Presidente Prudente - FCT - Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI Permanente para esta coleçãohttps://hdl.handle.net/11449/253963
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ItemDissertação de mestrado Ações e reflexões sobre a convivência escolar: uma introdução ao enfrentamento do conflito e indisciplina em aulas de educação física escolar(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020-11-30) Fermino, Pamela Helena Diniz ; Romero, Luiz Rogério ; Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente PrudenteThis study intends to reflect on the coexistence in physical education classes and the difficulties of coping with conflicts and indisciplines. Based on a literature review, it is possible to observe the current state of research and publications on this topic. We subsequently present a documentary analysis of the subjects coexistence, conflict and indiscipline, referring to public publications in the national sphere and also of the documents that guide it as schools in the state of São Paulo, as it is understood that it is necessary to know the functioning of the regulatory devices for better manage conflict situations at school. As a final product, a mini video course and a booklet were created, forming an educational production in order to disseminate the information raised in a more didactic way and thus share knowledge with the academic community in the area of school physical education and with physical education teachers. The results obtained up to now allow the realization of this content, however the magnitude of the subject is known and developments on this theme are still paid for.ItemDissertação de mestrado Desenhando sequências numéricas: encontro entre a matemática e a arte(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-26) Neves, Ana Laura da Silva ; Nogueira, José Roberto ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) deixa estabelecido competências e habilidades a serem desenvolvidas durante cada etapa da educação básica e neste trabalho destacaremos as habilidades que envolvem as sequências numéricas. Além de nortear os currículos do Brasil com o que deve ser aprendido em cada ano escolar em cada disciplina, também está previsto na BNCC o trabalho interdisciplinar, que consiste em duas ou mais disciplinas de mesma natureza ou naturezas diferentes trabalhando em conjunto para o desenvolvimento do conhecimento, assim o aluno estabelece conexões de temas em conceitos de diferentes disciplinas. A interdisciplinaridade é a base deste trabalho. Aqui serão estudadas as teorias sobre as sequências numéricas e serão apresentadas propostas de aulas pautadas na interdisciplinaridade. Conectaremos a Matemática com a Arte com o intuito de melhorar a compreensão e a construção do conhecimento dos alunos sobre sequências, além de ser uma alternativa de aula mais atrativa do que uma aula expositiva tradicional. Pensando nisso, trouxemos a sugestão de construir mosaicos como forma de representar uma sequência numérica. As propostas de aula visam contemplar os anos e séries das habilidades previstas, mas não impede que sejam trabalhadas em outros anos e séries desde que o aluno já tenha o conhecimento prévio necessário em cada caso.ItemDissertação de mestrado A percepção dos professores dos anos finais do ensino fundamental sobre o ensino de matemática voltado para construção de sentido(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-20) Almeida, Leonardo Almerindo Novaes de ; Ortega, Eliane Maria Vani ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O presente trabalho foi desenvolvido no programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Unesp, campus de Presidente Prudente, na linha de pesquisa Processos Formativos, Ensino e Aprendizagem. No campo da Educação Matemática há estudos sobre a importância da construção de sentido pelos estudantes durante o processo de ensino e aprendizagem dos conceitos matemáticos nas escolas. Contudo, neste trabalho, questionamos as possíveis razões de, mesmo considerando resultados de estudos no campo acadêmico que defendem a importância de atribuição de sentido pelos estudantes no processo de ensino e aprendizagem dos conceitos matemáticos, ao que parece, ainda