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Publicação:
Transição do ensino presencial para o ensino remoto: um estudo de caso no município de Rio Claro - SP

dc.contributor.advisorMaia, Diego Corrêa [UNESP]
dc.contributor.authorAlexandre, Lucas Franhani
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2023-01-27T11:47:08Z
dc.date.available2023-01-27T11:47:08Z
dc.date.issued2022-10-25
dc.description.abstractNo presente trabalho foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa com estudo de caso que visa entender os impactos que foram ocasionados na educação pública no Brasil, devido à transição do modelo de ensino durante o período de vigência da pandemia de Covid-19. Neste sentido, partiu-se de uma análise dos planos de metas educacionais desde o movimento da Nova Escola em 1932 até as decisões político-educacionais que permearam esse período controverso, durante o surto da doença nos anos de 2020 a 2022. Com a diminuição dos casos de Covid-19 e o retorno presencial completo das atividades educacionais em todo o estado de São Paulo, este trabalho aplicou um questionário como procedimento metodológico fundamental da pesquisa, aos alunos em processo de ensino e aprendizagem do 1º e 2º Anos do Ensino Médio da rede pública do município de Rio Claro – SP. O objetivo principal desta pesquisa é compreender como os alunos lidaram com a mudança repentina para o método de Ensino a Distância, a partir dos dados obtidos por meio da aplicação do questionário, que possibilitou a realização de uma análise crítica do nosso objetivo de estudo. A tentativa é de entender quais os possíveis problemas que esta mudança causou, não só nos alunos, como nos professores e na estrutura de ensino pública brasileira.pt
dc.description.abstractIn the present work, qualitative research was developed with a case study that aims to understand the impacts that became occasioned in the public education in Brazil, due to the transition of the teaching model during the lifetime of the covid-19 pandemic. In this sense, it started from an analysis of de educational plans and objectives since de movement New School in 1932, until the decision political-educational that permeated this controversial period during the disease outbreak in 2020 until 2022. With the decrease in cases of Covid-19 and the complete face-to-face return to educational activities in almost the entire state of São Paulo, this work applied a questionnaire as a fundamental methodological procedure of the research, to the students in process of teaching and learning in the High School of the public education system in the city of Rio Claro – SP. The objective is that, based on these data obtained through the questionnaire, an analysis is carried out to understand how they dealt with the sudden change to the distance learning method. The attempt is to understand the possible problems that this changed has caused, not only in students, but also in teachers and in the Brazilian public education structure.en
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/239038
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectEnsino a distânciapt
dc.subjectImpactospt
dc.subjectPandemiapt
dc.subjectTransiçãopt
dc.subjectDistance learningen
dc.subjectImpactsen
dc.subjectPandemicen
dc.subjectTransitionen
dc.titleTransição do ensino presencial para o ensino remoto: um estudo de caso no município de Rio Claro - SPpt
dc.title.alternativeTransition from presential education to remote education: a case study in the municipality of Rio Claro - SPen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claropt
unesp.undergraduateGeografia - IGCEpt

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