Presidente Prudente - FCT - Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI Permanente para esta coleçãohttps://hdl.handle.net/11449/253963
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PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
Formação continuada de professores dos Centros de Educação Infantil: TEA conhecer para atuar(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-16) Mauricio, Karina Courel; Galhardo, Eduardo
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Esta pesquisa tem como foco a formação continuada de professores da educação infantil atuantes nos Centros de Educação Infantil da Prefeitura de São Paulo. O objetivo principal foi identificar, caracterizar e analisar a concepção dos professores em relação ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), suas percepções sobre a atuação com essas crianças e a formação continuada oferecida pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Para a coleta de dados, foram utilizados questionários online (Forms) direcionados às professoras do município e coleta de dados ofertados por SME- SP. A análise do material revelou que as professoras reconhecem a importância da formação continuada, destacam a necessidade de ações para assegurar os direitos das crianças com TEA e compreendem o processo de inclusão, os dados ofertados pela Secretaria revelam a necessidade de ações voltadas para as especificidades do atendimento a esta faixa etária e as especificidades do desenvolvimento das crianças com TEA. Em resposta aos achados da pesquisa, foi desenvolvido um produto educacional com a intenção de contribuir para as iniciativas de formação continuada do município. Este material está alinhado com os recursos formativos existentes e com as políticas educacionais estabelecidas pelos governos federal e municipal, considerando as especificidades da educação infantil, do contexto escolar e dos envolvidos no processo formativo. Espera-se que o estudo e o plano de intervenção propostos possam enriquecer a formação continuada dos professores de educação infantil nos Centros de Educação Infantil, atendendo de maneira eficaz às particularidades e necessidades desse contexto e à realidade educacional como um todo.PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
Estimação da concentração de clorofila-a em um sistema de aquacultura a partir de imagens multiespectrais obtidas via ARP(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-21) Lucchetta, Beatriz Cirino; Watanabe, Fernanda Saiury Yoshino
; Bernardo, Nariane Marselhe Ribeiro ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
A clorofila-a (chl-a) é um importante indicador da produção primária e, consequentemente, da qualidade da água, essencial para a existência de ecossistemas aquáticos. O monitoramento da qualidade da água pode ser realizado por meio de imagens provenientes de sensores remotos: satélites e aeronaves remotamente pilotadas (ARPs). ARPs são um método alternativo para monitorar pequenos recursos hídricos, uma vez que permitem a coleta de dados com alta resolução espacial. Entretanto, desafios como reflexão especular e homogeneidade espectral da água podem dificultar o alinhamento fotogramétrico e precisam ser contornados. A trajetória de voo deve ser planejada para minimizar reflexos indesejados da luz solar. O presente estudo foi realizado em tanques de piscicultura, duas represas para alimentação dos tanques e um trecho do rio Mojiguaçu, localizados no Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Aquática Continental – CEPTA, em Pirassununga/SP. A análise da qualidade da água do sistema de aquacultura foi realizada por meio da tomada de imagens da área com uma câmara Agrowing acoplada à ARP DJI Matrice 300 RTK. Para compatibilizar imagens capturadas pelo sensor multiespectral e a resposta espectral da superfície da Terra, medidas com espectrorradiômetro, foram aplicados dois métodos de calibração radiométrica, baseados em linha empírica, linear e exponencial. Os métodos foram testados com diversos alvos de calibração, incluindo alvos de água, para corrigir valores negativos de reflectância. O método exponencial revelou-se mais apropriado, com uma acurácia superior em relação ao método linear. Técnicas de regressão de aprendizado de máquina: Random Forest (RF) e Multilayer Perceptron (MLP), além da Regressão Linear Multivariada (MLR), foram usadas para construir modelos bio-ópticos para a estimação e mapeamento da concentração de chl-a. Dois voos (VOO1 e VOO2) foram realizados para abranger toda a área de estudo. A MLR e o RF resultaram em métricas satisfatórias para ambos os voos, de aproximadamente 12 µg/L para o RMSE, 20% para a NRMSE, -1 para o bias e 0,7 para o R2. Por sua vez, o modelo baseado em MLP não gerou bons resultados para o VOO2. O presente estudo demonstrou um grande potencial para a utilização de dados de alta resolução espacial para a estimação do conteúdo de chl-a de corpos d’água de pequenas extensões, pouco estudados quando comparados à grandes rios e reservatórios.PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
Literatura sem calcinha - sala de aula sem cuecalcinha(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-12) Barbosa, Isabelle Ruiz Paggioro Sessino Toledo; Silva, Divino José da
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
A pesquisa foi desenvolvida na Linha I: “Educação, diferença, relações de gênero e étnico-raciais”, no PPGE/FCT/UNESP, Presidente Prudente, SP. “Como e o que significa para a escola tirar a calcinha da literatura?” é a pergunta que suleia essa escrita por uma outra forma de entender e praticar o ensino dentro da sala de aula na perspectiva da dissidência de gênero na/da educação. O objetivo é provocar um como e cutucar o porquê de defender e fazer ensinos de literatura que construam outras formas de construir pensadas contracolonialmente para potencializar discursos e práticas contra-hegemônicas para transformar o ambiente escolar. Para tanto, articulo minhas vivências enquanto corpo dissidente na escola aos cursos que fiz no PROVE, “Compartilhando experiências numa perspectiva freiriana” e “Gêneros, corpos e afetos”. A pesquisa visa uma prática da escrevivência de Conceição Evaristo se entrelaçando à perspectiva do sujeito, metodologia usada por Grada Kilomba e à proposta desgramatical de uma linguagem não-binária para costurar pensamentos e ativismos por uma educação menos violenta. Toda essa discussão é mediada pelo conceito de uma teoria sem calcinha de Marcella Althaus-Reid. É qualitativa de cunho teórico. Durante o levantamento bibliográfico percebe a realidade de violência e exclusão que é imposta e projetada na vida de pessoas queers e, igualmente, os frutos da resistência a isso. Conclui que a escola, a literatura, o currículo são espaços dúbios em constante disputa de verdades e nós, queers, estamos na jornada para reafirmar nosso espaço, sobreviver, curar e florescer. O resultado dela é um projeto para inspirar uma prática de literatura sem cuecalcinha, uma vez que o diálogo é recorrentemente defendido para criar pontes.PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
