Publicação: Sobre a questão da autonomia na prática docente com professores e professoras: leitura e diálogo
dc.contributor.advisor | Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP] | |
dc.contributor.author | Nezu, Tamie Hammermeister [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2015-03-23T15:24:44Z | |
dc.date.available | 2015-03-23T15:24:44Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.description.abstract | O estudo busca, num ato comprometido, aproximar-se das questões da autonomia na prática docente a partir do diálogo com autores(as) e com professoras(es) da rede pública de Ensino Básico com vistas no repensar da noção de autonomia na prática docente. Na primeira parte, familiarizo-me com o cenário no qual estamos inseridos: influências da globalização e da política neoliberal sobre as políticas educacionais brasileiras, como nos discursos dos PCNs e os currículos oficiais. Em seguida, dialogo com alguns autores sobre o que se compreende por autonomia e as questões da autonomia na prática docente. Com eles, vou descobrindo afinidades. Na segunda parte, em busca do diálogo com e entre professoras(es), organizei um grupo de discussão por meio de um curso. O Curso de Difusão Cultural - Leituras de Paulo Freire: autonomia e subjetividade - foi um espaço criado no intuito de fomentar o diálogo, a reflexão e a troca de saberes entre professoras(es) e alunas(os) de licenciatura a partir de escritos de Paulo Freire. A escolha dos textos pautou-se no entendimento destes como disparadores de reflexões que pudessem acercar-se do tema em estudo. Cada encontro apresentava uma leitura antecipada na qual sugeri que destacassem trechos a serem compartilhados e discutidos com os demais colegas no encontro seguinte. Durante as leituras, para cada texto, propus que escrevessem algo relacionando os trechos destacados com suas práticas docentes; nomeei esta atividade de produção escrita. Após o término dos encontros, os materiais de registros – gravações em audiovisual, produções escritas e anotações em caderno de registros – foram analisados. Nota-se que, mesmo diante de tantas incoerências de uma política educacional que pouco promove a legitimação de seu discurso, a autonomia na prática docente, como a compreendo neste estudo, não pode ser exclusivamente dada nem... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo) | pt |
dc.format.extent | 96 p. | |
dc.identifier.aleph | 000692485 | |
dc.identifier.citation | NEZU, Tamie Hammermeister. Sobre a questão da autonomia na prática docente com professores e professoras: leitura e diálogo. 2011. 96 p. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011. | |
dc.identifier.file | nezu_th_tcc_rcla.pdf | |
dc.identifier.lattes | 3060869388251465 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/120182 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | Aleph | |
dc.subject | Freire, Paulo, 1921-1997 | pt |
dc.subject | Leituras de Paulo Freire : autonomia e subjetividade | pt |
dc.subject | Professores - Formação | pt |
dc.subject | Educação | pt |
dc.subject | Professores - Prática | pt |
dc.subject | Sujeito (Filosofia) | pt |
dc.title | Sobre a questão da autonomia na prática docente com professores e professoras: leitura e diálogo | pt |
dc.type | Trabalho de conclusão de curso | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.advisor.lattes | 3060869388251465 | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claro | pt |
unesp.undergraduate | Ciências Biológicas - IBRC | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1