, a Systematic Review was performed with the support of the StArt software and the PRISMA and ROBIS frameworks. The results of the Bibliometric Analysis indicated a rise in publications between 2008 and 2010, coinciding with the release of key guidelines in the field, such as those from the World Health Organization, Australia, and the state of California, USA. Furthermore, several studies highlight those countries with the highest number of publications—such as China, the United States, Brazil, the United Kingdom, and
Canada—experience water scarcity due to specific national factors. The Systematic Review identified various water treatment methods but also highlighted concerns regarding high initial investment, return time, and system monitoring, raising questions about the safety of the treated effluent. The findings were compiled into a book that can be used by teachers and students, especially at the high school level, presenting the historical evolution of water reuse along with updates based on the reviewed studies found in this research.
Descrição
Palavras-chave
Análise bibliométrica, Prisma, Reúso de água, Escolas, Bibliometric analysis, Water reuse, Systematic review, Schools
Idioma
Português
Citação
ARAÚJO, Fernando Ricardo Salgado. Análise bibliométrica e revisão sistemática sobre reúso de água no ambiente escolar. 2025. Dissertação (Mestrado em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos) - Faculdade de Engenharia, Universidade Estadual Paulista - UNESP, Ilha Solteira, 2025.