permanece como um grande desafio superar a prática fundamentada em procedimentos repetitivos e mecânicos nas aulas de Matemática. Assim, o objetivo do presente trabalho foi analisar as percepções dos professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental sobre a abordagem dos conceitos matemáticos voltada para a construção de sentido e relacionar com estudos produzidos academicamente sobre a temática. A pesquisa é de caráter qualitativo, analítico-descritivo, envolvendo a utilização de entrevistas com professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental. A partir do levantamento bibliográfico, identificamos que as pesquisas produzidas sobre a temática tendem a considerar a influência de abordagens metodológicas como essencial para a construção de sentido nos estudantes. A partir do referencial teórico utilizado, destacamos a polissemia do termo “sentido” e aspectos importantes que precisam estar presentes na construção de sentido de um determinado conceito matemático: a linguagem, a contextualização, não apenas relativa aos possíveis usos no cotidiano, mas também na própria ciência e importância de se considerar a subjetividade do estudante. Ainda, adotamos a definição de sentido como uma relação de comunicação e assimilação efetiva sobre determinado objeto. Em relação às entrevistas realizadas, identificamos que os professores seguem a tendência do levantamento de estudos realizado, considerando as abordagens metodológicas como solução para a construção de sentido dos conceitos matemáticos. Contudo, ainda que tais abordagens sejam relevantes, existem outros fatores envolvidos no processo de construção de sentido que também são essenciais para que o aluno possa compreender efetivamente, como a linguagem, o querer ou não querer do aluno, o momento de aprendizagem e individualidade dele. Os docentes tentam aproximar os conceitos dos estudantes referindo-se ao cotidiano a fim de estimular o estudo e o interesse deles pela aprendizagem, fundamentando a construção de sentido a partir da aplicabilidade no dia a dia. Destacam o desinteresse, a falta de perspectiva do estudante em relação ao futuro e a formação do professor como dificultadores para se construir sentido durante a relação de ensino-aprendizagem e apontam a contextualização e escolha adequada de abordagens metodológicas como possibilidades para se construir sentido.ItemDissertação de mestrado Indústria 4.0 e desenvolvimento regional: análise de patentes no município de Campinas/SP(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-09) Nardez, Eduardo ; Sposito, Eliseu Savério ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O trabalho tem como objetivo levantar indicadores de propriedade intelectual, incluindo patentes de invenção, para auxiliar na compreensão do desenvolvimento da indústria 4.0 em Campinas/SP, identificando as políticas públicas que influenciam no desenvolvimento regional, abordando a infraestrutura disponível no município, como entrevistas com atores das instituições de ciência e tecnologia (CT&I) que estão acompanhando as tendências mundiais na construção de um ambiente favorável à Indústria 4.0. O procedimento metodológico consistiu na utilização da base de dados do INPI, juntamente com a dissertação de Santos (2023), o relatório Patents and the Fourth Industrial Revolution e entrevistas com as instituições científicas e tecnológicas de Campinas. Por fim, foram realizadas a organização, interpretação, avaliação e representação cartográfica de dados e indicadores concernentes às etapas e objetivos enunciados. Como contribuição, temos: o enfoque nos indicadores de propriedade intelectual, como patentes de invenção, demonstrando que, apesar de existirem outros métodos para registrar o potencial da indústria 4.0 no Brasil, a geração de patentes pode ser uma das formas de produzir informações sobre esse potencial. A patente é um instrumento que aplica a incorporação de P&D e força de trabalho qualificada em áreas de ciência e tecnologia. Os resultados mostram que, apesar de Campinas ser um importante polo tecnológico com indústrias de alta tecnologia, é a presença forte das instituições públicas de pesquisa que mostra a força para o desenvolvimento de patentes na indústria 4.0. Considera-se que a indústria 4.0 tem suas implicações espaciais no desenvolvimento desigual que pode surgir desses avanços, enfatizando a necessidade de políticas que apoiem o progresso tecnológico e social.ItemDissertação de mestrado Análise de estabilidade de escoamento em tubo do fluido Oldroyd-B(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-30) Silva, Renan Manuel Pighini da ; Brandi, Analice Costacurta ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Na Dinâmica dos Fluidos, muitos escoamentos importantes envolvem fluidos viscoelásticos, e determinar se esses escoamentos acontecem em regime laminar ou turbulento é essencial. A interação entre forças inerciais e elásticas exerce uma influência significativa na hidrodinâmica desses fluidos, mas o efeito da elasticidade sobre a estabilidade dos escoamentos ainda não foi completamente resolvida. O presente trabalho investiga instabilidades que se propagam como ondas de Tollmien-Schlichting para o escoamento axissimétrico de Hagen-Poiseuille, incompressível, utilizando o fluido viscoelástico modelado por Oldroyd-B. A análise da estabilidade desses escoamentos viscoelásticos é realizada em resposta a perturbações não estacionárias, utilizando a técnica da Teoria de Estabilidade Linear. Diversas simulações numéricas foram realizadas variando os parâmetros adimensionais do escoamento no tubo para o fluido modelado por Oldroyd-B, com o intuito de avaliar as curvas neutras e as taxas de amplificação.ItemDissertação de mestrado Existência de soluções normalizadas para a equação de Schrödinger não linear(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-13) Salazar, Raul Moises Villalba ; Pimenta, Marcos Tadeu de OliveiraNeste trabalho estudamos resultados de existência de solução para uma equação de Schrödinger não linear, com não-linearidade dada pela soma de potências e com uma massa pré-determinada nos dados do problema. Estudaremos os casos L^2−subcrítico, L^2−crítico e L^2−supercrítico. Em cada um deles, como veremos, o funcional energia apresenta diferentes geometrias, o que exige a utilização de técnicas diversas.ItemDissertação de mestrado A participação dos grupos econômicos MRV e Rodobens nas dinâmicas imobiliárias de cidades médias paulistas: uma análise a partir das cidades de Presidente Prudente e Ribeirão Preto(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-23) Corrêa, Bruna Ribeiro ; Melazzo, Everaldo Santos ; Britto, Natália Daniela Soares de Sá ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)O objetivo principal desta dissertação é compreender as atuações dos grupos MRV e Rodobens na dinâmica imobiliária de duas cidades médias paulistas. O recorte empírico escolhido é o de duas cidades médias que apresentam empreendimentos da MRV e Rodobens: Presidente Prudente e Ribeirão Preto, localizadas em situações geográficas estratégicas do estado paulista e, por isso, componentes de redes urbanas de ordens distintas. Apesar de exercerem papéis diferentes na rede urbana, é importante investigar como o espaço intraurbano de cada uma delas é produzido, principalmente, no que se refere às particularidades dos agentes imobiliários e, sobretudo, o modo de atuação dos grupos MRV e Rodobens. A dissertação encontra justificativa ao serem considerados os novos mecanismos da dinâmica imobiliária de duas cidades médias ao analisar as atuações de dois expressivos grupos econômicos em suas semelhanças e diferenças com as dinâmicas gerais de construção/incorporação imobiliária. Metodologicamente, a pesquisa se apoiará em quatro eixos: a) levantamento bibliográfico, b) levantamento de dados secundários, c) trabalhos de campo, d) levantamento documental, além da análise e sistematização dos resultados obtidos. Identificamos que as ações do grupo MRV e Rodobens (a partir da empresa RNI) em Presidente Prudente e Ribeirão Preto não definem em última instância a dinâmica imobiliária dessas cidades, mas contribuem para as lógicas e estruturas já estabelecidas. As decisões dos grupos econômicos são moldadas com base em seus contextos econômicos e financeiros e a implementação dos empreendimentos depende de fatores específicos de cada cidade. Isso destaca a complexidade e a importância de uma abordagem multiescalar na análise das operações de grandes grupos econômicos no setor imobiliário brasileiro.ItemDissertação de mestrado Experiência e práxis no PIBID: uma proposta de formação inicial docente a partir de jogos digitais(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-19) Cavalcanti, Silvia Diener ; Schlünzen Junior, Klaus ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Este estudo versa sobre a formação inicial de futuros professores, participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), licenciandos em Geografia na perspectiva da educação inclusiva, das tecnologias digitais da informação e da comunicação (TDIC) e dos jogos digitais educativos como ferramentas educacionais. A pesquisa é qualitativa e inclui uma revisão de literatura abrangente sobre a formação inicial de professores de Geografia, educação inclusiva, o PIBID, formação de professores e currículo, o PIBID e o estágio supervisionado, além de TDIC e jogos educacionais. O percurso metodológico adotado envolveu três estudos exploratórios, sendo dois bibliográficos e um documental, sobre os currículos do curso de licenciatura em Geografia de nove universidades públicas federais e um instituto federal, este último sendo a instituição de ensino superior dos licenciandos envolvidos no estudo. A coleta e análise de dados foram realizadas a partir de questionários e relatos de experiências dos participantes, visando aprimorar as práticas docentes para a inclusão. O objetivo principal deste estudo foi apresentar contribuições para a formação inicial de futuros professores em educação inclusiva. Os principais achados revelam uma lacuna significativa na efetiva implementação da educação inclusiva nos cursos de Licenciatura em Geografia e reforçam a importância de programas de iniciação à docência, como o PIBID, para o aprimoramento e valorização da prática pedagógica voltada para a inclusão escolar, bem como a compreensão das TDIC e do jogo digital como potenciais recursos pedagógicos. Este estudo propõe a continuidade do debate sobre essa temática e sugere, como contribuição tangível, o design de conceito de um jogo digital de Geografia, a ser utilizado por graduandos durante sua participação no PIBID e executado por estudantes com dificuldade moderada na linguagem escrita. Por fim, a pesquisa propõe uma reavaliação dos currículos dos cursos de licenciatura com relação ao tema da inclusão, a fim de que as instituições de ensino superior possam não apenas formar excelentes pesquisadores no campo da Ciência Geográfica, mas também professores qualificados para lidar com os diversos desafios relacionados à inclusão escolar impostos pelo exercício do magistério.ItemDissertação de mestrado Abordagem multimétodo em apatita na Bacia do Rio do Peixe, nordeste de São Paulo: considerações sobre os processos de metamorfismo, exumação e erosão na Faixa Brasília Meridional(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-20) Bilhar, Jaqueline Dickel ; Tello Sáenz, Carlos Alberto ; Vignol-Lelarge, Maria Lidia Medeiros ; Soares, Cleber JoséA aplicação da geo-termocronologia em sedimentos de rios atuais (SRA), combinada com a análise geoquímica de elementos traço, incluindo elementos terras raras (ETR), pode fornecer importantes informações sobre a proveniência, fertilidade e exumação das fontes de sedimentos. Com aproximadamente 50 km de extensão, o Rio do Peixe (RP), localizado na região nordeste do estado de São Paulo, percorre uma região caracterizada por encostas íngremes, fortemente influenciadas por controles estruturais. O RP atravessa uma variedade de litologias, compostas principalmente por fragmentos e rochas gnáissicas e graníticas, formadas desde o Arqueano até o Neoproterozoico e situadas na porção meridional da Faixa Brasília. Durante o trabalho de campo, foram coletadas amostras tanto do embasamento rochoso quanto de sedimentos do Rio do Peixe (SRP), com o objetivo de obter informações sobre episódios de cristalização/metamorfismo, fertilidade e exumação das fontes de sedimentos aluviais. Para isso, buscou-se aplicar a análise multimétodo na mesma ablação do grão de apatita, usando espectrometria de massa com plasma indutivamente acoplado por ablação à laser (LA-ICP-MS). Essa abordagem permitiu aprimorar os