10 anos do Programa Minha Casa Minha Vida e as mudanças e permanências socioespaciais: o caso de Ribeirão Preto(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-04-04) Silva, Victoria Aparecida Batista; Melazzo, Everaldo Santos
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
A presente dissertação tem como objetivo analisar a produção da habitação de interesse social na tipologia vertical do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) e suas resultantes socioespaciais, buscando compreender como essas dinâmicas impactam diretamente na estruturação e reestruturação das cidades médias, usando como recorte espacial a cidade de Ribeirão Preto/SP. Essa temática parte de resultados obtidos em pesquisas já finalizadas em que se constatou a forte presença desta tipologia na cidade de Ribeirão Preto/SP e sua concentração nos empreendimentos Faixa 1 localizados na zona norte e noroeste da cidade, historicamente caracterizada por sua ocupação por famílias de baixa renda. Essa tipologia está diretamente ligada a estratégias do mercado imobiliário no modo de produção capitalista da cidade, pois visa maximizar as rendas fundiárias urbanas no tempo e no espaço. Assim, esta pesquisa apresenta como objetivo principal analisar tal opção pela verticalização, as intencionalidades dos agentes que a comandam e suas resultantes, compreendendo-a como processo específico de produção da cidade que, ao intensificar o uso do solo e alterar adensamentos em pontos específicos da cidade, altera também padrões de ocupação e distribuição da população no presente e, no futuro, avançando na compreensão sobre produção contemporânea do espaço urbano em cidades médias.ItemDissertação de mestrado Acesso Aberto
Plataforma digital com orientações para a inclusão de estudantes com TEA nos anos iniciais a partir dos princípios do DUA(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-09) Hilsdorf, Rosana; Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dos
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Esta pesquisa de mestrado, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI) da Faculdade de Ciências e Tecnologia - Universidade Estadual Paulista (FCT/Unesp) está inserida na linha de pesquisa “Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva”. A escola inclusiva deve proporcionar educação qualificada para todos os alunos, para isso é preciso dispor de ambiente estimulador, que explore a capacidade do alunado desafiando seu pensamento. As crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresentam dificuldade de interação e comunicação, dificultando seu processo de escolarização. Dessa forma, o objetivo dessa pesquisa foi avaliar propostas pedagógicas inclusivas, que atendam às necessidades específicas de alunos com TEA em fase de alfabetização. Fundamentada na abordagem qualitativa, foi realizada através de revisão da literatura e de legislações vigentes. Para a coleta de dados utilizamos questionário e grupo focal que contou com a participação de seis professores da classe comum de ensino, dos anos iniciais do Ensino Fundamental, sendo que um deles atua também como professor do Atendimento Educacional Especializado. Os docentes identificaram a necessidade de uma formação mais sólida para a criação de sequências didáticas eficazes, além da carência de materiais pedagógicos que atendam adequadamente às suas demandas. Com base nessas informações, desenvolvemos um recurso educacional na forma de um repositório, que reúne pesquisas sobre o tema, legislações, recursos e situações didáticas fundamentadas nos Princípios do Desenho Universal para Aprendizagem. Esse recurso visa contribuir para uma educação inclusiva de qualidade, que respeite e atenda às especificidades de cada aluno.ItemDissertação de mestrado Acesso Aberto
O papel da educação física no desenvolvimento socioemocional: um caminho para a formação integral dos estudantes(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-27) Fornazieri, Nathalia Lima; Carvalho, Augusto Cesinando de
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
A Educação Física Escolar (EFE) tem sido frequentemente subestimada, muitas vezes vista apenas como uma atividade voltada para o desenvolvimento físico, sem levar em conta as dimensões cognitivas e emocionais. No entanto, ao analisar as experiências dos estudantes em jogos, brincadeiras, danças, lutas, esportes e práticas corporais de aventura, revela-se o potencial dessas atividades para o desenvolvimento de habilidades fundamentais para a vida em sociedade, como liderança, determinação, resiliência e trabalho em equipe, além de promover o aprendizado sobre a cultura corporal do movimento. Este estudo teve como objetivo avaliar o impacto da associação dos objetos de estudo da EFE (esportes e jogos de invasão), presentes na matriz curricular proposta na BNCC, com a conscientização sobre as Competências Socioemocionais (CS). Foi elaborada uma sequência didática com cinco blocos de aulas, a qual foi aplicada em uma escola pública da rede estadual no município de Arujá. Participaram da pesquisa 50 alunos matriculados no nono ano do ensino fundamental. A autoavaliação socioemocional, realizada através de rubricas, foi o instrumento escolhido para medir a percepção dos alunos sobre o desenvolvimento das CS. A análise estatística revelou diferenças significativas nas CS foco, entusiasmo, tolerância à frustração e autoconfiança, indicando que as intervenções realizadas tiveram um impacto positivo e mensurável na conscientização dessas CS, segundo a perspectiva dos estudantes. Esses resultados sugerem que a integração das CS com as atividades propostas foi eficaz para o aprimoramento dessas competências.PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
Metodologia da problematização com o arco de Maguerez na educação física: aplicação em séries iniciais do ensino fundamental(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-18) Liziero, Leonardo; Romero, Luiz Rogério
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
A Educação Física escolar historicamente sempre apresentou ênfase no saber fazer em detrimento do saber sobre esse fazer. A partir da década de 1980 buscou-se novos caminhos metodológicos visando contemplar outras dimensões do conhecimento. Nesse sentido, propostas metodológicas vêm sendo desenvolvidas e aprimoradas visando proporcionar uma educação física escolar que oportunize a aprendizagem de diferentes dimensões do conhecimento. A Metodologia da Problematização com arco de Maguerez (MPAM) é uma possibilidade de metodologia ativa, que enfatiza o protagonismo do aluno, tendo como ponto de partida e de aplicação a realidade social do educando. Esta metodologia é utilizada em diferentes etapas de ensino e componentes curriculares, porém com poucos estudos específicos na educação física. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar a aplicabilidade da metodologia da problematização com o arco de Maguerez (MPAM) no desenvolvimento de unidades didáticas do componente curricular Educação Física em turmas do 5º ano do ensino fundamental. Para tal, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, do tipo participante, na modalidade participação observante, na qual o pesquisador faz parte do grupo investigado ao mesmo tempo em que o observa, visando a promoção, transformação e aprimoramento das estratégias de ensino. Foi realizada uma intervenção pedagógica de 13 aulas da unidade didática: Atividades Circenses com turmas de 5º ano do Ensino Fundamental, seguindo as etapas da MPAM. Os dados foram coletados por meio de um diário de campo semiestruturado. Para análise dos dados foi realizada análise temática com abordagem teórico-dedutiva. Os resultados da análise temática apontaram para quatro temas centrais: estratégias de planejamento, atitudes docentes, envolvimento dos alunos e desafios, adequações e reflexões sobre as etapa. Esses temas possibilitam identificar os benefícios e barreiras na aplicação da metodologia nessa etapa educacional, de forma a contribuir para a análise das adaptações necessárias da MPAM à educação física escolar, bem como descrever propostas de estratégias didáticas para utilização dessa metodologia na educação física escolar em turmas de séries iniciais do Ensino Fundamental. Identificou-se o potencial da MPAM em possibilitar um trabalho didático que contemple diferentes dimensões do conteúdo nas aulas de educação física escolar, permitindo aos alunos o desenvolvimento de uma leitura/compreensão alargada da realidade social.PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
Avaliação da aprendizagem em contexto de pós-ensino remoto: práticas acolhedoras do TEA na sala de aula inclusiva(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-04-25) Ladeira, Thacio Azevedo; Schlünzen Júnior, Klaus
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
A presente pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia – Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP) e inserida na linha de pesquisa Processos Formativos, Ensino e Aprendizagem. O estudo tem como fundamento a concepção de inclusão para todos, indistintamente, direito amparado pelas legislações vigentes. Tem como base ainda, o par experiência-sentido, que impulsiona o entendimento de que cada um constrói as suas próprias experiências, de modo que os estudantes tem capacidade para criar significados para suas próprias experiências na escola. Trata de modo específico da avaliação da aprendizagem, que pode representar para o docente um desafio frente à escolarização do estudante com Transtorno do Espectro Autista (TEA), sobretudo no contexto de pós-ensino remoto, em que avaliar ganha a importância de reorganizar o ensino. No entanto, diante desse cenário, professores passaram a atribuir à avaliação a responsabilidade de medir os prejuízos decorrentes do ensino- remoto causado pela pandemia do COVID 19, compreensão equivocada que representa o problema dessa pesquisa. No sentido de investigar a questão, a pesquisa - de caráter qualitativo com entrevista semiestruturada - objetivou analisar se a avaliação realizada pelos professores na rede municipal de ensino de Campinas/SP é inclusiva em sua natureza. Para isso, foi preciso descrever sobre a abordagem da avaliação da aprendizagem a partir da perspectiva inclusiva; investigar o sistema de avaliação denominado "grupos de saberes" e examinar os critérios e técnicas empregados pelos professores da rede durante o processo avaliativo. A pesquisa justifica-se por assumir o desafio de integrar temas que geralmente não são abordados juntos, como avaliação da aprendizagem, educação especial na perspectiva inclusiva, autismo e ensino pós-remoto, preenchendo uma lacuna na discussão científica. Do ponto de vista político e social, justifica-se por comprometer-se a oferecer retorno da pesquisa às escolas pós-pandemia, o que poderá possibilitar aos professores repensarem suas práticas e promoverem um ambiente educacional mais inclusivo. Para a comunidade escolar, a pesquisa representa a oportunidade de avançar em paradigmas, trazendo novas perspectivas e análises para os temas em questão. Considerando, então, o contexto de investigação, a pesquisa revelou a importância da abordagem inclusiva nas práticas avaliativas, essenciais para criar um ambiente educacional verdadeiramente inclusivo. Além disso, identificou diferentes estratégias criadas no período de ensino-remoto e que são utilizadas ainda hoje no contexto escolar. Indica ainda que: ao lidar com alunos ditos com autismo, alguns professores optam por desenvolver as mesmas atividades propostas para toda a turma, enquanto outros desenvolvem atividades adaptadas; a avaliação geralmente afeta o ritmo de trabalho do professor e motiva a busca por mais conhecimento, exceto quando surge a dificuldade de avaliar alunos considerados com autismo; a avaliação considerada ideal é aquela que valoriza o progresso dos alunos, coleta informações abrangentes e é significativa para todos os envolvidos; além disso, as dinâmicas internas da instituição escolar podem contribuir para o surgimento de dificuldades de aprendizagem e que a avaliação tem reconhecido a importância do contexto dos alunos. No sentido de acolhimento das singularidades, cabe ao professor ampliar sua dimensão técnica das ferramentas avaliativas com base em metas individuais, considerando que cada estudante tem um desempenho singular, eliminando comparações. A prática avaliativa pode incentivar competições e estabelecer hierarquias quando influenciada por padrões tradicionais que podem tanto ser mantidos pela escola quanto superados por ela.ItemDissertação de mestrado Predição de rendimento da cultura da batata-doce a partir de imagens de alta resolução espacial e modelagem por aprendizado de máquina(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-02) Zanchetta, Gabriela; Watanabe, Fernanda Sayuri Yoshino
; Imai, Nilton Nobuhiro ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
A agricultura desempenha um papel central na economia brasileira, mas o setor enfrenta desafios como altos custos de produção e impactos socioambientais nas áreas de cultivo. Estimar o rendimento agrícola com assertividade é fundamental para permitir a precificação antecipada, otimizando a gestão da produção. Apesar de muitos estudos sobre predições de rendimento em diversas culturas por meio do sensoriamento remoto, há uma lacuna significativa na pesquisa sobre a batata-doce. Nesse contexto, o uso de Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARP) surge como uma abordagem promissora, proporcionando predições não destrutivas na cultura. Neste sentido, esta pesquisa teve como objetivo desenvolver um modelo para predizer o rendimento da batata-doce a partir de imagens de alta resolução espacial, utilizando algoritmos de aprendizado de máquina. Foram treinados para calibração de modelos os algoritmos Random Forest (RF), K-Nearest Neighbors (KNN), Extreme Gradient Boosting (XGBoost) e Regressão Linear. Para redução dos dados de entrada dos modelos, diversas técnicas de seleção de atributos foram aplicadas. O estudo foi realizado em uma área comercial de cultivo de batata-doce no município de Regente Feijó, região Oeste do Estado de São Paulo, Brasil. As imagens foram capturadas com uma câmera multiespectral Alpha 7Rxxx Sextuple, da Agrowing, com 14 bandas espectrais. A câmera foi embarcada em uma ARP Matrice 300RTK, da DJI. Além das bandas espectrais, foram testados os índices espectrais de vegetação Normalized Difference Vegetation Index (NDVI), Green Normalized Difference Vegetation Index (GNDVI) e Normalized Difference Red Edge Index (NDRE) como atributos do modelo. O peso das raízes tuberosas foi usado como variável target. Os resultados mostram que o modelo RF apresentou o melhor desempenho, com valores de MAE = 1,39 t/ha, RMSE = 2,15 t/ha, bias = 7,40% e R² = 0,88, destacando-se como uma abordagem eficiente para a predição de rendimento da batata-doce.PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
Física da bomba atômica: projeto integrador para ensino médio(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-12) Albuquerque, Eduardo Andrade de Freitas; Albas, Agda Eunice de Souza
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Este trabalho propôs o desenvolvimento e aplicação de um Projeto Integrador sobre o tema “Física da Bomba Atômica”, com a elaboração de um material didático (guia para o professor e material para o aluno) e implementação do produto para validação experimental. O Projeto Integrador foi composto de encontros com os alunos, nos quais foram utilizadas metodologias ativas, incluindo Aprendizagem Baseada em Projetos e abordagens interdisciplinares embasadas nos três momentos pedagógicos de Delizoicov para explorar o contexto da Física Nuclear. Como culminância, os alunos participantes do PI, foram convidados a elaborem um produto para divulgação do conhecimento adquirido, visando a importância da divulgação científica e dos conhecimentos de Física Nuclear. Os resultados mostraram que o engajamento dos alunos foi motivado pelas metodologias adotadas, ao lado da temática curiosa e contemporânea. Além disso, os resultados obtidos com a aplicação do Projeto Integrador como Produto Educacional mostraram a viabilidade e versatilidade de se trabalhar a Física Moderna envolvida na bomba atômica com diferentes públicos-alvo, sejam de diferentes escolas e níveis de ensino. Este trabalho mostrou que a proposta pode ir além de um Projeto Integrador, cujas ações podem ser ajustadas para serem aplicadas como Itinerário Formativo, disciplina Eletiva ou Oficina Pedagógica, dependendo do contexto escolar e das iniciativas do docente.PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
A compreensão do pensamento científico histórico, subsidiando o entendimento das concepções científicas de professores da educação básica(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-04-25) Yamashiro, Ananda Yumi; Raboni, Paulo César de Almeida
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
A presente dissertação de mestrado busca investigar as concepções de ciência de professores das disciplinas de Física, Química e Biologia a fim de traçar aproximações entre o que entendem e descrevem enquanto ciência, com algumas noções discutidas pela história do desenvolvimento científico. A hipótese que norteia este estudo surge a partir da leitura de autores que evidenciam o caráter inconcluso desse pensamento e narram a trajetória do mesmo ao longo da história, evidenciando a importância do (re)conhecimento das proposições filosóficas e epistemológicas deste percurso. Surge então, a seguinte problemática: a necessidade de demonstrar que as concepções filosóficas e epistemológicas da ciência não estão alheias ao sujeito, mas dialogam com suas vivências e visões de mundo. Para que se possa discutir essas aproximações, utilizou-se de pesquisa qualitativa e de cunho exploratório. Os dados deste estudo foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas e com o auxílio de gravações de áudio. As análises foram feitas a partir de transcrições e anotações em um diário de campo. Partindo das próprias concepções de ciência como métrica de análise, configurou-se compreensões que fluem entres os seguintes valores: valores empírico-indutivistas (1), valores hipotético-dedutivos (2), valores com níveis de ruptura epistemológica (3) e valores positivo-cartesianos (4). Essa noção de valores não representa, no entanto, categorias de análises, são conceitos criados a partir das discussões apresentadas e serão utilizados para buscar no conteúdo das entrevistas, indícios que aproximem os trechos dos relatos com as características apresentadas para cada valor.PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
