Logotipo do repositório
 

Publicação:
Potencial de captação e aproveitamento de água de chuva para fins não potáveis na Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá (FEG/UNESP)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Vilanova, Mateus Ricardo Nogueira
Soares, Paulo Valladares

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Engenharia Civil - FEG

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (inglês)

Water related programs and projects are, certainly, some of the most common regarding sustainability on university campi. Rainwater harvesting and usage stand out among the main technologies to promote water sustainability in campus. This research presents a study of the city of Guaratinguetá’s pluviometric profile, an estimate of water consumption on the campus of Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá (FEG), which were both used for a study of rainwater usage for non-drinking purposes on campus and the sizing of the volume of reservoirs required. It was observed that during the months with greatest potential for harvesting, water usage is lower than in the rest of the year due to recess. Using the monthly simulation method for reservoir sizing it was found that the highest percentage of consumption that can be met with the current campus’ catchment area is 94%, resulting in a necessary storage volume of 7,040 m³. Any system formulated to attend a percentage of consumption over 94% would be non-self-sufficient. This research also presents the volumes of reservoirs necessary for consumption percentages below 94%, values that can interfere with the feasibility of such a project, since the reservoir is, usually, the most expensive part of the system according to the literature.

Resumo (português)

Programas e projetos relacionados à água são, certamente, alguns dos mais comuns no que se refere à sustentabilidade em campi universitários. Dentre as principais tecnologias para promover a sustentabilidade hídrica em campus, destaca-se a captação e o aproveitamento da água de chuva. Este trabalho apresenta um estudo do perfil pluviométrico da cidade de Guaratinguetá, uma estimativa do consumo de água no campus da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá (FEG), ambos utilizados para um estudo de aproveitamento da água de chuva para fins não potáveis no campus e o dimensionamento do volume de reservatórios necessário. Observou-se que nos meses com maior potencial de captação, o consumo é menor do que no restante do ano por se tratar da época de recesso. Utilizando o método da simulação mensal para o dimensionamento de reservatórios constatou-se que a maior porcentagem de consumo que se pode atender com a atual área de captação do campus que é de 94%, resultando em um volume de armazenamento necessário de 7.040 m³. Qualquer sistema elaborado para suprir uma porcentagem de consumo acima de 94% não seria autossuficiente. Este trabalho também apresenta os volumes de reservatórios necessários para porcentagens de consumo abaixo de 94%, valores que podem interferir na viabilidade de um projeto desse tipo, já que o reservatório é, normalmente, a parte mais cara do sistema de acordo com a literatura.

Descrição

Palavras-chave

Sustainable campus, Potable water conservation, Pluviometric profile, Coleta de água de chuva, Water harvesting, Água - captação, Águas pluviais, Água potável, Campus sustentável

Idioma

Português

Como citar

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação