Logotipo do repositório
 

Publicação:
Corpo e identidades femininas: a intermediação das mídia

dc.contributor.authorCastro, Ana Lúcia de [UNESP]
dc.contributor.authorPrado, Juliana do
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de São Carlos (UFSCar)
dc.date.accessioned2015-07-15T18:27:21Z
dc.date.available2015-07-15T18:27:21Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractThis article intends to contribute to a reflection about the relationship between the body, media and femininities, thus seeking to indicate some elements in order to clarify how the media currently interferes in this relationship, especially for the construction of female identity with the presentation of styles of femininity that are part of a particular body standard. In order to do so, we present a brief bibliographical debate on media issues, identity, discourse and power, electing as empirical choices examples of print media aimed at the female segment in Brazil and Barbie dolls.en
dc.description.abstractEste artigo pretende colaborar para a reflexão acerca da relação entre corpo, mídia e feminilidades, buscando pontuar alguns elementos no sentido de iluminar a maneira como a mídia interfere, contemporaneamente, nesta relação, sobretudo no caso da construção da identidade feminina, com a colocação de estilos de feminilidade que se inscrevem num determinado padrão corporal. Para tanto, apresenta uma breve discussão bibliográfica relativa aos temas mídia, identidade, discurso e poder, tomando como recortes empíricos alguns exemplos da mídia impressa voltada ao segmento feminino no Brasil e a Boneca Bárbie.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Antropologia, Política e Filosofia, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara
dc.description.affiliationUniversidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Antropologia, Política e Filosofia, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara
dc.format.extent241-259
dc.identifierhttp://seer.fclar.unesp.br/estudos/article/view/4937
dc.identifier.citationEstudos de Sociologia, v. 17, n. 32, p. 241-259, 2012.
dc.identifier.fileISSN1414-0144-2012-17-32-241-259.pdf
dc.identifier.issn1414-0144
dc.identifier.lattes7666683358005843
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/124642
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofEstudos de Sociologia
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectBodyen
dc.subjectIdentityen
dc.subjectSubjectificationen
dc.subjectGenderen
dc.subjectMediaen
dc.subjectBarbieen
dc.subjectIdentidadept
dc.subjectCulto ao corpopt
dc.subjectIndústria culturalpt
dc.subjectMídiapt
dc.subjectRevistas femininaspt
dc.subjectGêneropt
dc.titleCorpo e identidades femininas: a intermediação das mídiapt
dc.title.alternativeBody and female identities: the intervention of mass mediaen
dc.typeArtigopt
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublication0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
unesp.author.lattes7666683358005843
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.departmentAntropologia, Política e Filosofia - FCLARpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN1414-0144-2012-17-32-241-259.pdf
Tamanho:
1.28 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format