Presidente Prudente - FCT - Faculdade de Ciências e Tecnologia

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  • ItemDissertação de mestrado
    Evolução de processo erosivo na área urbana do município de Presidente Epitácio – SP
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-05-28) Souza, Marcos Vinicius de ; Piroli, Edson Luís ; Nunes, João Osvaldo Rodrigues ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O conceito de espaço geográfico é fundamental para compreensão do objeto de estudo da Geografia, pois a produção do espaço geográfico pela sociedade é marcada por um cenário de transformação e degradação do meio natural, pautando-se, neste processo de socialização, apenas na exploração econômica sem os devidos cuidados conservacionistas no uso da terra. Nesse sentido, torna-se necessário discutir as relações entre sociedade e natureza a fim de entender os fatores que levaram a atual perda de solos por erosão hídrica linear no recorte espacial de uma área localizada nas margens do reservatório da usina hidroelétrica da Auren Energia, no município de Presidente Epitácio-SP. Para isso, realizou-se um estudo das características físicas (geologia, geomorfologia, tipo de solos, cobertura vegetal, condições climáticas etc.), e dos processos históricos e sociais predominantes na paisagem da erosão estudada. Para sua efetivação realizou-se revisão bibliográfica, somada a trabalhos de campo e análises laboratoriais para caracterização dos elementos físicos e químicos do solo. Além disso, implementou-se o monitoramento do objeto de estudo (erosão) no espaço temporal de um ano, trabalhando em duas perspectivas, sendo a aérea, com o auxílio de um drone, e terrestre, utilizando um par de receptores GNSS. Com estes dados foram realizadas quantificações de perda de solo através de técnicas cartográficas aplicadas em softwares de SIG, bem como, foram elaborados produtos cartográficos que auxiliaram na identificação dos níveis de susceptibilidade ao processo erosivo do solo. Os resultados encontrados demonstraram que o solo da área estudada é um Latossolo Vermelho distrófico, com características morfológicas homogêneas entre os horizontes e cerosidade nula em todo o perfil, apresentando textura arenosa, enquadrando-se como “franco arenosa”, com alta densidade, permeabilidade rápida e de baixa fertilidade. Com relação à comparação das técnicas do monitoramento da evolução do processo erosivo por drone versus GNSS, identificou-se mais eficiente a técnica em perspectiva aérea com o uso do drone. Por fim, baseado nas bibliografias estudadas, nos dados de campo e de laboratório levantados, propuseram-se medidas de mitigação com o melhor enquadramento dentro das condições sociais e naturais dentro do recorte espacial estudado.
  • ItemDissertação de mestrado
    Desafios do ensino de história na contemporaneidade: a pedagogia histórico-crítica como caminho para valorização do conhecimento histórico
    (Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2024-09-17) Santos, Elisângela Pereira dos ; Viotto Filho, Irineu Aliprando Tuim ; Universidade Estadual Paulista (UNESP)
    O presente trabalho tem como premissa refletir sobre os desafios do ensino de história na conjuntura atual, marcada nos últimos anos pela onda de obscurantismo, presenteísmo, negacionismo e revisionismo, alimentada pelo bolsonarismo e propagada nas diversas mídias sociais no Brasil. Neste contexto é fundamental darmos especial atenção ao novo espaço de disputas pelo poder e a polarização política em nosso país, questões que são difundidas nos mais variados meios de comunicação e pautadas no fetiche da verdade absoluta, resgate de dogmas religiosos, negação da ciência e do conhecimento científico, e que estão presentes cada vez mais na sala de aula comprometendo o ensino de forma geral e o ensino de história especificamente. Diante do problema explicitado se faz necessário, ancorar o nosso estudo na Pedagogia Histórico-Crítica e problematizar a prática social, discutir as contradições e instrumentalizar procedimentos didáticos na educação escolar, através de objetivos factíveis que se desenvolvem em conhecimentos históricos fidedignos e metodologia adequada para que os alunos possam exercitarem–se na criticidade na objetividade e na totalidade, superando a onda ideológica Bolsonarista para compreenderem a realidade em suas múltiplas determinações.
  • ItemDissertação de mestrado
    Relações de recorrência e aplicações no ensino médio
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-26) Aragão, Izabella Dias Basso ; Meira, Suetônio de Almeida ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O estudo sobre sequências e, consequentemente, sobre recorrências, é muito importante para o desenvolvimento do raciocínio lógico e possui diversas aplicações interessantes, como a sequência de Fibonacci e em matemática financeira. Inicialmente, é feito um levantamento histórico sobre o tema, até os dias atuais. O presente trabalho busca fundamentar o estudo de recorrências com conceitos sobre sequências e seus limites. Em seguida é feito um estudo sobre progressões aritméticas e geométricas, tema muito importante no ensino médio, sendo tipos particulares de recorrências lineares de primeira ordem. O estudo é generalizado para o método de resolução dos diversos tipos de recorrências lineares de primeira ordem e de recorrências lineares de segunda ordem com coeficientes constantes, sendo uma delas a sequência de Fibonacci. Por fim, são apresentadas sequências didáticas que podem ser aplicadas em turmas do ensino médio sobre Fibonacci e sua representação geométrica e sobre a relação entre recorrências e matemática financeira, ambas com o uso do software GeoGebra, mostrando sua importância no ensino de matemática.
  • ItemDissertação de mestrado
    Preparação e caracterização de alvos e filmes finos de ZnO dopado com Al
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-29) Sales, Douglas Henrique ; Albas, Agda Eunice de Souza ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O ZnO é um material cerâmico com características de semicondutor, que vem sendo amplamente empregado em dispositivos óptico-eletrônico, devido às suas propriedades. Visando algumas aplicações, como, por exemplo, sensores de gases tóxicos, a estrutura do ZnO pode ser alterada, buscando uma maior eficiência, bem como, ampliar sua seletividade. Este trabalho propõe um estudo sobre filmes finos de ZnO e ZnO dopados com Al, depositados via magnetron sputtering, para aplicações em sensores de gases. Para isso, foram produzidos alvos cerâmicos de ZnO e ZnO dopado com 1, 2 e 3% em mol de Al, por reação de estado sólido. Os alvos foram compactados à 65MPa, sinterizados à 950C e caracterizados por DRX e densidade aparente. Os resultados mostraram os alvos com percentuais de dopante de 2 e 3% apresentam a precipitação de uma fase secundária de aluminato de zinco. Todos os alvos tiveram densidade acima de 74% da densidade teoria. Os filmes cerâmicos depositados, usando estes alvos, em tempos de 30, 60 e 120 min, foram caracterizados por DRX, perfilometria, MEV e AFM. Os resultados mostraram um crescimento preferencial no plano (002) da estrutura cristalina da fase Wurtzita (ZnO), porém, nenhum deles apresentou a fase secundária de aluminato de zinco, observada nos alvos. Os filmes mostraram um aumento na espessura de acordo com o tempo de deposição da mesma forma que o tamanho das partículas. Por outro lado, com o aumento do percentual de dopante na rede ZnO, o tamanho de partículas diminui, porém, a rugosidade dos filmes aumenta. Os resultados mostraram que todos os filmes são sensíveis ao gás, mesmo em concentrações pequenas (50 ppb). Porém, a dopagem com Al diminui a sensibilidade ao gás O3.
  • ItemDissertação de mestrado
    A dança circular como proposta nas aulas de educação física para melhora da convivência entre escolares: a dança do povo da escola no desenvolvimento da convivência pós-período de isolamento social
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-24) Souza, Ana Maria de ; Silva, Camila Buonani da ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A dissertação propõe a Dança Circular como solução para os conflitos nas aulas de Educação Física pertinentes às relações emocionais e às sociais dos estudantes. O objetivo do estudo foi apresentar a Dança Circular para os anos iniciais do Ensino Fundamental (quintos anos) com o propósito de estimular a afetividade, a cooperação, o compartilhamento, a alegria, objetivando melhorar o convívio social entre os estudantes e os professores no ambiente escolar. A pesquisa utilizou a abordagem mista, de caráter pragmático triangular concomitante, do tipo descritiva e participativa, mediante o uso de instrumentos, como questionário de autoestima com perguntas fechadas e observação participante, diário de campo, baralho das emoções, registros audiovisuais e fotográficos. Todos os cuidados éticos foram tomados e, nesse sentido, a pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisas. Os participantes foram alunos matriculados nos 5º anos, com idade de 10 anos e matriculados em uma escola do município de Hortolândia, interior do Estado de São Paulo. Os resultados quantitativos apresentaram diferença significativa somente em dois momentos, na experimentação da Dança Circular 1 e na Dança Circular 2, porém é notável o aumento da autoestima dos estudantes no decorrer das aulas. Nos resultados qualitativos, os relatos do diário de campo apontaram uma melhora após experimentação em três aulas de Dança Circular, considerando o grupo todo e separado por sexo, indicando que nos meninos houve melhora da autoestima em todas as aulas de Dança Circular. Das oito aulas vivenciadas, as emoções positivas dos alunos foram atingidas em cinco aulas (Dança Circular 1, Pique-esconde, Tabuleiro, Dança Circular 2 e Dança Circular 4), isto quer dizer que, das emoções positivas relatadas pelos alunos, em cinco aulas elas se mantiveram positivas, e em três aulas as emoções não se mantiveram positivas após as aulas. Conclui-se que a vivência das Danças Circulares proporcionou aos estudantes o aumento na responsabilidade, na cooperação e no compartilhamento, consequentemente melhorando o convívio social entre os estudantes e os professores.
  • ItemDissertação de mestrado
    Ações e reflexões sobre a convivência escolar: uma introdução ao enfrentamento do conflito e indisciplina em aulas de educação física escolar
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-11-30) Fermino, Pamela Helena Diniz ; Romero, Luiz Rogério ; Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente
    This study intends to reflect on the coexistence in physical education classes and the difficulties of coping with conflicts and indisciplines. Based on a literature review, it is possible to observe the current state of research and publications on this topic. We subsequently present a documentary analysis of the subjects coexistence, conflict and indiscipline, referring to public publications in the national sphere and also of the documents that guide it as schools in the state of São Paulo, as it is understood that it is necessary to know the functioning of the regulatory devices for better manage conflict situations at school. As a final product, a mini video course and a booklet were created, forming an educational production in order to disseminate the information raised in a more didactic way and thus share knowledge with the academic community in the area of school physical education and with physical education teachers. The results obtained up to now allow the realization of this content, however the magnitude of the subject is known and developments on this theme are still paid for.
  • ItemDissertação de mestrado
    Desenhando sequências numéricas: encontro entre a matemática e a arte
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-26) Neves, Ana Laura da Silva ; Nogueira, José Roberto ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) deixa estabelecido competências e habilidades a serem desenvolvidas durante cada etapa da educação básica e neste trabalho destacaremos as habilidades que envolvem as sequências numéricas. Além de nortear os currículos do Brasil com o que deve ser aprendido em cada ano escolar em cada disciplina, também está previsto na BNCC o trabalho interdisciplinar, que consiste em duas ou mais disciplinas de mesma natureza ou naturezas diferentes trabalhando em conjunto para o desenvolvimento do conhecimento, assim o aluno estabelece conexões de temas em conceitos de diferentes disciplinas. A interdisciplinaridade é a base deste trabalho. Aqui serão estudadas as teorias sobre as sequências numéricas e serão apresentadas propostas de aulas pautadas na interdisciplinaridade. Conectaremos a Matemática com a Arte com o intuito de melhorar a compreensão e a construção do conhecimento dos alunos sobre sequências, além de ser uma alternativa de aula mais atrativa do que uma aula expositiva tradicional. Pensando nisso, trouxemos a sugestão de construir mosaicos como forma de representar uma sequência numérica. As propostas de aula visam contemplar os anos e séries das habilidades previstas, mas não impede que sejam trabalhadas em outros anos e séries desde que o aluno já tenha o conhecimento prévio necessário em cada caso.
  • ItemDissertação de mestrado
    A percepção dos professores dos anos finais do ensino fundamental sobre o ensino de matemática voltado para construção de sentido
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-20) Almeida, Leonardo Almerindo Novaes de ; Ortega, Eliane Maria Vani ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente trabalho foi desenvolvido no programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Unesp, campus de Presidente Prudente, na linha de pesquisa Processos Formativos, Ensino e Aprendizagem. No campo da Educação Matemática há estudos sobre a importância da construção de sentido pelos estudantes durante o processo de ensino e aprendizagem dos conceitos matemáticos nas escolas. Contudo, neste trabalho, questionamos as possíveis razões de, mesmo considerando resultados de estudos no campo acadêmico que defendem a importância de atribuição de sentido pelos estudantes no processo de ensino e aprendizagem dos conceitos matemáticos, ao que parece, ainda permanece como um grande desafio superar a prática fundamentada em procedimentos repetitivos e mecânicos nas aulas de Matemática. Assim, o objetivo do presente trabalho foi analisar as percepções dos professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental sobre a abordagem dos conceitos matemáticos voltada para a construção de sentido e relacionar com estudos produzidos academicamente sobre a temática. A pesquisa é de caráter qualitativo, analítico-descritivo, envolvendo a utilização de entrevistas com professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental. A partir do levantamento bibliográfico, identificamos que as pesquisas produzidas sobre a temática tendem a considerar a influência de abordagens metodológicas como essencial para a construção de sentido nos estudantes. A partir do referencial teórico utilizado, destacamos a polissemia do termo “sentido” e aspectos importantes que precisam estar presentes na construção de sentido de um determinado conceito matemático: a linguagem, a contextualização, não apenas relativa aos possíveis usos no cotidiano, mas também na própria ciência e importância de se considerar a subjetividade do estudante. Ainda, adotamos a definição de sentido como uma relação de comunicação e assimilação efetiva sobre determinado objeto. Em relação às entrevistas realizadas, identificamos que os professores seguem a tendência do levantamento de estudos realizado, considerando as abordagens metodológicas como solução para a construção de sentido dos conceitos matemáticos. Contudo, ainda que tais abordagens sejam relevantes, existem outros fatores envolvidos no processo de construção de sentido que também são essenciais para que o aluno possa compreender efetivamente, como a linguagem, o querer ou não querer do aluno, o momento de aprendizagem e individualidade dele. Os docentes tentam aproximar os conceitos dos estudantes referindo-se ao cotidiano a fim de estimular o estudo e o interesse deles pela aprendizagem, fundamentando a construção de sentido a partir da aplicabilidade no dia a dia. Destacam o desinteresse, a falta de perspectiva do estudante em relação ao futuro e a formação do professor como dificultadores para se construir sentido durante a relação de ensino-aprendizagem e apontam a contextualização e escolha adequada de abordagens metodológicas como possibilidades para se construir sentido.
  • ItemDissertação de mestrado
    Indústria 4.0 e desenvolvimento regional: análise de patentes no município de Campinas/SP
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-09) Nardez, Eduardo ; Sposito, Eliseu Savério ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O trabalho tem como objetivo levantar indicadores de propriedade intelectual, incluindo patentes de invenção, para auxiliar na compreensão do desenvolvimento da indústria 4.0 em Campinas/SP, identificando as políticas públicas que influenciam no desenvolvimento regional, abordando a infraestrutura disponível no município, como entrevistas com atores das instituições de ciência e tecnologia (CT&I) que estão acompanhando as tendências mundiais na construção de um ambiente favorável à Indústria 4.0. O procedimento metodológico consistiu na utilização da base de dados do INPI, juntamente com a dissertação de Santos (2023), o relatório Patents and the Fourth Industrial Revolution e entrevistas com as instituições científicas e tecnológicas de Campinas. Por fim, foram realizadas a organização, interpretação, avaliação e representação cartográfica de dados e indicadores concernentes às etapas e objetivos enunciados. Como contribuição, temos: o enfoque nos indicadores de propriedade intelectual, como patentes de invenção, demonstrando que, apesar de existirem outros métodos para registrar o potencial da indústria 4.0 no Brasil, a geração de patentes pode ser uma das formas de produzir informações sobre esse potencial. A patente é um instrumento que aplica a incorporação de P&D e força de trabalho qualificada em áreas de ciência e tecnologia. Os resultados mostram que, apesar de Campinas ser um importante polo tecnológico com indústrias de alta tecnologia, é a presença forte das instituições públicas de pesquisa que mostra a força para o desenvolvimento de patentes na indústria 4.0. Considera-se que a indústria 4.0 tem suas implicações espaciais no desenvolvimento desigual que pode surgir desses avanços, enfatizando a necessidade de políticas que apoiem o progresso tecnológico e social.
  • ItemDissertação de mestrado
    Análise de estabilidade de escoamento em tubo do fluido Oldroyd-B
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-30) Silva, Renan Manuel Pighini da ; Brandi, Analice Costacurta ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Na Dinâmica dos Fluidos, muitos escoamentos importantes envolvem fluidos viscoelásticos, e determinar se esses escoamentos acontecem em regime laminar ou turbulento é essencial. A interação entre forças inerciais e elásticas exerce uma influência significativa na hidrodinâmica desses fluidos, mas o efeito da elasticidade sobre a estabilidade dos escoamentos ainda não foi completamente resolvida. O presente trabalho investiga instabilidades que se propagam como ondas de Tollmien-Schlichting para o escoamento axissimétrico de Hagen-Poiseuille, incompressível, utilizando o fluido viscoelástico modelado por Oldroyd-B. A análise da estabilidade desses escoamentos viscoelásticos é realizada em resposta a perturbações não estacionárias, utilizando a técnica da Teoria de Estabilidade Linear. Diversas simulações numéricas foram realizadas variando os parâmetros adimensionais do escoamento no tubo para o fluido modelado por Oldroyd-B, com o intuito de avaliar as curvas neutras e as taxas de amplificação.
  • ItemDissertação de mestrado
    Existência de soluções normalizadas para a equação de Schrödinger não linear
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-13) Salazar, Raul Moises Villalba ; Pimenta, Marcos Tadeu de Oliveira
    Neste trabalho estudamos resultados de existência de solução para uma equação de Schrödinger não linear, com não-linearidade dada pela soma de potências e com uma massa pré-determinada nos dados do problema. Estudaremos os casos L^2−subcrítico, L^2−crítico e L^2−supercrítico. Em cada um deles, como veremos, o funcional energia apresenta diferentes geometrias, o que exige a utilização de técnicas diversas.
  • ItemDissertação de mestrado
    A participação dos grupos econômicos MRV e Rodobens nas dinâmicas imobiliárias de cidades médias paulistas: uma análise a partir das cidades de Presidente Prudente e Ribeirão Preto
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-23) Corrêa, Bruna Ribeiro ; Melazzo, Everaldo Santos ; Britto, Natália Daniela Soares de Sá ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O objetivo principal desta dissertação é compreender as atuações dos grupos MRV e Rodobens na dinâmica imobiliária de duas cidades médias paulistas. O recorte empírico escolhido é o de duas cidades médias que apresentam empreendimentos da MRV e Rodobens: Presidente Prudente e Ribeirão Preto, localizadas em situações geográficas estratégicas do estado paulista e, por isso, componentes de redes urbanas de ordens distintas. Apesar de exercerem papéis diferentes na rede urbana, é importante investigar como o espaço intraurbano de cada uma delas é produzido, principalmente, no que se refere às particularidades dos agentes imobiliários e, sobretudo, o modo de atuação dos grupos MRV e Rodobens. A dissertação encontra justificativa ao serem considerados os novos mecanismos da dinâmica imobiliária de duas cidades médias ao analisar as atuações de dois expressivos grupos econômicos em suas semelhanças e diferenças com as dinâmicas gerais de construção/incorporação imobiliária. Metodologicamente, a pesquisa se apoiará em quatro eixos: a) levantamento bibliográfico, b) levantamento de dados secundários, c) trabalhos de campo, d) levantamento documental, além da análise e sistematização dos resultados obtidos. Identificamos que as ações do grupo MRV e Rodobens (a partir da empresa RNI) em Presidente Prudente e Ribeirão Preto não definem em última instância a dinâmica imobiliária dessas cidades, mas contribuem para as lógicas e estruturas já estabelecidas. As decisões dos grupos econômicos são moldadas com base em seus contextos econômicos e financeiros e a implementação dos empreendimentos depende de fatores específicos de cada cidade. Isso destaca a complexidade e a importância de uma abordagem multiescalar na análise das operações de grandes grupos econômicos no setor imobiliário brasileiro.
  • ItemDissertação de mestrado
    Experiência e práxis no PIBID: uma proposta de formação inicial docente a partir de jogos digitais
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-19) Cavalcanti, Silvia Diener ; Schlünzen Junior, Klaus ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este estudo versa sobre a formação inicial de futuros professores, participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), licenciandos em Geografia na perspectiva da educação inclusiva, das tecnologias digitais da informação e da comunicação (TDIC) e dos jogos digitais educativos como ferramentas educacionais. A pesquisa é qualitativa e inclui uma revisão de literatura abrangente sobre a formação inicial de professores de Geografia, educação inclusiva, o PIBID, formação de professores e currículo, o PIBID e o estágio supervisionado, além de TDIC e jogos educacionais. O percurso metodológico adotado envolveu três estudos exploratórios, sendo dois bibliográficos e um documental, sobre os currículos do curso de licenciatura em Geografia de nove universidades públicas federais e um instituto federal, este último sendo a instituição de ensino superior dos licenciandos envolvidos no estudo. A coleta e análise de dados foram realizadas a partir de questionários e relatos de experiências dos participantes, visando aprimorar as práticas docentes para a inclusão. O objetivo principal deste estudo foi apresentar contribuições para a formação inicial de futuros professores em educação inclusiva. Os principais achados revelam uma lacuna significativa na efetiva implementação da educação inclusiva nos cursos de Licenciatura em Geografia e reforçam a importância de programas de iniciação à docência, como o PIBID, para o aprimoramento e valorização da prática pedagógica voltada para a inclusão escolar, bem como a compreensão das TDIC e do jogo digital como potenciais recursos pedagógicos. Este estudo propõe a continuidade do debate sobre essa temática e sugere, como contribuição tangível, o design de conceito de um jogo digital de Geografia, a ser utilizado por graduandos durante sua participação no PIBID e executado por estudantes com dificuldade moderada na linguagem escrita. Por fim, a pesquisa propõe uma reavaliação dos currículos dos cursos de licenciatura com relação ao tema da inclusão, a fim de que as instituições de ensino superior possam não apenas formar excelentes pesquisadores no campo da Ciência Geográfica, mas também professores qualificados para lidar com os diversos desafios relacionados à inclusão escolar impostos pelo exercício do magistério.
  • ItemDissertação de mestrado
    Abordagem multimétodo em apatita na Bacia do Rio do Peixe, nordeste de São Paulo: considerações sobre os processos de metamorfismo, exumação e erosão na Faixa Brasília Meridional
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-20) Bilhar, Jaqueline Dickel ; Tello Sáenz, Carlos Alberto ; Vignol-Lelarge, Maria Lidia Medeiros ; Soares, Cleber José
    A aplicação da geo-termocronologia em sedimentos de rios atuais (SRA), combinada com a análise geoquímica de elementos traço, incluindo elementos terras raras (ETR), pode fornecer importantes informações sobre a proveniência, fertilidade e exumação das fontes de sedimentos. Com aproximadamente 50 km de extensão, o Rio do Peixe (RP), localizado na região nordeste do estado de São Paulo, percorre uma região caracterizada por encostas íngremes, fortemente influenciadas por controles estruturais. O RP atravessa uma variedade de litologias, compostas principalmente por fragmentos e rochas gnáissicas e graníticas, formadas desde o Arqueano até o Neoproterozoico e situadas na porção meridional da Faixa Brasília. Durante o trabalho de campo, foram coletadas amostras tanto do embasamento rochoso quanto de sedimentos do Rio do Peixe (SRP), com o objetivo de obter informações sobre episódios de cristalização/metamorfismo, fertilidade e exumação das fontes de sedimentos aluviais. Para isso, buscou-se aplicar a análise multimétodo na mesma ablação do grão de apatita, usando espectrometria de massa com plasma indutivamente acoplado por ablação à laser (LA-ICP-MS). Essa abordagem permitiu aprimorar os métodos de dupla datação U-Pb e Traço de fissão (TF) e integrar a análise geoquímica de elementos traço. Os dados U-Pb na apatita para todos os grãos revelaram uma idade central de 587,5 ± 3,5 Ma, relacionada com o Ciclo Orogênico Brasiliano/Panafricano. A idade central TF de 157,4 ± 8,3 Ma para todos os grãos sugere um resfriamento da região anterior ao rifteamento do paleocontinente Gondwana. Por meio da modelagem térmica, a amostra do embasamento (RPE-2) indicou um episódio de reaquecimento entre 200 Ma e 120 Ma, associado com eventos compressivos na borda ocidental do paleocontinente Gondwana e posteriormente com a abertura do oceano Atlântico. Já as idades TF em SRP indicaram uma tendência para idades mais antigas (cerca de 180 Ma) na porção intermediária da bacia hidrográfica, sugerindo processo de inversão do relevo. A quantidade de apatitas encontradas no sedimento diminuiu ao longo do curso do rio, com predominância das apatitas ígneas máficas (IM), seguidas pelas apatitas de baixo e médio grau metamórfico (BM), apatitas de alto grau metamórfico (AM) e apatitas ultramáficas (UM). As apatitas IM e BM apresentaram idades similares em torno de 585-594 Ma para U-Pb e 157-167 Ma para TF. Já as apatitas UM registram as idades centrais mais antigas (668 ± 56 Ma para U-Pb e TF de 221 ± 104 Ma), enquanto as apatitas do tipo AM possuem as idades U-Pb e TF mais novas e restritas (580 ± 12 Ma e 128 ± 26 Ma, respectivamente).
  • ItemDissertação de mestrado
    Proposições de restauração ecológica em área de preservação permanente na área de proteção ambiental do Córrego Timburi, município de Presidente Prudente/ SP
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-28) Gonçalves, Thais Helena ; Araújo, Renata Ribeiro de ; Faculdade de Ciências e Tecnologia- Câmpus de Presidente Prudente
    A presente pesquisa em nível de Mestrado teve por objetivo realizar o diagnóstico ambiental de uma Área de Preservação Permanente (APP) em uma propriedade rural localizada na Área de Proteção Ambiental (APA) do Timburi, no município de Presidente Prudente, estado de São Paulo, para a investigação da existência de áreas com conflito de uso. Em sequência, propor a restauração ecológica das áreas degradadas com aplicação de uma técnica adequada. O estudo inclui a discussão acerca da legislação ambiental brasileira e o avanço nos últimos anos no que diz respeito às áreas de APP e APA e sobre planejamento e desenvolvimento sustentável de bacias hidrográficas. Para isto, foi realizada pesquisa bibliográfica e documental sobre o contexto socioeconômico da área de estudo, buscando qual a relação desses processos e fatores com a degradação ambiental e transformação da paisagem. Essa fundamentação teórico metodológica, abordou sobre conceitos importantes, como fatores de perturbação, planejamento e gestão de bacias hidrográficas e políticas públicas ambientais. Como metodologia, foram realizados trabalhos de campo e de gabinete, visando o entendimento do meio físico da APA do Timburi e o diagnóstico ambiental da Área de Preservação Permanente, identificando quanto à ocorrência da vegetação (nativa ou exótica) e capacidade de regeneração natural. A caracterização da área de estudo foi realizada a partir do uso de imagens de satélites as imagens de radar da Missão Topográfica Radar Shuttle (SRTM/NASA,2000) e as imagens de satélite da série LANDSAT versão 8, utilizando o software de geoprocessamento ArcGIS 10.3. Utilizou-se da Resolução do estado de São Paulo SMA nº 32, de 03 de abril de 2014 para a investigação da saúde ambiental da APP e para o cálculo dos indicadores ecológicos foram utilizadas as metodologias estabelecidas na portaria do estado de São Paulo CBRN nº 01/2015. Os resultados demonstraram que a APP possui conflito de uso, sendo a presença de gado um importante fator perturbador. Demonstraram ainda que, o escoamento superficial, por falta de práticas de conservação do solo, provoca acentuação dos processos erosivos, fragilizando a saúde ambiental da APP. Portanto, concluiu-se que a APP se apresenta degradada, sendo indicado o isolamento da área e a proposição de plantio de mudas de espécies arbóreas nativas, seguido de monitoramento com o objetivo de avaliação da necessidade de ações futuras. Destaca-se ainda, a indicação de práticas conservacionistas nas áreas a montante da APP para o alcance do disciplinamento correto do escoamento superficial.
  • ItemDissertação de mestrado
    Modelos de membrana biológica para estudos de interação molecular e detecção de azul de metileno
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 0024-08-07) Katata, Victoria Midori ; Constantino, Priscila Aléssio
    Sensores eletroquímicos são essenciais para diversas áreas, contribuindo para a detecção e monitoramento de diversas moléculas e compostos, incluindo aqueles que podem ser danosos à saúde humana e ao ambiente. Esses sensores são geralmente de baixo custo, rápida detecção e possuem alta especificidade e sensibilidade. Um dos métodos de fabricar os sensores eletroquímicos é a impressão molecular, que produz impressões moleculares, ou seja, cavidades do composto a ser detectado. A tecnologia mais conhecida e reportada é baseada em um polímero, o Polímero Molecularmente Impresso (MIP). No entanto, a fabricação de MIPs pode envolver processos complexos e o uso de materiais potencialmente tóxicos, além de apresentar limitações na uniformidade dos sítios de reconhecimento molecular e na biocompatibilidade dos materiais. Uma alternativa promissora aos MIPs são as Membranas de Impressões Moleculares (MIM), que seguem os princípios dos MIPs, porém utilizando diferentes materiais para a obtenção delas, como por exemplo membranas fosfolipídicas que podem oferecer maior controle na nanoestruturação das cavidades, maior biocompatibilidade e um processo de fabricação menos tóxico e complexo. Sendo assim o objetivo deste trabalho é investigar a interação entre o azul de metileno (AM) e o fosfolipídio 1,2-dipalmitoil-sn-3-glicero-fosfatidilcolina (DPPC) e o cloridrato de poli alilamina (PAH) para formação de filmes de Langmuir, e posteriormente, produzir um filme Langmuir- Schaefer (LS) sobre substrato de óxido de estanho dopado com índio (ITO), e fabricar um sensor utilizando a MIM para a detecção do AM. As isotermas π-A demonstraram uma interação entre o AM, PAH e o DPPC, devido ao fosfolipídio ser zwiteriônico e o AM e o PAH serem catiônicos fazendo com que o AM não fosse expulso da interface ar-água e possibilitando a fabricação dos filmes LS contendo AM, PAH e DPPC. Eletrodos ITO/DPPC+PAH+AM foram fabricados com 3 camadas de filme. Os espectros de UV-Vis e Raman demonstraram a presença do AM no filme após a deposição e a remoção dele, produzindo o eletrodo ITO/MIM, após serem ciclados utilizando voltametria cíclica. A análise eletroquímica em eletrólito inerte confirmou a presença de AM no filme ITO/DPPC+PAH+AM pela presença do par redox do AM. Após a remoção eletroquímica do MB do filme, tais picos ficaram ausentes para o ITO/MIM. O teste de deteção em solução de AM demonstrou a detecção do corante, e o limite de detecção foi de 3,4 x10-7 mol/L. O teste de seletividade realizado com a quercetina demonstrou que o ITO/MIM é seletivo, não apresentando resposta para o flavonoide. As imagens de AFM demonstraram uma rugosidade maior para o DPPC+PAH+AM do que para a MIM, condizendo com o esperado. Conclui-se que o sensor fabricado é seletivo e sensível, proporcionando detecção do AM em baixas concentrações, além de se utilizar de uma metodologia menos complexa e menos tóxica que os MIP. Destaca-se que esta metodologia pode ser otimizada para produzir MIMs visando a detecção de outras moléculas alvo, alterando o fosfolipídio utilizado.
  • ItemDissertação de mestrado
    A fragmentação socioespacial nas periferias da metrópole de São Paulo: um estudo sobre o cotidiano nas experiências urbanas e mobilidade urbana em São Mateus e Cidade Tiradentes
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-05-27) Santos, Karina Malachias Domingos dos ; Whitacker, Arthur Magon
    O tema central desta pesquisa foi a análise da fragmentação socioespacial, um processo polissêmico, que foi cotejado à bibliografia específica e sua ocorrência foi tomada como hipótese e investigada na leitura que realizamos desde as periféricas metropolitanas. A partir da leitura sobre as periféricas metropolitanas, especificamente na cidade de São Paulo – SP, fizemos a análise de uma área de estudo correspondente aos distritos de São Mateus e Cidade Tiradentes, localizados na Zona Leste da Capital Paulista, tomando como eixo condutor de investigação: a) a avaliação da diferenciação socioespacial; b) das desigualdades sociais; c) em conjunto com a mobilidade urbana. Isso se fez desde o estudo de sujeitos sociais pré-determinados, considerando suas experiências urbanas. Tal quadro metodológico nos levou a avaliar que os processos acima enumerados, combinados e lidos pelas experiências dos sujeitos, notadamente, a mobilidade urbana, permitiram-nos contribuir para a identificação da ocorrência da fragmentação socioespacial.
  • ItemDissertação de mestrado
    Concreto sustentável com incorporação de resíduo de construção civil, vidro, raspa de couro e cinza de couro
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-04-19) Quatroque, Vitor Hugo Santana da Silva ; Job, Aldo Eloizo ; Simões, Rebeca Delatore
    A indústria brasileira de construção civil, assim como muitos outros setores industriais, enfrenta dificuldades na utilização efetiva de recursos naturais e na redução de resíduos. A produção de concreto consome uma quantidade significativa de recursos. Sendo as emissões de dióxido de carbono (CO₂) grandemente influenciadas pela fabricação dos componentes do concreto. Este estudo propõe a utilização de resíduos de vidro, de construção civil e de raspas de couro como substitutos do agregado miúdo, e cinzas de couro como substituto do cimento Portland, visando mitigar os aspectos negativos do concreto e dos resíduos no meio ambiente. Os resíduos foram escolhidos devido à sua abundante disponibilidade e ao seu descarte incorreto nas cidades brasileiras. Quatro traços iniciais foram propostos em substituição ao agregado miúdo: T1 - 50% resíduo de vidro, T2 - 50% resíduo de construção, T3 e T4 - 3 e 4% resíduo de raspas de couro respectivamente. Além de uma composição com 5% de cinzas de couro adicionadas ao cimento, T5. Os resultados revelaram que o resíduo de couro reduziu significativamente a trabalhabilidade da massa fresca. A resistência à compressão mecânica aos 28 dias para T1, T3 e T4 foram 56,3, 93,3 e 89,9% respectivamente, abaixo do requisito mínimo de 20 MPa exigidos pela NBR 8.953/2015. T2 alcançou 25,83 MPa e T5 atingiu resistência 2,6% acima do traço Controle, 32,51 MPa. T5 foi testado mecanicamente aos 60 dias de cura, e sua resistência alcançou 32,78 MPa. Na segunda fase da pesquisa, foram propostas três combinações de materiais de resíduos: M1 - 50% vidro/50% resíduo de construção; M2 - 50% vidro/50% resíduo de construção / 5% cinzas de couro e M3 - 50% resíduo de construção / 5% cinzas de couro. M1, M2 e M3 alcançaram resistências à compressão mecânica aos 28 dias de cura de 24,93; 31,12 e 28,45 MPa, respectivamente. Entretanto, somente M3 manteve a resistência constante ao longo de 60 dias de idade. Durante o teste de resistência à tração por flexão, M1 e M3 exibiram perfis de ruptura incomuns, enquanto M2 demonstrou um perfil próximo do esperado. Os traços que não mantiveram a resistência requerida aos 60 dias apresentaram poros (vazios) na Microscopia Eletrônica de Varredura e na Microscopia Óptica, enquanto M2 exibiu uma microestrutura sólida. A presença de poros na estrutura interna de M1 e M3 pode ser a razão do aumento da absorção de água durante o ensaio de absorção de água por capilaridade, alcançando 8% e 37% respectivamente, acima do Controle. Em conclusão, T5 e M2 possuem características condizentes com o uso estrutural, pois atendem às especificações delineadas na NBR 8.953 e não houve queda de resistência aos 60 dias. A incorporação de resíduo de vidro, resíduo de construção civil e cinzas de couro na fabricação de concreto representa uma abordagem viável para reduzir o consumo de recursos da construção civil, bem como diminuir os resíduos despejados em lixões.
  • ItemDissertação de mestrado
    Conectividade hidrodinâmica da Bacia Hidrográfica Ribeirão Lajeado - UGRHI 19, Baixo Tietê, de 2001-2021
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-16) Umbelino, Beatriz Alves ; Rocha, Paulo Cesar
    Este trabalho teve como objetivo avaliar como o meio físico e o uso e cobertura da terra podem interferir nas variáveis limnológicas e nos parâmetros ambientais da água na bacia hidrográfica Ribeirão Lajeado, a partir de análise temporal e espacial. A área de estudos refere-se à Bacia Hidrográfica Ribeirão Lajeado, manancial de água do município de Penápolis, pertencente à Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos (UGRHI) 19, Baixo Tietê, localizada na região do Noroeste Paulista (Brasil). A pesquisa foi conduzida por meio da análise do meio físico e do uso e cobertura da terra (2001, 2006, 2011, 2016, 2021) na bacia hidrográfica, a partir da utilização integrada de sistema de informação geográfica para identificação das feições, assim como por meio da análise da água no canal fluvial principal, através da tomada de dados limnológicos medidos pela CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) no canal do Ribeirão Lajeado e disponíveis no sistema INFOÁGUA (CETESB), utilizando-se as 60 medidas relativas ao intervalo de tempo entre 2001 e 2021 dos dados de temperatura da água, oxigênio dissolvido, demanda bioquímica de oxigênio, potencial hidrogeniônico, turbidez, sólidos suspensos totais, fósforo total, nitrogênio total e coliformes termotolerantes. A integração dos dados da bacia hidrográfica e do canal fluvial foi realizada por meio de análise estatística multivariada, a fim de correlacionar as variáveis coletadas e de interpretação por meio da análise de conectividade. Ao longo dos 20 anos analisados, constatou-se a mudança significativa no uso e cobertura da terra, da pastagem para o cultivo temporário. Além disso, observou-se a sua relação com variáveis limnológicas que representam a alteração da qualidade ambiental (pH, OD, DBO (5,20), turbidez, nitrogênio, SST com a chuva diária e a cultura temporária, uso florestal e de pastagem na bacia hidrográfica), sendo conectadas pelo alto escoamento superficial assistido principalmente à montante da Bacia Hidrográfica e intensificado com os anos.
  • ItemDissertação de mestrado
    Agricultura urbana agroecológica na cidade de São Paulo: o caso das mulheres do Grupo de Agricultura Urbana (GAU)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-04-23) Miranda, Lucas Araújo ; Hespanhol, Rosangela Aparecida de Medeiros
    A presente pesquisa aborda a trajetória realizada pela organização coletiva das Mulheres do GAU, utilizando a agroecologia como princípio agrícola, a ecogastronomia como princípio culinário e a economia solidária como princípio do trabalho coletivo. A pesquisa proposta pretendeu responder às seguintes questões: o que motivou o cultivo da horta urbana? Por que escolheram a agroecologia como prática de cultivo? Como eram as condições de vida no local em que moravam na região Nordeste? Como e por que se formou o Grupo de Agricultura Urbana? A partir dessas indagações, se delimitou o objetivo geral da pesquisa que pretendeu analisar e compreender a trajetória da organização coletiva das Mulheres do GAU, localizadas no distrito de São Miguel Paulista, no município de São Paulo (SP), visando apreender, com base na horta cultivada, sua importância em termos da produção agroecológica, a busca pela alimentação saudável, conservação da natureza e geração de renda. A abordagem da pesquisa foi qualitativa. Os procedimentos metodológicos envolveram levantamento bibliográfico acerca da agricultura urbana, agroecologia, ecogastronomia, economia solidária, espaço geográfico, gênero, migração e território. Houve, também, levantamento estatístico sobre a agropecuária, economia e população do recorte territorial da pesquisa, ou seja, o município de São Paulo. Posteriormente, foi elaborado o roteiro de entrevista e os trabalhos de campo. Os resultados demonstram que as experiências vividas na região Nordeste, a necessidade de melhorar as condições econômicas, de ocupação e alimentação, além da violência de gênero foram determinantes para a formação das Mulheres do GAU e seus cultivos agrícolas