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Publicação:
FMEA de processo na indústria automotiva: uma análise sobre a aplicação do número de prioridade de risco (RPN)

dc.contributor.advisorMarins, Fernando Augusto Silva [UNESP]
dc.contributor.advisorOliveira, Ualison Rebula de
dc.contributor.authorMenezes, Carlos Augusto Gabriel
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2020-03-11T15:01:31Z
dc.date.available2020-03-11T15:01:31Z
dc.date.issued2020-02-06
dc.description.abstractCom a exigência cada vez maior do consumidor por produtos e serviços isentos de falhas, as organizações buscam manter seu valor competitivo fazendo uso de metodologias e ferramentas que assegurem e aperfeiçoem seus processos. A FMEA (Failure Mode and Effects Analysis) tem provado ser uma ferramenta eficaz na antecipação e diminuição da possibilidade de falha, entretanto, o método convencional de cálculo do RPN (Risk Priority Number) tem sido criticado extensivamente na literatura por não se considerar a importância relativa entre os três fatores de risco (Severidade, Ocorrência e Detecção). Nesse contexto, a presente pesquisa tem por objetivo principal identificar o grau de prioridade a ser atribuído a cada um dos três fatores de risco. Metodologicamente essa pesquisa foi suportada por um estudo de campo, onde 16 funcionários que atuam no setor automotivo e aplicam efetivamente a FMEA participaram de uma pesquisa utilizando o AHP (Analytic Hierarchy Process). Como resultados principais, observa-se a existência de uma diferença significativa a favor da Severidade.pt
dc.description.abstractWith increasing demand by consumers for products and services free of flaws, organizations try to maintain their competitive value by using methods and tools to enable improvement of their processes. Failure Mode and Effects Analysis (FMEA) has proven to be effective for the anticipation and avoidance of failures, but the conventional method of calculating its Risk Priority Number (RPN) has been widely criticized in the literature for not considering the relative importance of the three risk factors (severity, occurrence and detection). In this context, the main objective of this article is to identify the priority degree to be attributed to each of those three risk factors. Methodologically, it is based on a field study where 16 employees in the automotive sector who apply FMEA took part in a survey, with their responses submitted to the Analytic Hierarchy Process (AHP). The main result was the existence of a significant difference in favor of severity.en
dc.identifier.aleph000929555
dc.identifier.capes33004080052P0
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/191819
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectFMEA de processo.pt
dc.subjectIndústria automotiva.pt
dc.subjectAnálise de riscos.pt
dc.subjectFatores de risco.pt
dc.subjectAHP.pt
dc.subjectControle de processopt
dc.subjectAvaliação de riscospt
dc.subjectProcesso decisóriopt
dc.subjectIndustria automobilísticapt
dc.subjectAutomotive industryen
dc.subjectRisk analysisen
dc.subjectRisk factorsen
dc.titleFMEA de processo na indústria automotiva: uma análise sobre a aplicação do número de prioridade de risco (RPN)pt
dc.title.alternativeProcess FMEA in the automotive industry: an analysis on the application of the risk priority number (RPN)en
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes9008186664173955[1]
unesp.advisor.orcid0000-0001-6510-9187[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Guaratinguetápt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramEngenharia de Produção - FEGpt
unesp.knowledgeAreaGestão e otimizaçãopt
unesp.researchAreaNão Constapt

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