métodos de dupla datação U-Pb e Traço de fissão (TF) e integrar a análise geoquímica de elementos traço. Os dados U-Pb na apatita para todos os grãos revelaram uma idade central de 587,5 ± 3,5 Ma, relacionada com o Ciclo Orogênico Brasiliano/Panafricano. A idade central TF de 157,4 ± 8,3 Ma para todos os grãos sugere um resfriamento da região anterior ao rifteamento do paleocontinente Gondwana. Por meio da modelagem térmica, a amostra do embasamento (RPE-2) indicou um episódio de reaquecimento entre 200 Ma e 120 Ma, associado com eventos compressivos na borda ocidental do paleocontinente Gondwana e posteriormente com a abertura do oceano Atlântico. Já as idades TF em SRP indicaram uma tendência para idades mais antigas (cerca de 180 Ma) na porção intermediária da bacia hidrográfica, sugerindo processo de inversão do relevo. A quantidade de apatitas encontradas no sedimento diminuiu ao longo do curso do rio, com predominância das apatitas ígneas máficas (IM), seguidas pelas apatitas de baixo e médio grau metamórfico (BM), apatitas de alto grau metamórfico (AM) e apatitas ultramáficas (UM). As apatitas IM e BM apresentaram idades similares em torno de 585-594 Ma para U-Pb e 157-167 Ma para TF. Já as apatitas UM registram as idades centrais mais antigas (668 ± 56 Ma para U-Pb e TF de 221 ± 104 Ma), enquanto as apatitas do tipo AM possuem as idades U-Pb e TF mais novas e restritas (580 ± 12 Ma e 128 ± 26 Ma, respectivamente).ItemDissertação de mestrado Proposições de restauração ecológica em área de preservação permanente na área de proteção ambiental do Córrego Timburi, município de Presidente Prudente/ SP(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-28) Gonçalves, Thais Helena ; Araújo, Renata Ribeiro de ; Faculdade de Ciências e Tecnologia- Câmpus de Presidente PrudenteA presente pesquisa em nível de Mestrado teve por objetivo realizar o diagnóstico ambiental de uma Área de Preservação Permanente (APP) em uma propriedade rural localizada na Área de Proteção Ambiental (APA) do Timburi, no município de Presidente Prudente, estado de São Paulo, para a investigação da existência de áreas com conflito de uso. Em sequência, propor a restauração ecológica das áreas degradadas com aplicação de uma técnica adequada. O estudo inclui a discussão acerca da legislação ambiental brasileira e o avanço nos últimos anos no que diz respeito às áreas de APP e APA e sobre planejamento e desenvolvimento sustentável de bacias hidrográficas. Para isto, foi realizada pesquisa bibliográfica e documental sobre o contexto socioeconômico da área de estudo, buscando qual a relação desses processos e fatores com a degradação ambiental e transformação da paisagem. Essa fundamentação teórico metodológica, abordou sobre conceitos importantes, como fatores de perturbação, planejamento e gestão de bacias hidrográficas e políticas públicas ambientais. Como metodologia, foram realizados trabalhos de campo e de gabinete, visando o entendimento do meio físico da APA do Timburi e o diagnóstico ambiental da Área de Preservação Permanente, identificando quanto à ocorrência da vegetação (nativa ou exótica) e capacidade de regeneração natural. A caracterização da área de estudo foi realizada a partir do uso de imagens de satélites as imagens de radar da Missão Topográfica Radar Shuttle (SRTM/NASA,2000) e as imagens de satélite da série LANDSAT versão 8, utilizando o software de geoprocessamento ArcGIS 10.3. Utilizou-se da Resolução do estado de São Paulo SMA nº 32, de 03 de abril de 2014 para a investigação da saúde ambiental da APP e para o cálculo dos indicadores ecológicos foram utilizadas as metodologias estabelecidas na portaria do estado de São Paulo CBRN nº 01/2015. Os resultados demonstraram que a APP possui conflito de uso, sendo a presença de gado um importante fator perturbador. Demonstraram ainda que, o escoamento superficial, por falta de práticas de conservação do solo, provoca acentuação dos processos erosivos, fragilizando a saúde ambiental da APP. Portanto, concluiu-se que a APP se apresenta degradada, sendo indicado o isolamento da área e a proposição de plantio de mudas de espécies arbóreas nativas, seguido de monitoramento com o objetivo de avaliação da necessidade de ações futuras. Destaca-se