Logotipo do repositório
 

Publicação:
A formação do professor de matemática e o trabalho com projetos na escola

dc.contributor.authorCattai, Maria Dirlene da Silva
dc.contributor.authorPenteado, Miriam Godoy [UNESP]
dc.contributor.institutionInstituto de Ensino Rio Claro
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-05-20T15:07:21Z
dc.date.available2014-05-20T15:07:21Z
dc.date.issued2009-01-01
dc.description.abstractO objetivo do presente texto é apresentar os resultados de uma pesquisa que procurou discutir a formação dos professores de Matemática que trabalham com projetos e documentar a maneira da implementação dessa proposta na escola. Os dados são provenientes de entrevistas com dez professores de Matemática, os quais atuam no Ensino Fundamental ou Médio. Seus relatos possibilitam identificar três formas diferentes de trabalhos com projetos: i) individualmente e por iniciativa própria; ii) por sugestão da escola, de forma fragmentada; iii) coletivamente. Não há indícios de que a formação inicial desses professores os tenha influenciado a trabalhar com projetos. Esse preparo foi construído ao longo de suas carreiras, através da participação em cursos de formação continuada, da experiência com a prática e das interferências de suas características pessoais.pt
dc.description.abstractThis paper presents the results of research aiming at discussing the relationship between mathematics teacher education and the development of project work in teaching practice. The data are taken from interviews with ten secondary and high school mathematics teachers as well as two questionnaires answered by each of them. It was possible to identify three different forms of working with projects: i) individually- teachers' own initiative; ii) by school recommendation- in a fragmented manner; iii) collectively. There are no evidences that the pre-service education influenced their work with projects. This preference was developed during their careers through participation on in-service courses, practical experience, and personal characteristics. In-service teacher education was the main aspect which contributed for their preference.en
dc.description.affiliationInstituto de Ensino Rio Claro
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Instituto de Geociências Departamento de Matemática
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Instituto de Geociências Departamento de Matemática
dc.format.extent105-120
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132009000100006
dc.identifier.citationCiência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 15, n. 1, p. 105-120, 2009.
dc.identifier.doi10.1590/S1516-73132009000100006
dc.identifier.fileS1516-73132009000100006.pdf
dc.identifier.issn1516-7313
dc.identifier.lattes4099992332439295
dc.identifier.orcid0000-0003-0458-275X
dc.identifier.scieloS1516-73132009000100006
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/26472
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências
dc.relation.ispartofCiência & Educação (Bauru)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectTrabalho com projetospt
dc.subjectFormação de professores de matemáticapt
dc.subjectTrabalho docentept
dc.subjectEducação matemáticapt
dc.subjectProject worken
dc.subjectMathematics teacher educationen
dc.subjectTeacher worken
dc.subjectMathematics educationen
dc.titleA formação do professor de matemática e o trabalho com projetos na escolapt
dc.title.alternativeThe Mathematics teacher education and project work at schoolen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes4099992332439295
unesp.author.orcid0000-0003-0458-275X[2]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claropt
unesp.departmentMatemática - IGCEpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S1516-73132009000100006.pdf
Tamanho:
152.41 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: