Logotipo do repositório
 

Publicação:
Gestão escolar e formação do pedagogo: relações e implicações a partir da análise de projetos político-pedagógicos de universidades públicas

dc.contributor.authorBarbosa, Andrea Haddad [UNESP]
dc.contributor.authorAbdian, Graziela Zambão [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-10-01T13:08:31Z
dc.date.available2014-10-01T13:08:31Z
dc.date.issued2013-12-01
dc.description.abstractThe literature has pointed out the educational deficits of Brazilian public schools, the complexity of school management, and the need for better qualification for the exercise of this function. Considering this perspective, the present research questions: How is school management being contemplated within the initial pedagogical training in the state of Paraná? In this sense, this article aims to survey and analyze how school management in professional training in public universities Educator of Paraná is being contemplated after the publication of the National Curriculum Guidelines for the Education Course (DCNP). The study works with a qualitative approach to carry out, in the one hand, the bibliographic survey and systematization and, on the other hand, the survey, systematization and analysis of some elements in the political-pedagogical projects of different public universities. The data collected in six public universities show a significant oscillation between the workload aimed at the knowledge of School Administration and a variety of covered contents. Such differences may reflect the scope of the National Curriculum Guidelines as well as the present theoretical dispersion regarding the current knowledge on School Administration.en
dc.description.abstractA literatura tem apontado os déficits educacionais da escola pública brasileira, a complexidade dos processos de gestão escolar e a necessidade de melhor qualificação profissional para o exercício da função do gestor. Considerando tal perspectiva, esta pesquisa questiona: Como está sendo contemplada a gestão escolar no âmbito da formação inicial do pedagogo no Estado do Paraná? Nesse sentido, este artigo tem o objetivo de levantar e analisar como está sendo contemplada a gestão escolar na formação do profissional pedagogo nas universidades públicas do Paraná, após a publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia (DCNP). O estudo trabalhou com a abordagem qualitativa ao realizar levantamento e sistematização bibliográfica e o levantamento, sistematização e análise de alguns elementos contidos nos projetos político-pedagógicos de diferentes universidades públicas. Os dados revelam uma oscilação significativa entre a carga horária destinada aos conhecimentos de Administração Escolar e uma diversidade de conteúdos abordados. Tais diferenças podem estar refletindo a abrangência das Diretrizes Curriculares Nacionais como também a dispersão teórica atual dos conhecimentos em Administração Escolar.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Educação
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Educação
dc.format.extent245-276
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982013000400011
dc.identifier.citationEducação em Revista. Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 29, n. 4, p. 245-276, 2013.
dc.identifier.doi10.1590/S0102-46982013000400011
dc.identifier.fileS0102-46982013000400011.pdf
dc.identifier.issn0102-4698
dc.identifier.lattes8238963826956128
dc.identifier.scieloS0102-46982013000400011
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/109754
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Faculdade de Educação
dc.relation.ispartofEducação em Revista
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectFormação do Pedagogopt
dc.subjectAdministração Escolarpt
dc.subjectProjeto Político-Pedagógicopt
dc.subjectTraining of pedagoguesen
dc.subjectSchool Administrationen
dc.subjectPolitical-Pedagogical Projecten
dc.titleGestão escolar e formação do pedagogo: relações e implicações a partir da análise de projetos político-pedagógicos de universidades públicaspt
dc.title.alternativeSchool management and pedagogue training: relationships and implications from the analysis of political-pedagogical projects of public universitiesen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes8238963826956128
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.departmentAdministração e Supervisão Escolar - FFCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S0102-46982013000400011.pdf
Tamanho:
207 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format