Integração de dados LiDAR e imagens ópticas terrestres para a geração de nuvens de pontos multiespectrais(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-10-25) Norberto, Isabella Subtil; Tommaselli, Antonio Maria Garcia
; Shimabukuro, Milton Hirokazu
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
A geração de nuvens de pontos multiespectrais pode ser viabilizada com a integração de sensores, combinando câmaras multiespectrais e sistemas LiDAR (Light Detection and Ranging). Atualmente, escâneres terrestres comerciais permitem a obtenção de nuvens de pontos coloridas em RGB. No entanto, soluções para a captura de nuvens de pontos multiespectrais com múltiplas bandas de uma câmara ainda não estão amplamente disponíveis no mercado. Nesta dissertação, foram utilizadas diferentes técnicas para criar um fluxo de processamento capaz de resultar em uma nuvem tridimensional multiespectral. A compatibilização geométrica dos dados foi realizada estabelecendo as posições da câmara em relação à nuvem por meio da fototriangulação. Após a estimação da posição e atitude das imagens, as informações foram utilizadas para a determinação do ponto de vista do observador (câmara) em relação ao objeto (nuvem de pontos). A abordagem proposta visa reduzir o custo computacional ao diminuir a densidade de pontos fora da região de interesse da imagem e minimizar os efeitos do duplo mapeamento antes da atribuição de valores multiespectrais à nuvem de pontos. O método de culling otimiza o processamento, descartando pontos fora do volume visível da câmara. Por outro lado, o algoritmo Hidden Points Removal é ideal para identificar e rotular pontos oclusos, que são obstruídos por outros pontos mais próximos ao sensor, além de mitigar o duplo mapeamento. Essas técnicas atuam de forma complementar ao restringir o cálculo das projeções espectrais exclusivamente aos pontos visíveis da nuvem de pontos, utilizando as equações de colinearidade para relacionar as coordenadas tridimensionais aos valores espectrais. Como resultado das técnicas utilizadas, a colorização revelou-se eficaz quando realizada com uma quantidade adequada de pontos de controle bem distribuídos, com múltiplas estações para mitigar distorções originadas do alinhamento das imagens, coleta do LiDAR na resolução 814 pt/m², aplicação do culling reduziu o custo computacional em quatorze vezes e a rotulação de pontos oclusos, localizados fora do volume de visualização da câmara. As técnicas empregadas mostraram-se operacionalmente eficientes para a colorização. Entretanto, problemas observados durante a coleta, como os movimentos causados pelo vento, podem impactar significativamente a obtenção de um produto de alta resolução espacial.PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
A morte nunca vem sozinha: temas fraturantes e formação docente(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-10-14) Doná, Gabrielly; Souza, Renata Junqueira de
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
A literatura infantil abrange um campo vasto de estudos, dentro dela, os temas fraturantes estão ganhando maior enfoque em produções literárias e acadêmicas nos últimos anos. Muitas são as questões presentes no cotidiano escolar, indo desde agressividade, bullying, preconceito até temáticas como a perda, o luto e a morte. Especificamente a morte teve maior relevância desde 2020, em decorrência do período de pandemia pela Covid-19. Percebemos, através de atividades em escolas públicas, que o tema não se referia apenas à morte em si, mas também ao sentimento de perda de colegas que tiveram que acompanhar os pais e se mudaram de cidade e de escola. Para abordar os temas fraturantes, tomamos como base principalmente as contribuições apresentadas por Barros e Azevedo (2019), Davila e Souza (2013), Rodrigues e Souza (2020), Souza (2015), Ramos e Fonseca (2015), Hanan Díaz (2020), já sobre a temática da morte na literatura infantil, nos embasamos sobretudo em Lottermann (2006), Santana (2014), Lopes (2013), Paiva (2011). A partir das experiências pessoais e educacionais supracitadas, construímos o objetivo geral desta dissertação de mestrado: analisar o modo como professoras de uma escola municipal entendem e propõem práticas com textos literários que abordem temas fraturantes, assim, contribuindo para que eles sejam levados à sala de aula. Na sequência, os objetivos específicos são: 1. Efetuar um levantamento do tipo “estado do conhecimento” de modo a identificar como os trabalhos acadêmicos (2010-2023) têm definido e abordado a literatura de temas fraturantes; 2. Identificar o modo como as professoras definem e dizem trabalhar temas fraturantes em sala de aula por meio de livros infantis, com destaque para a abordagem da temática da morte; 3. Desenvolver uma formação sobre a abordagem com livros infantis de temáticas fraturantes e analisar o modo como as professoras incorporam os conhecimentos produzidos durante essa formação na elaboração de planos de aula. Desse modo, a pesquisa tem caráter qualitativo e evidencia-se como uma pesquisa de campo e uma pesquisa-ação. Metodologicamente, realizamos entrevistas com docentes, ofertamos um minicurso, propusemos às professoras que elaborassem um plano de aula sobre uma prática literária com um livro de temática fraturante, que poderia ou não discorrer sobre a morte, considerando as estratégias de compreensão leitora (Solé, 1998; Girotto; Souza, 2010; Souza, 2019). Por meio dessas práticas, conseguimos compreender a percepção das professoras sobre o que são os temas fraturantes e, inclusive, o que pensam sobre abordar o tema da morte com as crianças, bem como pudemos formá-las para o trabalho com tais temáticas. Dentre os principais resultados deste estudo, destacamos: o trabalho com os temas fraturantes em sala de aula é uma preocupação das professoras e, quando ocorria, o livro era utilizado como meio para se chegar a um determinado fim; os livros com temática da morte, muitas vezes, não são levados até a sala de aula pelas professoras por insegurança delas próprias, sendo de maneira intrínseca – não lidam bem com o assunto – ou extrínseca – têm receio da reação dos alunos e dos pais. E, por fim, a formação das professoras a partir do minicurso gerou bons resultados, contribuindo para que temas fraturantes sejam abordados em sala de aula de forma planejada, assertiva e sem retirar o caráter estético dos textos literários infantis selecionados e utilizados, além de ter contribuído para a mudança da visão das professoras participantes sobre o assunto. Esses dados confirmam a relevância de se realizar formações com professores que estão na rede de ensino, com o intuito de que os temas fraturantes sejam compreendidos e levados de forma planejada para os alunos.PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
Programa Educação 5.0 e a inclusão dos estudantes elegíveis aos serviços da educação especial em uma rede municipal de educação(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-28) Lucinda, Claudiane Silva Costa; Galhardo, Eduardo
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
A problemática desta pesquisa está inserida na análise do trabalho voltado aos estudantes elegíveis ao serviço da educação especial dentro do que propõe o Programa Educação 5.0 instituído pela rede de ensino de um município do interior paulista. É consenso que o uso de tecnologia na escola pode ter um impacto significativo na vida de estudantes com deficiência, oferecendo diversas oportunidades para facilitar o aprendizado e promover a inclusão. O objetivo deste estudo consiste em propor ações que auxiliem na inclusão deste estudante nas salas de aula regulares, no contexto do Programa de Educação 5.0. O estudo buscou, primeiramente, situá-lo no contexto histórico, evidenciando todas as lutas vivenciadas até aqui, buscando apresentar, também, a importância das políticas públicas voltadas para a inclusão da pessoa com deficiência na escola. Além disso, a pesquisa busca compreender de quais maneiras a tecnologia pode ser uma colaboradora no processo de adequação das práticas escolares para estudantes elegíveis aos Serviços da Educação Especial. Utilizou-se, como metodologia, uma abordagem qualitativa a partir da técnica análise de conteúdo. Uma das ações do Programa Educação 5.0 foi o oferecimento do curso “Educação 5.0: metodologias ativas e ensino híbrido” a todos os docentes efetivos da rede. A partir da análise dos recursos educacionais elaborados pelos professores, esta pesquisa procurou relacionar aqueles que contemplavam o estudante com deficiência. Após esta primeira análise, chegou-se ao total de 27 produtos educacionais, os quais foram analisados e separados em cinco categorias: a) área da educação; b) público-alvo; c) acessibilidade; d) deficiência ou transtorno abordado; e) recurso educacional. Por meio de um questionário, os professores autores destes recursos foram consultados, visando uma maior compreensão de como eles têm vislumbrado o estudante com deficiência e outros transtornos diante das mudanças propostas pelo Programa Educação 5.0. Na conclusão do estudo, percebemos a necessidade e importância da formação continuada dos professores buscando adequar a nova prática pedagógica, a partir do uso de metodologias ativas, às necessidades formativas de todos os estudantes, contemplando suas necessidades individuais e específicas.PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
Jardins drenantes para captação de águas pluviais: estudo de caso da cidade de Teodoro Sampaio/SP(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-19) Silva, Alex Sandro da; Okimoto, Fernando Sérgio
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
A organização de uma cidade sustentável, prevista nos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) é uma ação cada vez mais necessária na caracterização do município, bem como o aumento do bem-estar da população, melhoria da paisagem, melhoria no conforto térmico à população, dentre outros. Assim, a presente pesquisa tem como objetivo avaliar a viabilidade técnica da implantação de jardins drenantes na cidade de Teodoro Sampaio/SP, localizada na região do oeste paulista, como estratégia para tornar a cidade mais atraente, verde e resiliente aos eventos decorrentes de chuvas intensas, de modo a contribuir com uma cidade e comunidade mais sustentável (ODS 11). O desenvolvimento deste projeto procura buscar melhorias socioambientais para os munícipes de Teodoro Sampaio/ SP, por meio do plantio de árvores em ruas e avenidas, promovendo, desta forma, mais beleza ao munícipio e qualidade de vida aos moradores. Também, o estudo do clima urbano em cidades de pequeno porte tem crescido, devido à necessidade de se entender a dinâmica climática em locais com menor expressividade territorial e com possibilidade de ter um crescimento urbano mais bem planejado. Para alcançar o objetivo proposto realiza-se uma pesquisa bibliográfica e a análise in loco da cidade, registrando-se por meio de fotografias e aplicação de questionário à população. Finalizamos esse trabalho com a proposição de um jardim drenante e de um sistema de monitoramento e gestão deste. Para propor um projeto de jardim drenante para o planejamento de um crescimento urbano que priorize uma cidade sustentável, a área de estudo é contemplada dentro da concentração do Programa Recursos Hídricos e Meio Ambiente da FCT, apresenta articulações com a ODS 11- Cidades e comunidades sustentáveis: tornar as cidades e as comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis; que se propõe no presente trabalho de pesquisa. Analisou-se o clima urbano de Teodoro Sampaio/SP, município localizado no extremo oeste paulista, no Pontal do Paranapanema. A cidade tem aproximadamente 22 mil habitantes e uma área urbana com construções horizontais e com atividades econômicas diversificadas: comércio, serviços e indústrias. Durante o processo de fotografar e aferir temperatura de ruas e avenidas na cidade de Teodoro Sampaio/ SP é notório que em ruas mais movimentadas, como a Avenida Cuiabá, a sensação térmica de temperatura mais elevada é mais perceptível, o que também foi verificado com a opinião da população quando da aplicação do questionário e com a observação da temperatura. Além disso, é perceptível com a aplicação do questionário e nos registros fotográficos que a Avenida Cuiabá em dias chuvosos apresenta alagamentos. Essa pesquisa pode ser realizada em qualquer cidade que tenha o número reduzido de árvores. Elas dão sombra e diminuem a temperatura, proporcionando maior conforto térmico. A implementação de jardins drenantes em Teodoro Sampaio pode trazer benefícios em termos de gestão de águas pluviais, preservação ambiental, sustentabilidade e qualidade de vida para os habitantes da cidade. Conclui-se que o projeto proposto é viável e pode contribuir na busca de uma cidade sustentável, promovendo melhor qualidade de vida à população.PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
Identificação de estudantes com indicadores de altas habilidades ou superdotação e estratégias inclusivas de enriquecimento curricular para os anos iniciais(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-10-31) Rossi, Pamela Leal Marinho; Villela, Fabio Camargo Bandeira
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
A presente pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva – PROFEI da Faculdade de Ciências e Tecnologia - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – FCT/UNESP, inserida na Linha de Pesquisa: Práticas e Processos Formativos de Educadores para Educação Inclusiva. Teve como objetivo geral investigar os impactos da implementação de um processo de identificação de indicadores de altas habilidades ou superdotação de estudantes com indicadores de altas habilidades ou superdotação em uma escola da rede municipal do Rio de Janeiro e como objetivos específicos traçar os perfis de AHSD observados, relacionando-os à teoria as Inteligências Múltiplas de Howard Gardner, cujas características serviram como base para as propostas de estratégias de enriquecimento curricular, além de recomendar, por meio de um infográfico, estratégias de implementação de enriquecimento curricular de forma a atender às necessidades específicas dos estudantes com indicadores de AHSD. A pesquisa abordou a importância da identificação em sala de aula desses estudantes e a implementação de estratégias pedagógicas de enriquecimento curricular para atender suas necessidades educacionais específicas. Para a identificação de indicadores de AHSD, foram utilizados instrumentos como o Guia de Observação Direta em Sala de Aula e a Lista Base de Indicadores de Superdotação (LBISD) em 17 estudantes participantes da pesquisa com a colaboração de suas professoras. A pesquisa destacou que o olhar atento e intencional da professora em sala de aula permitiu uma avaliação integral do comportamento superdotado dos estudantes, pois considerou aspectos diversos como os que envolvem a criatividade, o envolvimento com a tarefa e a habilidade acima da média. As estratégias de enriquecimento curricular propostas englobaram atividades que ofereceram, não apenas um aprofundamento, mas também uma ampliação do currículo escolar, permitindo que os estudantes com AHSD se engajassem em tarefas desafiadoras e criativas, atendendo suas áreas de maior interesse. Essas estratégias foram organizadas em um recurso educacional consultável, desenvolvido para auxiliar professoras a identificar e atender características de altas habilidades ou superdotação em seus estudantes. Os resultados obtidos incluíram uma perspectiva ampliada de atendimento às necessidades específicas de aprendizagem dos estudantes em sala de aula, além de promover sua inclusão no contexto escolar.PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
Análise de dois espaços de atributos a partir do uso de uma técnica de redução de dimensionalidade e de uma estratégia de detecção de anomalias em imagens de sensoriamento remoto(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-13) Marinho, Giovanna Carreira; Dias, Maurício Araújo
; Eler, Danilo Medeiros
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
A redução de dimensionalidade é uma das transformações de dados mais usadas em pesquisas científicas. Ela desempenha um papel crítico na manutenção das propriedades significativas dos atributos dos dados enquanto transforma esses dados de um espaço de alta para um de baixa dimensão. Estudos anteriores, e.g., sobre análise de imagens, comparando dados desses dois espaços descobriram que, geralmente, qualquer estudo relacionado à detecção de anomalias pode alcançar resultados iguais ou semelhantes quando aplicado a ambos os espaços dimensionais. No entanto, não existem estudos que comparam diferenças nesses espaços dimensionais relacionadas à estratégia de detecção de anomalias baseada na Taxonomia de Kittler (ADS-KT, do inglês Anomaly Detection Strategy based on Kittler’s Taxonomy). Este estudo tem como objetivo investigar as diferenças entre os dois espaços dimensionais, quando a técnica redução de dimensionalidade Principal Components Analysis (PCA) está associada à ADS-KT durante a análise de uma imagem de satélite. A metodologia iniciou com a execução da fase inicial da ADSKT para criar o espaço de alta dimensão. Logo após, a técnica de redução de dimensionalidade PCA gerou o espaço de baixa dimensão, em que combinações desse espaço foram feitas. Algumas características foram extraídas desses espaços dimensionais e analisadas com base em gráficos. Por fim, as abordagens de aprendizado de máquina, de acordo com a ADS-KT, produziram resultados para esses espaços. No capítulo de resultados, as métricas e as análises que avaliaram os espaços dimensionais apresentaram comportamentos diferentes. Em geral, nenhum espaço de atributos foi capaz de gerar os resultados com a mesma intensidade e qualidade que aquele obtido no espaço de alta dimensão. Portanto, concluímos que a redução da dimensionalidade impacta diretamente na aplicação da ADS-KT.PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
Ocorrência de nitrato em poços artesianos de assentamentos rurais no município de Mirante do Paranapanema, Estado de São Paulo - Brasil(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-09) Oliveira, Robson Ivani; Guimarães, Raul Borges
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
A Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Pontal do Paranapanema (UGRHI-22) passou por grandes mudanças no uso e cobertura do solo após a implantação de assentamentos rurais a partir de 1995, especialmente no município de Mirante do Paranapanema, objeto deste estudo. Nesse município, foram assentadas 1.631 famílias em lotes rurais, abrangendo aproximadamente 40 mil hectares. Os impactos mais relevantes foram observados na população, na renda, no trabalho e na produção agropecuária. Destaca-se a distribuição da população entre áreas urbanas (58,88%) e rurais (41,12%) e a renda média per capita diária das famílias assentadas, que é cinco vezes superior ao limite de US$ 1,90 considerado pela ONU como linha de extrema pobreza. Além dos assentamentos, destaca-se a instalação e operação da usina Conquista do Pontal, em 2009, que contribuiu para o aumento da área plantada com cana-de-açúcar, matéria-prima para a produção de álcool e açúcar. Somente em Mirante do Paranapanema, a colheita de cana passou de 53.461 toneladas em 2006 para 1.508.511 toneladas em 2017, ocupando uma área de 21.382 hectares. No processo produtivo, para cada litro de etanol produzido, são gerados, em média, 13 litros de vinhaça. Esse efluente é frequentemente reutilizado no solo como fertilizante em um processo chamado fertirrigação. Entretanto, a vinhaça contém altas concentrações de nitrato, que podem infiltrar no solo e alcançar o lençol freático. O íon nitrato (NO3-), quando presente em concentrações superiores ao limite de potabilidade de 10,0 mg (como N)/L, pode causar doenças como a metemoglobinemia, conhecida como "síndrome do bebê azul", em crianças, além de estar associado ao desenvolvimento de câncer linfático e gástrico em adultos. O nitrato pode ocorrer naturalmente em águas subterrâneas em concentrações inferiores a 0,7 mg/L, enquanto valores superiores indicam contaminação de origem antrópica. Diante disso, este trabalho teve como objetivo analisar a água de 15 poços artesianos utilizados para consumo humano em assentamentos rurais do município de Mirante do Paranapanema, determinando as concentrações de nitrato por meio de análises realizadas pelo Instituto Adolfo Lutz de Presidente Prudente. Os resultados indicaram que as menores concentrações de nitrato foram encontradas em poços localizados no centro dos assentamentos, enquanto as maiores concentrações foram observadas em poços próximos à usina Conquista do Pontal. Conclui-se que as terras no município estão em processo de contaminação por nitrato, o que exige monitoramento constante para controle e prevenção. Este cenário destaca a importância de ações imediatas para proteger a qualidade da água e, consequentemente, a saúde da população rural.PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
O ir e vir em cidades amazônicas: práticas cotidianas de mobilidade e fragmentação socioespacial(Universidade Estadual Paulista, 2024-07-09) Carrera, Rayan Valter Oliveira; Catelan, Márcio José Veríssimo
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
As cidades de Castanhal e Marabá, situadas no estado do Pará, apesar de conformarem a rede urbana amazônida-paraense, apresentam lógicas socioespaciais distintas, reverberando a centro-periférica, para Castanhal, e a fragmentária, para o caso específico de Marabá. Em Castanhal, por sua vez, observa-se a emergência de uma reestruturação da cidade a partir da formação de novos núcleos embrionários, enquanto em Marabá consolida-se uma configuração marcadamente multi(poli)cêntrica. Com base nesses contextos, este estudo tem por objetivo geral analisar as dinâmicas correlata ao processo de fragmentação socioespacial e as práticas cotidianas de mobilidade nas cidades médias de Castanhal e Marabá, no estado do Pará, com foco nas lógicas socioespaciais predominantes e suas implicações para o direito à mobilidade e à cidade. A pesquisa adotou uma abordagem quali-quantitativa, combinando a análise das experiências individuais com a compreensão das estruturas e instituições como resultantes da ação social. Com base nisso, foram empregadas técnicas estatísticas para o tratamento de dados, bem como representações gráficas e cartográficas, com o objetivo de reforçar a interpretação dos resultados. Por sua vez, os resultados salientam que, na cidade de Castanhal, o processo de segregação socioespacial se intensifica, mantendo-se atrelado à lógica centro-periférica e correlacionado a emergência de novos núcleos secundários, sugerindo uma complexificação gradual do espaço urbano, com uma manifestação tímida, porém presente, de processos fragmentários. Em contraste, Marabá apresenta uma clara lógica fragmentária, resultado de seu desenvolvimento histórico e das políticas de expansão atrelada ao mercado imobiliário, reverberando numa distribuição assimétrica de poder e influência econômica entre seus núcleos urbanos e acentuando a segmentação social em âmbito residencial e de consumo. Em ambos os cenários, contudo, reverbera a busca por autonomia manifestada nas estratégias de mobilidade cotidiana dos citadinos menos favorecidos economicamente, revelando adaptações que, apesar de não se manifestarem como práticas subversivas, refletem a resiliência e a busca por superação das barreiras erigidas ante essas novas e cada vez mais complexas tramas urbanas.PublicaçãoDissertação de mestrado Acesso Aberto
Formação de professores: adaptação curricular da leitura e escrita para estudantes com deficiência intelectual(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-11-19) Onohara, Juliana Vasques; Galhardo, Eduardo
; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Consoante à perspectiva inclusiva e tendo como hipótese inicial a premissa de que os sistemas de ensino ainda apresentam severas dúvidas e inseguranças relacionadas à efetivação da adaptação curricular capaz de favorecer uma educação inclusiva de qualidade para estudantes com deficiência intelectual, esta pesquisa visa identificar e analisar informações, dados burocráticos e pedagógicos, de duas escolas públicas de um município do interior paulista, que permitam a constituição de um panorama fidedigno da realidade do processo educacional com foco no desenvolvimento da leitura e escrita nos primeiros anos do ensino fundamental, no que tange aos processos de inclusão e adaptação curricular do estudante com deficiência intelectual (EDI). O objetivo da pesquisa versou sobre compreender as questões que envolvem a adaptação curricular no contexto da inclusão escolar de EDI, considerando a importância da formação continuada de professores para promover a efetiva inclusão. Para que a caracterização e descrição dos dados coletados fosse de fato eficaz, a opção metodológica efetuada neste estudo incidiu na pesquisa qualitativa descritiva. A coleta de dados foi realizada por meio de revisão bibliográfica e documental, entrevistas e observação. A partir da análise dos dados foi possível compreender que às adaptações curriculares atuam como elemento fundamental do processo de ensino/aprendizagem da leitura e escrita e que, o investimento na formação continuada, reconduzindo as reflexões do professor sobre sua prática e o trabalho colaborativo com o professor do Atendimento Educacional Especializado são fundamentais para êxito do processo.