Logotipo do repositório
 

Publicação:
Processos e desafios na composição de ópera inédita: "Os 120 Dias de Sodoma" : análise da proposta estética e das relações entre a música e a dramaturgia

dc.contributor.advisorRocha, Abel Luís Bernardo da [UNESP]
dc.contributor.authorSantos, Renan Valdez dos
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-09-27T15:01:54Z
dc.date.available2021-09-27T15:01:54Z
dc.date.issued2021-02-19
dc.description.abstractEste trabalho descreve e analisa o processo de composição do primeiro ato da ópera “Os 120 Dias de Sodoma”, de minha autoria, baseada na obra homônima do Marquês de Sade, partindo da escolha do texto e adaptação para o libreto até uma descrição das técnicas e artifícios composicionais utilizados e sua relação com a dramaturgia. Numa primeira parte, apresenta a proposta estética, que propõe a discussão de aspectos filosóficos e políticos relacionados ao intento do compositor com o texto a ser adaptado, bem como as manifestações desses aspectos na própria adaptação do texto literário ao gênero dramatúrgico. Na segunda parte, apresenta os materiais musicais e as técnicas utilizadas para gerá-los, e uma demonstração de como esses materiais são desenvolvidos no decorrer da dramaturgia, de modo a sublinhar, sugerir ou evidenciar a proposta estética original. O trabalho conclui com a proposição de caminhos para a continuidade da composição, de acordo com o planejamento inicial da peça e suas propostas.pt
dc.description.abstractThis work describes and analyses the process of composition of the first act of the opera “The 120 Days of Sodom”, of my authorship, based on the homonym work by the Marquis of Sade, from the choice of the text and its adaptation to the libretto until a description of the techniques and compositional devices utilized and their relationship with the dramaturgy. In the first part, it presents its aesthetical proposition, which proposes the discussions around the philosophical and political aspects related to the composer’s intent regarding the adaptation of the text, as well as the manifestations of those aspects in the adaptation from literary to dramatic genre. In the second part, it presents the musical materials and the techniques utilized to generate them, and a demonstration of how those same materials are developed along with the drama in order to underline, suggest or highlight the original aesthetic proposal. The work concludes with the proposition of pathways to the continuity of the composition, according to the initial planning of the piece and its intents.en
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/214558
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectComposição (Música)pt
dc.subjectÓperapt
dc.subjectMúsica - Filosofia e estéticapt
dc.titleProcessos e desafios na composição de ópera inédita: "Os 120 Dias de Sodoma" : análise da proposta estética e das relações entre a música e a dramaturgiapt
dc.title.alternativeProcesses and challenges in the composition of a new opera: "The 120 Days of Sodom" : analysis of the aesthetical proposal and the relationships between music and dramaturgyen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulopt
unesp.undergraduateMúsica - iapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
santos_rv_tcc_ia.pdf
Tamanho:
282.33 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.43 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
santos_rv_tcc_ia_autorizacao.pdf
Tamanho:
171.62 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: