Presidente Prudente - FCT - Faculdade de Ciências e Tecnologia

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  • ItemDissertação de mestrado
    Ocorrência de nitrato em poços artesianos de assentamentos rurais no município de Mirante do Paranapanema, Estado de São Paulo - Brasil
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-09) Oliveira, Robson Ivani ; Guimarães, Raul Borges ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Pontal do Paranapanema (UGRHI-22) passou por grandes mudanças no uso e cobertura do solo após a implantação de assentamentos rurais a partir de 1995, especialmente no município de Mirante do Paranapanema, objeto deste estudo. Nesse município, foram assentadas 1.631 famílias em lotes rurais, abrangendo aproximadamente 40 mil hectares. Os impactos mais relevantes foram observados na população, na renda, no trabalho e na produção agropecuária. Destaca-se a distribuição da população entre áreas urbanas (58,88%) e rurais (41,12%) e a renda média per capita diária das famílias assentadas, que é cinco vezes superior ao limite de US$ 1,90 considerado pela ONU como linha de extrema pobreza. Além dos assentamentos, destaca-se a instalação e operação da usina Conquista do Pontal, em 2009, que contribuiu para o aumento da área plantada com cana-de-açúcar, matéria-prima para a produção de álcool e açúcar. Somente em Mirante do Paranapanema, a colheita de cana passou de 53.461 toneladas em 2006 para 1.508.511 toneladas em 2017, ocupando uma área de 21.382 hectares. No processo produtivo, para cada litro de etanol produzido, são gerados, em média, 13 litros de vinhaça. Esse efluente é frequentemente reutilizado no solo como fertilizante em um processo chamado fertirrigação. Entretanto, a vinhaça contém altas concentrações de nitrato, que podem infiltrar no solo e alcançar o lençol freático. O íon nitrato (NO3-), quando presente em concentrações superiores ao limite de potabilidade de 10,0 mg (como N)/L, pode causar doenças como a metemoglobinemia, conhecida como "síndrome do bebê azul", em crianças, além de estar associado ao desenvolvimento de câncer linfático e gástrico em adultos. O nitrato pode ocorrer naturalmente em águas subterrâneas em concentrações inferiores a 0,7 mg/L, enquanto valores superiores indicam contaminação de origem antrópica. Diante disso, este trabalho teve como objetivo analisar a água de 15 poços artesianos utilizados para consumo humano em assentamentos rurais do município de Mirante do Paranapanema, determinando as concentrações de nitrato por meio de análises realizadas pelo Instituto Adolfo Lutz de Presidente Prudente. Os resultados indicaram que as menores concentrações de nitrato foram encontradas em poços localizados no centro dos assentamentos, enquanto as maiores concentrações foram observadas em poços próximos à usina Conquista do Pontal. Conclui-se que as terras no município estão em processo de contaminação por nitrato, o que exige monitoramento constante para controle e prevenção. Este cenário destaca a importância de ações imediatas para proteger a qualidade da água e, consequentemente, a saúde da população rural.
  • ItemDissertação de mestrado
    O ir e vir em cidades amazônicas: práticas cotidianas de mobilidade e fragmentação socioespacial
    (Universidade Estadual Paulista, 2024-07-09) Carrera, Rayan Valter Oliveira ; Catelan, Márcio José Veríssimo ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    As cidades de Castanhal e Marabá, situadas no estado do Pará, apesar de conformarem a rede urbana amazônida-paraense, apresentam lógicas socioespaciais distintas, reverberando a centro-periférica, para Castanhal, e a fragmentária, para o caso específico de Marabá. Em Castanhal, por sua vez, observa-se a emergência de uma reestruturação da cidade a partir da formação de novos núcleos embrionários, enquanto em Marabá consolida-se uma configuração marcadamente multi(poli)cêntrica. Com base nesses contextos, este estudo tem por objetivo geral analisar as dinâmicas correlata ao processo de fragmentação socioespacial e as práticas cotidianas de mobilidade nas cidades médias de Castanhal e Marabá, no estado do Pará, com foco nas lógicas socioespaciais predominantes e suas implicações para o direito à mobilidade e à cidade. A pesquisa adotou uma abordagem quali-quantitativa, combinando a análise das experiências individuais com a compreensão das estruturas e instituições como resultantes da ação social. Com base nisso, foram empregadas técnicas estatísticas para o tratamento de dados, bem como representações gráficas e cartográficas, com o objetivo de reforçar a interpretação dos resultados. Por sua vez, os resultados salientam que, na cidade de Castanhal, o processo de segregação socioespacial se intensifica, mantendo-se atrelado à lógica centro-periférica e correlacionado a emergência de novos núcleos secundários, sugerindo uma complexificação gradual do espaço urbano, com uma manifestação tímida, porém presente, de processos fragmentários. Em contraste, Marabá apresenta uma clara lógica fragmentária, resultado de seu desenvolvimento histórico e das políticas de expansão atrelada ao mercado imobiliário, reverberando numa distribuição assimétrica de poder e influência econômica entre seus núcleos urbanos e acentuando a segmentação social em âmbito residencial e de consumo. Em ambos os cenários, contudo, reverbera a busca por autonomia manifestada nas estratégias de mobilidade cotidiana dos citadinos menos favorecidos economicamente, revelando adaptações que, apesar de não se manifestarem como práticas subversivas, refletem a resiliência e a busca por superação das barreiras erigidas ante essas novas e cada vez mais complexas tramas urbanas.
  • ItemDissertação de mestrado
    Formação de professores: adaptação curricular da leitura e escrita para estudantes com deficiência intelectual
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-19) Onohara, Juliana Vasques ; Galhardo, Eduardo ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Consoante à perspectiva inclusiva e tendo como hipótese inicial a premissa de que os sistemas de ensino ainda apresentam severas dúvidas e inseguranças relacionadas à efetivação da adaptação curricular capaz de favorecer uma educação inclusiva de qualidade para estudantes com deficiência intelectual, esta pesquisa visa identificar e analisar informações, dados burocráticos e pedagógicos, de duas escolas públicas de um município do interior paulista, que permitam a constituição de um panorama fidedigno da realidade do processo educacional com foco no desenvolvimento da leitura e escrita nos primeiros anos do ensino fundamental, no que tange aos processos de inclusão e adaptação curricular do estudante com deficiência intelectual (EDI). O objetivo da pesquisa versou sobre compreender as questões que envolvem a adaptação curricular no contexto da inclusão escolar de EDI, considerando a importância da formação continuada de professores para promover a efetiva inclusão. Para que a caracterização e descrição dos dados coletados fosse de fato eficaz, a opção metodológica efetuada neste estudo incidiu na pesquisa qualitativa descritiva. A coleta de dados foi realizada por meio de revisão bibliográfica e documental, entrevistas e observação. A partir da análise dos dados foi possível compreender que às adaptações curriculares atuam como elemento fundamental do processo de ensino/aprendizagem da leitura e escrita e que, o investimento na formação continuada, reconduzindo as reflexões do professor sobre sua prática e o trabalho colaborativo com o professor do Atendimento Educacional Especializado são fundamentais para êxito do processo.
  • ItemDissertação de mestrado
    Otimização da detecção do fungicida carbendazim via espalhamento SERS: desempenho de equipamentos de bancada x portátil & substratos líquido e sólido
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-29) Oliveira, Tatiana Aparecida ; Constantino, Carlos José Leopoldo ; Ginbin, Grazielle Oliveira Setti ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Essa dissertação visa a detecção do corante cristal violeta (CV) e o fungicida carbendazim (MBC) via SERS a partir da comparação entre equipamentos Raman de bancada e portátil e substratos SERS líquido e sólido. Nanopartículas de prata reduzidas por hidroxilamina (AgNPs H) foram utilizadas como substrato líquido (SL). Foram estudados dois substratos sólidos, denominados aqui SS1 e SS2. O substrato SS1 foi fabricado a partir da imersão de papel de filtro em coloide de nanopartículas de prata reduzida por citrato (AgNPs C) e o substrato SS2 foi fabricado a partir da deposição de AgNPs sobre o papel Whatman utilizando a técnica evaporação por feixe de elétrons (e-beam). As medidas realizadas nos equipamentos Raman de bancada e portátil possibilitaram comparar e otimizar parâmetros de sensibilidade (limite de detecção (LOD) e fator de amplificação (EF)) e reprodutibilidade do sinal em diferentes concentrações de CV e MBC para os substratos SERS. Os resultados com o CV mostraram que o menor valor de LODbancada foi de 4,5×10-10 mol/L para o substrato SL, seguido dos valores 6,0×10-8 (substrato SS1) e 2,6×10-7 (substrato SS2). Ao utilizar o Raman portátil, o menor valor de LODportátil também foi para o substrato SL, com um valor de 2,6×10-9 mol/L, seguido dos valores 7,9×10-7 (substrato SS1) e 1,0×10-6 (substrato SS2). Portanto, o Raman de bancada apresentou os menores valores de LOD para todos os substratos SERS. O Raman de bancada também apresentou melhor desempenho para os valores de EF: 〖EF〗_SL^bancada = 2,8×104 (1,8×10-9 mol/L) e 〖EF〗_SS2^bancada= 2,1×104 (1,0×10-8 mol/L). A exceção foi o substrato SS1, com o maior valor de EF em Raman portátil: 〖EF〗_SS1^portátil = 3,6×103 (1,0×10-8 mol/L), valor próximo ao obtido no Raman de bancada (〖EF〗_SS1^bancada = 3,0×103 para a concentração 1,0×10-8 mol/L). A detecção do sinal SERS do MBC também foi realizada com os equipamentos Raman de bancada e portátil com os substratos SL e SS2 (o substrato SS1 não apresentou eficiência em detectar o MBC). O menor valor de LODbancada foi de 1,0×10-8 mol/L para o substrato SL, seguido do valor de 1,7×10-6 mol/L para o substrato SS2. Utilizando o Raman portátil, o menor valor de LODportátil também foi para o substrato SL, 6,0×10-9 mol/L, seguido do valor de 8,2×10-7 mol/L para o substrato SS2. Portanto, o Raman portátil apresentou os menores valores de LOD em todos os substratos SERS. O Raman portátil também apresentou melhor desempenho para valores maiores de EF: 〖EF〗_SL^portátil = 7,0×102 (1,8×10-7 mol/L) e 〖EF〗_SS2^portátil= 2,1×103 (1,0×10-7 mol/L). Ao utilizar o Raman de bancada, os valores de EF foram de 〖EF〗_SL^bancada = 5,4 × 102 (1,8×10-7 mol/L) e 〖EF〗_SS2^bancada = 1,8 × 103 (1,0×10-7 mol/L).
  • ItemDissertação de mestrado
    Criptografia: uma aplicação via Reticulados
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-04) Adami, Fernanda Postigo ; Ferrari, Agnaldo José ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A criação da criptografia de chave pública por Diffie e Hellman em 1976, seguida pelo desenvolvimento do sistema de criptografia de chave pública RSA por Rivest, Shamir e Adleman em 1978, são momentos fundamentais para o desenvolvimento das comunicações. Neste contexto, este trabalho se concentra na exploração de problemas complexos que emergem na Teoria dos Reticulados e que serve como fundamento para a criação de novos criptossistemas de chave pública. Apresentamos um estudo aprofundado do capítulo “Lattices and Cryptography”, da segunda edição do livro “An Introduction to Mathematical Cryptography” de Jefrey Hoffstein, Jill Pipher e Joseph H. Silverman, publicado em 2014 e buscamos investigar “problemas difíceis” que surgem na Teoria dos Reticulados que podem ser utilizados como base para criptossistemas de chave pública tais como o GGH e o NTRU.
  • ItemDissertação de mestrado
    Estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental como instrumento de apoio à decisão em projetos de pagamento por serviço ambiental
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-06) Santos, Aliny Maldonado dos ; Gouveia, Isabel Cristina Moroz Caccia ; Morales, Angélica Góis ; Leal, Antonio Cezar ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A pesquisa cujo resultado aqui apresento teve como objetivo analisar a viabilidade de implementação de estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental (EVTEA) em projetos de pagamento por serviço ambiental (PSA) do programa da Agência Nacional de Águas (ANA), Produtor de Água. O trabalho está dividido em 4 capítulos. O Capítulo 1 aborda questões gerais da pesquisa, como objetivo, metodologia, resultados e considerações gerais. O Capítulo 2 apresenta uma revisão sistemática bibliográfica (RBS) sobre metodologias de EVTEA em projetos de PSA hídrico. As metodologias mais utilizadas em papers foram métodos de valoração ambiental (método da valoração do contingente, custos evitados, custos de reposição e custos de oportunidade). Nas análises econômicas, os indicadores mais utilizados foram valor presente líquido (VPL), taxa interna de retorno (TIR), taxa mínima de atratividade (TMA), valor anual equivalente (VAE) e payback. Para a viabilidade técnica, observou-se que, geralmente, são realizadas revisões bibliográficas abordando a técnica utilizada. O Capítulo 3 caracterizou fontes de financiamento, a valoração dos serviços ambientais, a eficiência em PSA e legislação. Como resultados, observou-se que a maior parte dos financiamentos provem de fundos ambientais e de parcerias (público-privadas). Para a valoração, a maioria dos estudos envolvem a valoração econômica, utilizando métodos de valoração ambiental. Na eficiência, o ponto mais crítico são relacionados aos custos de transação, implementação e monitoramento. Já na questão legislação, os estados e municípios foram os grandes responsáveis para o desenvolvimento de implementação das legislações em PSA. O capítulo 4 apresenta a realização de um estudo de caso envolvendo o Programa Produtor de Água (PPA). Resultados mostraram que, na maioria dos estudos, apenas a viabilidade econômica-ambiental é abordada (muitas vezes, com viés ambiental). No caso do PPA, as métricas utilizam o custo de oportunidade e análises sobre o percentual de abatimento de erosão.
  • ItemDissertação de mestrado
    Estimação da linha de costa, com uso de imagens orbitais e dados maregráficos, para produção/atualização de produtos cartográficos náuticos
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-01-22) Melo, Edico Ramon de ; Galo, Mauricio ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O Brasil possui linhas de costa que somam 10.959 km de extensão. A DHN é o serviço hidrográfico nacional responsável por analisar e representar a linha de costa (LC) nas cartas náuticas brasileiras. Esta LC é um fenômeno dinâmico cujo estudo é do interesse de diversos profissionais do ramo das ciências da Terra, sendo a representação desta LC nas cartas náuticas brasileiras, referida ao indicativo vertical Mean High Water Springs (MHWS). O modelo para estimação da linha de preamar de sizígia (LPS), relacionada com o MHWS, se baseia na relação geométrica entre a altura da maré local e sua projeção horizontal vista do espaço e registrada em imagens de satélites, aqui denominado modelo de Projeção de Maré (PM). Assim, implementou-se a técnica para a extração das linhas de costa instantâneas (LCI) que é executada a partir do software QGIS. Além disso, desenvolveu-se o ANALICOS (ANÁlise de LInha de COsta), um script destinado à preparação dos dados, estimação e análise estatística, a linguagem de programação utilizada foi Python. A partir dos dados de entrada, foi possível verificar a coerência geométrica entre as distâncias horizontais medidas nas imagens Sentinel-2 com a altura de maré local. Foram, utilizadas duas linhas de referência: a marca deixada pela água em uma imagem Sentinel tomada no período da maré de sizígia e a linha de costa publicada pela NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration) referida à linha de preamar média. Como resultado, a LPS estimada pelo modelo PM se aproximou mais da linha de referência extraída da imagem Sentinel. O produto foi validado para uso em cartas náuticas com escala a partir de 1:25.000 (Classe D), através de uma análise pelo Padrão de Exatidão Cartográfica (PEC-PCD) brasileiro vigente e analisado quanto aos critérios da Organização Hidrográfica Internacional (OHI) cujo valor máximo tolerável para a incerteza horizontal para levantamento da linha de costa natural é de 20m a 95% de nível de confiança.
  • ItemDissertação de mestrado
    Heurística para redução dos custos com energia elétrica em sistemas de abastecimento de água
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-06) Bello, Beatriz Ribeiro ; Soler, Edilaine Martins ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Os sistemas de distribuição de água são estruturas de extrema importância para a saúde e o bem-estar de uma comunidade. Para exercerem a sua função, contam com diversas estruturas, entre elas, as tubulações. Quando o deslocamento da água, neste percurso, não é possível de ser realizado pela ação da gravidade, é necessário utilizar bombas hidráulicas, ferramentas que requerem grande quantidade de energia elétrica, afetando os gastos dessas empresas. É importante considerar que, no Brasil e em muitos países, os preços a serem pagos pelo uso Os sistemas de distribuição de água são estruturas de extrema importância para a saúde e o bem-estar de uma comunidade. Para exercerem a sua função, contam com diversas estruturas, entre elas, as tubulações. Quando o deslocamento da água, neste percurso, não é possível de ser realizado pela ação da gravidade, é necessário utilizar bombas hidráulicas, ferramentas que requerem grande quantidade de energia elétrica, afetando os gastos dessas empresas. É importante considerar que, no Brasil e em muitos países, os preços a serem pagos pelo uso da eletricidade variam ao decorrer dos horários do dia. Neste contexto, pesquisas vêm sendo desenvolvidas a fim de otimizar o funcionamento das bombas, minimizando os gastos com energia elétrica e mantendo a qualidade e o transporte da água. Este trabalho propõe uma heurística construtiva para minimizar os custos de eletricidade em sistemas de abastecimento de água com redes de distribuição do tipo malhadas. Testes numéricos comprovam a sua potencialidade.da eletricidade variam ao decorrer dos horários do dia. Neste contexto, pesquisas vêm sendo desenvolvidas a fim de otimizar o funcionamento das bombas, minimizando os gastos com energia elétrica e mantendo a qualidade e o transporte da água. Este trabalho propõe uma heurística construtiva para minimizar os custos de eletricidade em sistemas de abastecimento de água com redes de distribuição do tipo malhadas. Testes numéricos comprovam a sua potencialidade.
  • ItemDissertação de mestrado
    Estigma territorial e os processos de produção do espaço urbano: o caso do Jardim Morada do Sol (Presidente Prudente/SP) e do Distrito do Pimentas (Guarulhos/SP)
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-12) Cruz, Taís Souza da ; Góes, Eda Maria ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Como parte da dimensão subjetiva do processo de segregação socioespacial, o estigma territorial, conceito originado nos estudos de Goffman (1988), e ampliado por Wacquant (2006), com a inclusão do conteúdo espacial, refere-se a discursos que desvalorizam certos espaços, criando a imagem de que são perigosos e violentos. Esse processo atua como um instrumento de dominação de espaços e corpos, impondo significados que reforçam relações de poder e resultam em violências simbólicas (Bourdieu, 2008; Cornejo, 2012). Tais representações afetam as relações sociais e o cotidiano dos moradores dessas áreas e a apropriação de outros espaços das cidades. Ao analisar duas áreas periféricas, o Jardim Morada do Sol, em Presidente Prudente, e o Distrito do Pimentas, em Guarulhos, o estudo revela como os imaginários negativos e discursos estigmatizantes, estão presentes no cotidiano dos residentes, destacando as particularidades desse processo em contextos urbanos e escalares diferentes. As relações com o processo de segregação socioespacial são identificadas, evidenciando também aspectos associados à fragmentação socioespacial, por meio do cotidiano. Para isso, este trabalho apoia-se na análise de artigos de jornais e de entrevistas com os moradores das áreas estudadas, bem como de outras áreas das respectivas cidades (Guarulhos e Presidente Prudente).
  • ItemDissertação de mestrado
    Tecendo o futuro verde e a consciência ecológica na escola pública: a sustentabilidade em assentamentos rurais
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-28) Cabral, Kelly de Oliveira ; Thomaz Junior, Antonio ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A dissertação apresenta uma análise sobre as práticas de manejo, nos Assentamentos rurais Novo horizonte, Flor Roxa, Asa Branca, Santa Cristina e Santa Apolônia. Esses assentamentos contemplam uma quantidade significativa dos estudantes matriculados na Escola Estadual José Quirino Cavalcante, no município de Mirante do Paranapanema (SP). Com o intuito de aproximar de forma significativa e real as teorias aplicadas na escola, nas salas de aula, à prática cotidiana dos estudantes, nos propomos identificar a atuação dos mesmos nas transformações do espaço geográfico, ou seja, quanto suas ações diárias contribuem de forma positiva ou negativa ao meio ao qual pertencem e interagem. E ainda, a compreender a vulnerabilidade que enfrentam em relação a carga de veneno que vitimados pelas empresas agroindustriais canavieiras da região. O currículo de Geografia do Estado de São Paulo, alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tanto do Ensino Fundamental II quanto do Ensino Médio, utilizado na unidade escolar, aborda temas que enfatizam as questões ambientais, o uso da terra e de seus respectivos recursos naturais. Ainda nesses mesmos materiais são abordados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da mesma forma que, cotidianamente, os estudantes manuseiam materiais e participam de aulas que tratam do assunto. No entanto, esses parâmetros são insuficientes para entendermos o processo social que define os papéis dos sujeitos implicados a ponto de identificarmos com clareza que o capital se responsabiliza pela aplicação de agrotóxicos e as famílias trabalhadoras/assentadas, são duramente atingidas e vivenciam diariamente essas agressões. Somente quando buscamos entender esse processo podemos, de forma segura, apostarmos na sustentabilidade não somente na utopia de um mundo melhor, todavia livre dos agrotóxicos. Para tanto, é necessário inseri-la no mundo real, e nada melhor do que disseminar verdades filosóficas e cientificas na formação cidadã de crianças e adolescentes, o que não se faz, necessariamente, presentes nos manuais definidos e impostos pelo Estado. Dessa forma, a escola é o elo entre teoria e prática. Em concordância com Freire, "Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo" (Freire, 1979 p.84). A problemática está relacionada à inserção da sustentabilidade nos lotes, das famílias assentadas, relacionados aos alunos da unidade escolar, sendo que, nossas atenções se referenciaram nas práticas agroecológicas, por ser uma potencialidade prevista. O principal desafio para esse sistema de produção é a independência dos agrotóxicos nas produções agrícolas, como nos sistemas convencionais, bem como no manuseio e descarte das embalagens. A importância desse trabalho está na articulação entre a Escola e as famílias assentadas, por meio dos estudantes, visando o uso consciente da água e do solo, com as atenções para construção da consciência ecológica e para o futuro verde a partir da realidade dos Assentamentos Rurais Novo horizonte, Flor Roxa, Asa Branca, Santa Cristina e Santa Apolônia.
  • ItemDissertação de mestrado
    Efeitos do aquecimento em baixa intensidade associado a restrição do fluxo sanguíneo: um ensaio clinico randomizado cruzado
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-06) Teixeira Filho, Carlos Alberto Toledo ; Vanderlei, Franciele Marques ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Objetivos: analisar os efeitos da técnica de restrição de fluxo sanguíneo (RFS) utilizada durante o aquecimento em baixa intensidade comparado com aquecimento de baixa e alta intensidade sem RFS sobre o desempenho (teste de salto e teste de sprint de 30 metros) e a temperatura da pele. Além de analisar e comparar, após os protocolos de aquecimento com e sem RFS, as respostas agudas sobre desfechos clínicos (temperatura cutânea, percepção de dor, alteração de sensibilidade, percepção subjetiva de esforço e tônus, rigidez e elasticidade muscular). Métodos: foi realizado um ensaio clínico controlado randomizado cruzado, com 33 atletas amadores de futebol com idade entre 18 e 35 anos, divididos aleatoriamente em três grupos: aquecimento realizado a 30% VO2pico, aquecimento realizado a 80% VO2pico e aquecimento realizado a 30% VO2pico associado a RFS (80% da pressão de oclusão total). Todos os grupos realizaram o protocolo de aquecimento e os desfechos foram avaliados nos momentos pré, imediatamente após e 10 e 20 minutos do término do aquecimento, sendo eles: temperatura superficial da pele através da termografia; tônus, rigidez e elasticidade muscular pela miotometria, percepção subjetiva de dor (EVA); limiar de dor através do algômetro de pressão; percepção subjetiva de esforço (escala CR-10); percepção subjetiva de desconforto em relação à RFS (Escala CR-10); testes funcionais de salto vertical, mensurado através da plataforma de força e os sprints de 30 metros, mensurados através de fotocélulas. Foi utilizada estatística descritiva e as comparações foram realizadas por meio do modelo generalizado linear misto, assumindo nível de significância de p<0,05. Resultados: não houve diferença entre grupos e interação grupos vs. momentos para os desfechos de desempenho. Para EVA e esforço percebido houve diferença entre os momentos intragrupos, para o segundo, houve também diferença entre grupos, bem como para a percepção de desconforto em relação à tecnica de RFS. Para a temperatura, houve diferença estatisticamente significante, tanto para as comparações intragrupos, quanto intergrupos, contudo, indicando redução da temperatura ao decorrer do tempo após o aquecimento. Para algometria e miotonometria houve diferença, indicando uma sensibilização maior dos participantes e uma elasticidade muscular menor, respectivamente. Conclusão: o aquecimento em baixa intensidade associado a RFS não foi capaz de proporcionar uma melhor preparação corpórea promovendo melhor desempenho, além de gerar um maior desconforto em relação a utilização da RFS, contudo, foi capaz de reduzir da percepção de dor e menor elasticidade muscular.
  • ItemDissertação de mestrado
    Orientadoras pedagógicas: função na escola pública no município de Presidente Prudente-SP
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-10-15) Almeida, Pedro Leonardo de ; Lima, Vanda Moreira Machado ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A presente pesquisa está vinculada à linha de pesquisa 4: “Formação dos Profissionais da Educação, Políticas Educativas e Escola Pública” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Campus de Presidente Prudente – PPGE/FCT/Unesp e ao Grupo de Estudo e Pesquisas sobre a Escola Pública e os Profissionais da Educação (GEPEPPE/FCT/Unesp). Este estudo tem como problema de pesquisa: Qual é a função da orientadora pedagógica que atua nas escolas públicas dos anos iniciais em Presidente Prudente no interior do Estado de São Paulo? O objetivo geral visa compreender a função do orientador pedagógico na escola pública, a partir de suas vivências. Estabelecemos como objetivos específicos: a) identificar o que as produções acadêmicas apresentam sobre o “coordenador pedagógico” e “orientador pedagógico”; b) traçar o perfil das orientadoras pedagógicas que atuam na escola pública dos anos iniciais do Ensino Fundamental em Presidente Prudente e, c) refletir sobre a função das orientadoras pedagógicas a partir dos dados pesquisados. Para alcançar esses objetivos, desenvolvemos uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica e o questionário. A pesquisa bibliográfica foi desenvolvida na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações no período de 1980 a 2020. O questionário foi aplicado em 22 orientadores pedagógicos em 2023 abordando o perfil desse profissional, questões sobre a função, motivações, desafios e alegrias vivenciadas na atuação na escola pública. Verifica-se que os profissionais da educação que atuam na função de Orientador Pedagógico, são predominantemente sujeitos do gênero feminino, egressos da escola pública e do curso de Pedagogia da Unesp/ Presidente Prudente. A maioria é casada, com filhos, se autodeclaram com a cor de pele branca, e professam a fé segundo o catolicismo. Conclui-se que a função do orientador pedagógico está centrada por conhecimentos que são oriundos da docência. No entanto, é necessária uma formação específica que propicie suporte teórico e auxilie a construir sua identidade de articulador, mediador e mobilizador de ações que envolvem a formação continuada em serviço dos professores. Dessa maneira, constata-se que a centralidade do trabalho do coordenador/orientador pedagógico é planejar, organizar e sistematizar momentos de formação continuada dos professores das unidades escolares que atuam e tendo como centralidade o espaço escolar e a realidade da escola.
  • ItemDissertação de mestrado
    Percepções de estudantes sobre a avaliação em educação física escolar
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-10-01) Souza, Gislaine Cristina de ; Brancatti, Paulo Roberto ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Avaliar é uma ação constante em nosso cotidiano que direciona nossas tomadas de decisões diante de desejos e necessidades. Na escola constitui-se em uma ferramenta essencial para reflexão, tanto de alunos quanto de docentes, para indicar os percursos em direção a uma aprendizagem efetiva e significativa. No contexto escolar a avaliação ainda é compreendida pelos alunos como sinônimo de atribuição de notas muitas vezes associada ao sentimento de medo e reprova. Para a Educação Física, avaliar implica ajudar o aluno a perceber as suas facilidades e dificuldades e, sobretudo, pretende ajudá-lo a visualizar seus progressos. Neste sentido, o presente estudo propôs como objetivo central, verificar e discutir as percepções apresentadas por estudantes de uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental ao serem avaliados através de diferentes instrumentos: Prova Escrita, avaliação do Desempenho Esportivo, Portfólio e Autoavaliação, após o desenvolvimento de uma sequência didática para o ensino da Peteca. Também propôs-se a investigar as possibilidades de utilização de diferentes instrumentos avaliativos considerando a revisão de literatura sobre o assunto, as considerações apresentadas pelos estudantes e analisar como a avaliação é apresentada nos documentos Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Currículo Paulista. Para tanto, a pesquisa observou os princípios da abordagem qualitativa e contou com a participação 22 estudantes de uma turma de 5º ano. A obtenção dos dados neste estudo deu-se através da aplicação de quatro questionários contendo questões abertas referentes a cada instrumento avaliativo utilizado. Posteriormente os resultados foram submetidos à Análise de Conteúdo constituindo-se em duas categorias de análise: a) Percepções dos estudantes sobre a avaliação e b) Sentidos da avaliação para o processo de ensino e aprendizagem, que posteriormente foram correlacionados com a literatura. Os dados obtidos demonstram que estudantes participantes deste estudo reconheceram que nenhum dos instrumentos utilizados (prova escrita, avaliação por desempenho esportivo, autoavaliação e portfólio) foram eficazes para avaliá-los em sua totalidade e complexidade, isoladamente. Assim, o presente estudo ressalta a necessidade de garantir a participação ativa do aluno para a efetivação da própria aprendizagem, a reflexão docente sobre a adequação de diferentes instrumentos para avaliar a apropriação do conhecimento na Educação Física de forma comprometida com um desenvolvimento integral do estudante, e com a complexidade do conteúdo que a envolve tendo em vista a relação existente entre o saber fazer e o saber sobre o fazer.
  • ItemDissertação de mestrado
    Práticas pedagógicas para alunos com deficiência intelectual: análise comparativa de modelos de autonomia administrativa em São Paulo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-28) Rosalen, Silmara Nilda ; Fonseca, Kátia de Abreu ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este trabalho investiga as práticas pedagógicas e a organização do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para alunos com deficiência intelectual em salas de recurso multifuncional no estado de São Paulo e em duas cidades do interior paulista, dentro do contexto da crescente necessidade de ajuste e implementação de práticas educacionais que promovam a equidade e a qualidade no atendimento a esse público. A metodologia utilizada foi de natureza bibliográfica e documental, com uma abordagem qualitativa e incluiu uma revisão de literatura, a avaliação dos normativos pertinentes e a análise de documentos oficiais. O estudo foca a análise comparativa entre dois modelos distintos de organização do AEE e destaca como diferentes níveis de autonomia administrativa influenciam as práticas pedagógicas e o atendimento a alunos com deficiência intelectual. O objetivo geral é entender como esses diferentes níveis de autonomia administrativa impactam a implementação e a eficácia das políticas do AEE, especialmente no que diz respeito à inclusão educacional de alunos público da educação especial (PEE). Os objetivos específicos incluem: estabelecer os principais parâmetros normativos referentes à Educação Especial; realizar uma análise comparativa entre o sistema de ensino estadual e os sistemas de ensino dos dois municípios; e propor um guia de atendimento educacional especializado com exemplos de práticas para avaliação inicial e intervenções subsequentes, além de recursos didáticos e preenchimento de documentos relacionados ao atendimento de alunos com deficiência intelectual. Em relação às observações realizadas sobre as documentações do estado de São Paulo e dos municípios de Bauru e Fernandópolis, constatou-se que o sistema estadual adota uma abordagem centralizada. Fernandópolis segue um modelo "em rede", estando subordinada às diretrizes estaduais. Este modelo resulta em uma aplicação mais rígida e menos flexível das políticas de AEE, o que pode dificultar a adaptação das práticas educacionais às particularidades do contexto local. Em Bauru, que possui autonomia administrativa e é classificada como um "Sistema de Ensino" independente, há a flexibilidade para desenvolver políticas educacionais e procedimentos especializados adaptados às necessidades locais. Isso permite maior inovação e personalização no AEE. As documentações de ambos os municípios revelam uma lacuna significativa na orientação prática para os educadores, especialmente em relação ao trabalho cotidiano com alunos com deficiência intelectual. Como parte deste estudo, foi desenvolvido um Recurso Educacional na forma de um guia prático voltado especificamente para o atendimento de alunos com deficiência intelectual em salas de recursos multifuncionais. Este guia tem como objetivo preencher a lacuna existente na documentação e nas diretrizes práticas para o trabalho cotidiano dos educadores, oferecendo orientações claras e aplicáveis para a implementação de práticas pedagógicas eficazes.
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    Análise da relação entre conhecimento cartográfico e vestibular/acesso ao ensino superior: estudo com alunos do terceiro ano do ensino médio de escolas públicas de Presidente Prudente – SP
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-11) Araujo Júnior, Paulo Roberto Alves ; Girardi, Eduardo Paulon ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A importância da linguagem cartográfica é muito grande em contexto escolar, pois ela está presente no currículo da educação básica desde o ensino infantil até o ensino médio, elevando o seu grau de complexidade em cada ciclo escolar. Tal importância transcende os limites da Geografia, tendo em vista que ela também está presente em outras disciplinas, como História e Ciências Naturais. De acordo com esta constatação, a pesquisa parte do pressuposto de que a linguagem cartográfica também possui grande peso nos exames vestibulares, por isso, nosso objetivo geral é avaliar a formação dos alunos do terceiro ano do ensino médio quanto aos conhecimentos cartográficos e se essa formação é suficiente para resolverem as questões relacionadas a tais conhecimentos nos vestibulares do ENEM, USP, Unesp e Unicamp. A fim de averiguar o peso da Cartografia nos vestibulares supracitados, foram feitas análises qualitativa e quantitativa das últimas cinco edições de cada um deles, isso para entender a sua incidência dentro do recorte temporal estabelecido. A pesquisa foi realizada em quatro unidades escolares da rede pública de Presidente Prudente – SP, cujo público-alvo foi composto por alunos do terceiro ano de ensino médio. Dentro das escolas, houve dois momentos centrais: no primeiro, para compreender o nível de conhecimento cartográfico dos alunos, foi aplicada uma avaliação diagnóstica a eles, já no segundo, foram realizadas intervenções nas escolas através de uma “oficina de Cartografia”, que objetivou cooperar para que os alunos superassem parte das dificuldades constatas pela avaliação diagnóstica.
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    Reflexões sobre a cultura e os conhecimentos dos Povos Indígenas do Pontal do Paranapanema e o ensino da temática indígena nas escolas de ensino fundamental da rede municipal de Presidente Prudente/SP: uma análise a partir da pedagogia histórico-crítica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-30) Cordon, Tamara Cristina Pellini ; Viotto Filho, Irineu Aliprando Tuim ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta pesquisa de mestrado se desenvolveu na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho na Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT/UNESP) no Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha 3 de pesquisa denominada “Processos formativos, infância e juventude”, cujo problema de pesquisa é: “A inconsistência do ensino da temática indígena nas escolas municipais de Presidente Prudente/SP”. O objetivo geral visa analisar o ensino da temática indígena na rede municipal de Presidente Prudente/SP. Como objetivos específicos estabelecemos, conhecer as percepções dos professores da rede municipal acerca do ensino da temática indígena; analisar as atividades sobre a temática indígena presentes nos livros didáticos do Currículo Paulista utilizados na rede municipal; levantar aspectos históricos dos povos indígenas que habitaram a região do Pontal do Paranapanema e elucidar os conhecimentos tradicionais dos povos indígenas. Metodologicamente, a pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e incluiu pesquisa bibliográfica, com reflexões fundamentadas no Materialismo Histórico Dialético. Os resultados da investigação indicaram que o ensino da temática indígena nas escolas municipais de Presidente Prudente/SP não abrange adequadamente a diversidade cultural, as histórias de lutas e a contemporaneidade dos povos indígenas da região e do Brasil como um todo.
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    Fotossensibilização de sistemas modelos de carcinoma colorretal mediada pelo xantênico Rosa de Bengala
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-10-25) Ferreira, André Satoshi ; Aoki, Pedro Henrique Benites ; Camacho, Sabrina Aléssio ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Rosa de Bengala (RB) é um fotossensibilizador (FS) promissor para terapia fotodinâmica (TFD), mas sua aplicação ao carcinoma colorretal permanece amplamente inexplorada. Neste cenário, ensaios in vitro foram utilizados para demonstrar que a incorporação do RB apresenta considerável fototoxicidade contra células Caco-2, com redução de mais de 80% na viabilidade celular por 24 horas de incubação com 5 x 10-6 mol/L de RB seguida de irradiação. Em contraste, o RB apresentou toxicidade mínima quando não irradiado. Os mecanismos de ação do RB foram elucidados utilizando microscopia confocal de fluorescência, monocamadas de Langmuir como modelos de membrana celular e citometria de fluxo para determinar as vias de morte celular. A citometria de fluxo revelou que o principal processo de morte celular foi a apoptose tardia. A incorporação de RB afetou a morfologia da membrana plasmática de Caco-2 sob irradiação, e as interações de membrana foram confirmadas usando monocamadas de Langmuir de extratos celulares de Caco-2. A incorporação do RB nas monocamadas deslocou as isotermas π-A para áreas moleculares maiores, especialmente em baixas pressões superficiais e com o aumento da concentração de RB (1, 10 e 25 × 10-6 mol/L). A adsorção de RB também causou uma diminuição no módulo de compressibilidade (Cs-1) das monocamadas Caco-2, levando a elevação na flexibilidade da monocamada à medida que a concentração de RB aumentava. De acordo com a espectroscopia de absorção de reflexão infravermelha modulada por polarização (PM-IRRAS), o RB aniônico interagiu eletrostaticamente com grupos fosfolipídicos carregados positivamente. Além disso, as mudanças na área superficial observadas nas monocamadas após incorporação e irradiação de RB foram atribuídas a reações de hidroperoxidação desencadeadas pela geração de oxigênio singleto (1O2). Esses achados indicam que o RB pode ser utilizado como FS na terapia fotodinâmica do câncer colorretal, fornecendo informações detalhadas sobre seu mecanismo de ação e fototoxicidade.
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    Formação para professores de escolas-polo municipais de São Paulo: eliminando as barreiras para a inclusão do estudante surdo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-10-18) Ribeiro, Gabriela de Oliveira ; Bataliotti, Soellyn Elene ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A Educação de Surdos é tema que ganha cada vez mais espaço no cenário acadêmico. Os direitos a uma Educação Bilíngue avançam com novos mecanismos, e a compreensão da importância do respeito pela língua e cultura desse público, sobretudo, por sua singularidade visual em seu processo educacional, faz-se extremamente necessária. Posto isso, esta dissertação teve o objetivo de analisar o trabalho pedagógico desenvolvido por professores ouvintes da sala comum, cujas práticas são voltadas aos estudantes Surdos do 6º ano, de uma Escola-Polo Bilíngue para Surdos da Rede Municipal de São Paulo. A pesquisa teve abordagem qualitativa e utilizou a entrevista semiestruturada e a observação em diário de campo para a coleta de dados. A análise de dados seguiu os estudos de Bardin (2016). Os resultados obtidos demonstraram que as práticas dos professores com esses estudantes dialogam com a proposta da Cidade de São Paulo, que visa oferecer a esse público uma educação pautada pela Pedagogia Visual, utilizando recursos visuais para desenvolvimento de seus conteúdos. Entretanto, identificou-se a necessidade de maior conhecimento sobre o sujeito Surdo, principalmente no que diz respeito a sua maneira de aprender, a qual não se restringe a uma imagem, necessitando de orientações pedagógicas na utilização de recursos visuais e tecnológicos para adaptação dos conteúdos. Além disso, a falta de garantia de formação para professores que atuam com esse público, o pouco tempo de encontro com o intérprete de LIBRAS para articulação do trabalho e a falta de conhecimento da LIBRAS mostraram-se os grandes dificultadores na comunicação com esses estudantes. De modo a contribuir para o contexto educacional do Polo Bilíngue, foi desenvolvida uma Trilha de Aprendizagem em formato PDF (com tradução em LIBRAS) para professores ouvintes que atuam com estudantes Surdos na Rede Municipal de São Paulo. Esse produto educacional tem como objetivo oferecer instrumentos de orientação sobre o estudante Surdo e seus direitos com relação à Educação Bilíngue, suas especificidades linguísticas e visuais, em seu processo de ensino e aprendizagem, além de sugestões de recursos digitais e estratégias pedagógicas, a fim de subsidiar o trabalho do professor da turma, com elementos para desenvolver os conteúdos de suas disciplinas e propor práticas em sala de aula que estejam em consonância com os princípios da premissa pautada pela Cidade de São Paulo na Educação de Surdos.
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    O ensino da geografia por meio da Libras para alunos surdos da cidade de Mata de São João - Bahia
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-10-17) Ribeiro, Ivana dos Santos ; Batalliotti, Elene Soellyn ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O ensino para surdos envolve muitas discussões e desafios para os professores que trabalham na área de geografia, uma vez que no atual contexto brasileiro, a educação inclusiva para surdos tem sido marcada por lutas, dificuldades e conquistas históricas, diante do descaso do poder público em relação às pessoas com deficiência. A garantia da Libras como meio legal de comunicação e expressão do surdo por meio da Lei Federal nº 10.436, criada em 2002 representou avanços na política de inclusão escolar dos surdos bem como o reconhecimento da importância da inclusão escolar pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei. 9.394/96 - LDB) instituir a educação como um direito de todos, independentemente de suas necessidades. Diante disso, torna-se fundamental refletir sobre a atuação do profissional da educação para a efetivação da inclusão escolar nas escolas brasileiras (Brasil, 1996). Assim, esta pesquisa buscou analisar como ocorre a inclusão dos alunos surdos matriculados nos anos finais do ensino fundamental a partir da prática pedagógica dos professores de Geografia da rede regular de ensino de uma cidade da Bahia, propor um plano de atualização formativa que atendesse à educação inclusiva desses alunos. A metodologia utilizada foi pautada na abordagem qualitativa, cujos dados foram produzidos a partir da pesquisa documental, entrevistas semiestruturadas e observações em campo. No campo foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professoras que lecionam a disciplina geografia a alunos surdos, no qual possibilitou a reunião de documentos e dados importantes para a pesquisa e as observações, registradas em um diário de campo. A análise dos dados produzidos é resultado das informações coletadas junto aos participantes da pesquisa, análise de documentos oficiais, nas observações em campo e na literatura revisada sobre o tema estudado. Os resultados apontaram que as professoras que lecionam a disciplina geografia, são envolvidas e responsáveis em relação ao seu fazer docente no dia-a-dia da sala de aula, utilizam-se de algumas prática pedagógicas que promovem o engajamento e participação dos alunos surdos, no entanto, consideradas insuficientes para atender um processo educativo inclusivo, uma vez que a vivência na sala de aula é permeada de vários entraves à promoção de uma prática pedagógica que atenda às necessidades específicas dos alunos surdos como: a falta de comunicação em Libras, o tempo insuficiente para planejamento de estratégias didáticas significativas, o despreparo profissional para atender a educação de surdo, assim como a existência de processos formativos em serviços que não se relacionam com a realidade e o fazer pedagógico em sala de aula com alunos surdos. Os resultados da pesquisa permitiram a elaboração de uma atualização formativa para professores de geografia dos anos finais do Ensino Fundamental, que atuem com alunos surdos e ouvintes em sala de aula.
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    Predição das propriedades mecânicas e de cura de compósitos de borracha natural com negro de carbono recuperado de pneus inservíveis utilizando redes neurais artificiais
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-10-04) Cruz, Marco Antonio Galindo ; Santos, Renivaldo José dos ; Garcia, Rogério Eduardo ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Com a crescente necessidade de soluções sustentáveis e a grande quantidade de pneus em fim de vida descartados inadequadamente, investigou-se o uso do negro de carbono recuperado (NCR) proveniente da pirólise de pneus como reforço para compósitos de borracha. Este estudo considerou o NCR como uma alternativa ao negro de carbono comercial, devido à sua sustentabilidade e à redução das emissões de CO2. Foram produzidos compósitos com diferentes teores de NCR (0 a 50 partes por cem de borracha) e avaliadas suas propriedades mecânicas, tais como dureza, resistência à abrasão e testes reométricos. Os resultados foram utilizados para treinar Redes Neurais Artificiais (RNAs) com o software Matlab para prever os teores de NCR. Os parâmetros de entrada incluíram o tempo de cura ótimo, torque mínimo e máximo, e os resultados dos testes mecânicos, como dureza Shore A e perda por abrasão. O modelo foi treinado com dados de 90 amostras, sendo 10 reservados para validação. As previsões resultantes corresponderam estreitamente aos dados experimentais, com um erro máximo de previsão inferior a 3%. Isso indica que as RNAs são ferramentas eficazes para modelar de forma inteligente o processo de cura de misturas de borracha natural, minimizando o desperdício de material, otimizando o tempo de produção e determinando teores adequados de negro de fumo para alcançar as propriedades mecânicas desejadas.