Logotipo do repositório
 

Publicação:
Esaú e Jacó: o retrato da passividade nacional em Machado de Assis

dc.contributor.advisorLuciene Marie Pavanelo [UNESP]
dc.contributor.authorOliveira, Paulo Cesar Miorin de
dc.date.accessioned2023-10-30T15:57:02Z
dc.date.available2023-10-30T15:57:02Z
dc.date.issued2023-09-21
dc.description.abstractA presente dissertação destina-se a analisar a obra Esaú e Jacó do escritor Joaquim Maria Machado de Assis. Por uma análise da estrutura de conflito que permeia o romance é possível identificar alegorias voláteis que podem ser atribuídas e validadas não somente como mecanismos literários, mas também com peso histórico. Para melhor compreender esses mecanismos alegóricos, são analisados dois eventos: a abolição da escravatura em 1888 e a Proclamação da República de 1889. Esses episódios são averiguados e analisados sob o olhar dos diversos personagens direta ou indiretamente envolvidos, os gêmeos Pedro e Paulo, mas com destaque especial para o conselheiro Aires e o confeiteiro Custódio. Realce para a visão machadiana contida no romance sobre a decadência do império e a emergência da nova república com base nas ligações alegóricas contidas implicitamente no romance.pt
dc.description.abstractThe present dissertation aims to analyze the work Esaú e Jacó by the writer Joaquim Maria Machado de Assis. Through an analysis of the conflict structure that permeates the novel, it is possible to identify volatile allegories that can be attributed and validated not only as literary mechanisms, but also as elements with historical weight. To better understand these allegorical mechanisms, two events are analyzed: the abolition of slavery in Brazil, taking place in 1888, and the Brazilian Proclamation of the Republic in 1889. These episodes are investigated and analyzed from the point of view of the several characters, directly or indirectly involved, the twins Pedro and Paulo, but giving emphasis on the councilor Aires and the pastry chef Custódio. We highlight the Machadian vision in the novel about the fall of the empire and the rise of the new republic based on the allegorical links implied in the novel.en
dc.identifier.citationOliveira, Paulo Cesar Miorin de . Esaú e Jacó: o retrato da passividade nacional em Machado de Assis, 154f. 2023. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas (Ibilce), São José do Rio Preto, 2023.
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/251158
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectEsaú e Jacópt
dc.subjectQueda da Monarquiapt
dc.subjectRepúblicapt
dc.subjectMachado de Assispt
dc.subjectFall of Monarchyen
dc.subjectRepublicen
dc.titleEsaú e Jacó: o retrato da passividade nacional em Machado de Assis
dc.title.alternativeEsaú e Jacó: The portrait of national passivity in Machado de Assisen
dc.typeDissertação de mestradopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, São José do Rio Pretopt
unesp.embargoOnline
unesp.examinationboard.typeBanca pública
unesp.graduateProgramLetras - IBILCE 33004153015P2
unesp.knowledgeAreaTeoria e estudos literários
unesp.researchAreaHistória , Cultura e Literatura

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
oliveira_pcm_me_sjrp.pdf
Tamanho:
1.17 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.97 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: