Publicação:
Desvelando uma Instituição de Educação Infantil: uma experiência de formação em serviço com profissionais da primeira infância

dc.contributor.advisorGuimarães, Célia Maria [UNESP]
dc.contributor.authorFernandes, Juliana Gonçalves Diniz [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:25:59Z
dc.date.available2014-06-11T19:25:59Z
dc.date.issued2008-06-23
dc.description.abstractO presente trabalho vinculado à linha de pesquisa ‘Práticas Educativas na Formação de Professores’, do Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP, apresenta a análise e a discussão de uma pesquisa-intervenção desenvolvida no decorrer do ano de 2006 em uma instituição pública de Educação Infantil no estado de São Paulo. No âmbito das redes municipais de educação infantil, evidenciam-se propostas de formação esporádicas, pontuais e emergenciais, não se assegurando as necessárias reflexões contínuas indispensáveis para um atendimento de qualidade para as crianças pequenas. Nesse sentido, o objetivo principal desta pesquisa foi propor, experenciar e analisar de forma participativa um processo de formação em serviço desenvolvido com três profissionais que atuam em um grupamento de maternal II - composto por crianças de 2 e 3 anos. Para isso, parti de uma concepção em que crianças e adultos são protagonistas de suas ações e reflexões e, por isso, faz-se essencial sempre contextualizá-los social, cultural e historicamente. A perspectiva se deu, então, em uma direção de análise e interpretação dos fenômenos relacionados a seu contexto, possibilitando, assim, a constituição de sujeitos reflexivos e críticos, conforme concepções de autores estudados. A partir da observação participante, das cartas onde as educadoras registraram suas percepções acerca do processo de formação vivenciado e das entrevistas coletivas, busquei entender quem são essas profissionais, quais são os seus desejos, quais as concepções que permeiam sua atuação pedagógica, que relações elas estabelecem em seu cotidiano, em que condições trabalham, pensando numa formação que possibilitasse a ressignificação dessas concepções. Com isso, enfatizei a importância da discussão acerca da compreensão que os profissionais que atuam com crianças...pt
dc.description.abstractThe following study concerning the Post graduation in Education Program of Presidente Prudente – SP FCT/UNESP in the field of Education Practices and Teacher Formation, presents the analysis and discussion of an interventional research developed during the year of 2006 in a public institution of Children Education of São Paulo State. Considering the child education municipal net, scatter, punctual and emergencial proposals of formation become evident, not guaranteeing the necessary continuous reflections, essential for a qualified service for toddlers. Thus, the main goal of this research was to propose, experience and analyze in a participant way an in-service formative process developed with three professionals who work in a kindergarten group composed by two and three year-olds. In order to do that, I started from a conception in which children and adults are the protagonist of their actions and reflections and consequently it becomes essential to always contextualize them socially, culturally and historically. This way, the perspective directed to the analysis and interpretation of the phenomena related to their context, making it possible to constitute reflexive and critical beings, according to the studied authors’ conceptions. Based in the participative observation, in the letters where the educators registered their perceptions about their formative process and in the collective interviews, I tried to understand who these professionals are, which are their wishes, which conceptions are beyond their pedagogical actions, which relations they establish in their day-by-day and in which conditions they work, thinking about a formation that would make true a new meaning of these conceptions. That is why I emphasized the importance of the debate about the comprehension which the professionals that work with toddlers have, considering... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.format.extent130 f.
dc.identifier.aleph000568508
dc.identifier.capes33004129044P6
dc.identifier.citationFERNANDES, Juliana Gonçalves Diniz. Desvelando uma Instituição de Educação Infantil: uma experiência de formação em serviço com profissionais da primeira infância. 2008. 130 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2008.
dc.identifier.filefernandes_jgd_me_prud.pdf
dc.identifier.lattes5013993328814888
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/92309
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectEducação infantilpt
dc.subjectChildren educationen
dc.titleDesvelando uma Instituição de Educação Infantil: uma experiência de formação em serviço com profissionais da primeira infânciapt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes5013993328814888[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.graduateProgramEducação - FCTpt
unesp.knowledgeAreaFormação inicial e continuada de professorespt

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