Publicação:
Plano de assessoria de comunicação em redes sociais para a diretoria de comunicação da Câmara Municipal de Bauru

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019-11-29

Orientador

Machado Filho, Francisco

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Jornalismo - FAAC

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Este trabalho apresenta o relatório de projeto experimental do Plano de Assessoria de Comunicação em Redes Sociais para a Diretoria de Comunicação da Câmara Municipal de Bauru. Verificou-se a necessidade da elaboração deste projeto a partir da vivência durante o período de estágio na instituição, em que foram observadas as dificuldades enfrentadas pelos profissionais da Diretoria no gerenciamento das páginas no Facebook e Instagram. Por meio do método de pesquisa participante, fez-se a análise das contas da TV e da Rádio Câmara Bauru, em que se detectou quais os problemas na divulgação do conteúdo jornalístico produzido por meio dos perfis, a fim de elaborar um plano de ação. Teve-se como objetivo transformar as contas no Facebook e Instagram da TV e da Rádio Câmara Bauru em canais de transparência e jornalismo. Para a elaboração do plano se aplicaram conceitos de comunicação pública e assessoria de comunicação, utilização de redes sociais no jornalismo e critérios de planejamento estratégico. Com este projeto experimental espera-se estabelecer estratégias para o gerenciamento e manutenção das contas no Facebook e Instagram da Diretoria, conferindo caráter jornalístico às publicações, de forma a promover os produtos da TV e Rádio Câmara Bauru. A partir deste planejamento é esperada uma melhor organização das páginas e aumento no engajamento dos seguidores.

Resumo (inglês)

This research paper presents the Social Networking Communication Advisory Plan’s experimental report to Bauru’s City Council Communication Board. The need of the elaboration of this project was verified during an internship period in the institution, where difficulties faced by the Board, on managing Facebook and Instagram pages, were observed. Through the participative research method, TV and Radio Câmara Bauru accounts were analyzed, in which problems in the disclosure of journalistic content produced through the profiles in order to elaborate a plan of action were detected. The objective was to transform TV and Radio Câmara Bauru’s Facebook and Instagram accounts into transparency and journalism channels. Concepts of public communication and communication advisory, social media usage in journalism, and strategic planning criteria were applied for the elaboration of the plan. Strategies for the management and maintenance of the Board’s Facebook and Instagram accounts, conferring journalistic character to publications, in order to promote TV and Radio Câmara Bauru’s products, are expected to be established with this experimental project. As of this planning, a better profile organization and an increase of follower’s engagement is expected.

Descrição

Idioma

Português

Como citar

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação