Publicação: Reforma do ensino médio e BNCC: implicações para o ensino de Física.
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Gatti, Sandra Regina Teodoro 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Física - FC
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
No ano de 2016, via medida provisória (MP), o então presidente da república Michel
Temer aprovou a Reforma do Ensino Médio, e posteriormente em 2017, essa
decisão foi sancionada, via cerimônia no palácio do planalto, como Lei federal
13.415/17. Uma reforma no Ensino Médio vinha sendo discutida há anos, tanto por
estudiosos da área da educação quanto por parlamentares que compunham o
governo, porém a MP acabou por encerrar abruptamente este ciclo de discussões e
aperfeiçoamentos. Assim, o novo Ensino Médio passa a ser subdividido em duas
partes: a primeira delas, comum, referente ao desenvolvimento dos conteúdos
presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a segunda, destinada aos
itinerários formativos. Essa configuração objetiva, de acordo com a lei, proporcionar
aos alunos poder de escolha com relação às áreas de conhecimento preferidas,
incluindo a possibilidade de formação profissional. A partir desse cenário, a presente
pesquisa tem como foco principal investigar os impactos gerados pelo processo de
implementação da Reforma do Ensino Médio e da nova Base Nacional Comum
Curricular (BNCC) para o Ensino de Física. Pretende-se analisar o cenário de
implementação por meio de dois pontos de vista: do documento da BNCC e de uma
amostra de professores de Física. Desta forma, realizamos uma análise documental
da BNCC do Ensino Médio e entrevistas semiestruturadas que, segundo Ludke e
André (2012), é uma das melhores formas para se coletar dados em estudos na área
de Ensino. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso.
Os resultados foram analisados com base em referenciais metodológicos ligados à
teoria da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1996). Tais resultados serão divulgados
por meio de publicações em revistas científicas e eventos, visando contribuir com a
reflexão sobre a temática. Por se tratar de uma legislação recente, por diversas
vezes foram fomentadas discussões a respeito do cenário da Reforma do Ensino
Médio durante as disciplinas da Educação, o que despertou o interesse de minha
parte pelo estudo de políticas públicas, tais como a atual legislação, reafirmando não
só a necessidade de investigar a temática, mas também o desejo de compreender
melhor o cenário no qual os professores estão inseridos.
Resumo (inglês)
In 2016, by means of a provisional measure (MP), the then president of the republic
Michel Temer approved the Reform of High School, and later in 2017, this decision
was sanctioned, via a ceremony at the presidential palace, as federal law 13.415/17.
A reform in High School had been discussed for years, both by scholars in the field
of education and by parliamentarians who were part of the government, but the MP
abruptly ended this cycle of discussions and improvements. Thus, the new high
school will be divided into two parts: the first, common, referring to the development
of the content present in the Common National Curricular Base (BNCC) and the
second, destined to formative itineraries. This configuration aims, according to the
law, to provide students with the power of choice regarding the preferred areas of
knowledge, including the possibility of vocational training. In this context, the main
focus of this research is to investigate the impacts generated by the implementation
process of the High School Reform and the new Common National Curricular Base
(BNCC) for Physics Teaching. We intend to analyze the reality of implementation
through two points of view: the BNCC document and the Physics teachers. Thus, a
documental analysis of the BNCC for High School and semi-structured interviews will
be carried out, which, according to Ludke and André (2012), is one of the best ways
to collect data in studies in the area of Education. This is, therefore, qualitative
research, of the case study type. The results will be analyzed based on
methodological references linked to the theory of Content Analysis (BARDIN, 1996).
The results will be disseminated through publications in scientific journals and events,
aiming to contribute to the reflection on the theme. Because it is a recent legislation,
several times discussions about the High School Reform scenario were encouraged
during education courses, which aroused my interest in studying public policies, such
as the current legislation, reaffirming not only the need to investigate the theme, but
also the desire to better understand the reality in which teachers are inserted.
Descrição
Palavras-chave
BNCC, Reforma do Ensino Médio, Ensino de Física, Itinerários formativos, Políticas educacionais, High School Reform, Physics Teaching, Formative itineraries, Educational policies
Idioma
Português