ainda, a indicação de práticas conservacionistas nas áreas a montante da APP para o alcance do disciplinamento correto do escoamento superficial.ItemDissertação de mestrado Modelos de membrana biológica para estudos de interação molecular e detecção de azul de metileno(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 0024-08-07) Katata, Victoria Midori ; Constantino, Priscila AléssioSensores eletroquímicos são essenciais para diversas áreas, contribuindo para a detecção e monitoramento de diversas moléculas e compostos, incluindo aqueles que podem ser danosos à saúde humana e ao ambiente. Esses sensores são geralmente de baixo custo, rápida detecção e possuem alta especificidade e sensibilidade. Um dos métodos de fabricar os sensores eletroquímicos é a impressão molecular, que produz impressões moleculares, ou seja, cavidades do composto a ser detectado. A tecnologia mais conhecida e reportada é baseada em um polímero, o Polímero Molecularmente Impresso (MIP). No entanto, a fabricação de MIPs pode envolver processos complexos e o uso de materiais potencialmente tóxicos, além de apresentar limitações na uniformidade dos sítios de reconhecimento molecular e na biocompatibilidade dos materiais. Uma alternativa promissora aos MIPs são as Membranas de Impressões Moleculares (MIM), que seguem os princípios dos MIPs, porém utilizando diferentes materiais para a obtenção delas, como por exemplo membranas fosfolipídicas que podem oferecer maior controle na nanoestruturação das cavidades, maior biocompatibilidade e um processo de fabricação menos tóxico e complexo. Sendo assim o objetivo deste trabalho é investigar a interação entre o azul de metileno (AM) e o fosfolipídio 1,2-dipalmitoil-sn-3-glicero-fosfatidilcolina (DPPC) e o cloridrato de poli alilamina (PAH) para formação de filmes de Langmuir, e posteriormente, produzir um filme Langmuir- Schaefer (LS) sobre substrato de óxido de estanho dopado com índio (ITO), e fabricar um sensor utilizando a MIM para a detecção do AM. As isotermas π-A demonstraram uma interação entre o AM, PAH e o DPPC, devido ao fosfolipídio ser zwiteriônico e o AM e o PAH serem catiônicos fazendo com que o AM não fosse expulso da interface ar-água e possibilitando a fabricação dos filmes LS contendo AM, PAH e DPPC. Eletrodos ITO/DPPC+PAH+AM foram fabricados com 3 camadas de filme. Os espectros de UV-Vis e Raman demonstraram a presença do AM no filme após a deposição e a remoção dele, produzindo o eletrodo ITO/MIM, após serem ciclados utilizando voltametria cíclica. A análise eletroquímica em eletrólito inerte confirmou a presença de AM no filme ITO/DPPC+PAH+AM pela presença do par redox do AM. Após a remoção eletroquímica do MB do filme, tais picos ficaram ausentes para o ITO/MIM. O teste de deteção em solução de AM demonstrou a detecção do corante, e o limite de detecção foi de 3,4 x10-7 mol/L. O teste de seletividade realizado com a quercetina demonstrou que o ITO/MIM é seletivo, não apresentando resposta para o flavonoide. As imagens de AFM demonstraram uma rugosidade maior para o DPPC+PAH+AM do que para a MIM, condizendo com o esperado. Conclui-se que o sensor fabricado é seletivo e sensível, proporcionando detecção do AM em baixas concentrações, além de se utilizar de uma metodologia menos complexa e menos tóxica que os MIP. Destaca-se que esta metodologia pode ser otimizada para produzir MIMs visando a detecção de outras moléculas alvo, alterando o fosfolipídio utilizado.ItemDissertação de mestrado A fragmentação socioespacial nas periferias da metrópole de São Paulo: um estudo sobre o cotidiano nas experiências urbanas e mobilidade urbana em São Mateus e Cidade Tiradentes(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-05-27) Santos, Karina Malachias Domingos dos ; Whitacker, Arthur MagonO tema central desta pesquisa foi a análise da fragmentação socioespacial, um processo polissêmico, que foi cotejado à bibliografia específica e sua ocorrência foi tomada como hipótese e investigada na leitura que realizamos desde as periféricas metropolitanas. A partir da leitura sobre as periféricas metropolitanas, especificamente na cidade de São Paulo – SP, fizemos a análise de uma área de estudo correspondente aos distritos de São Mateus e Cidade Tiradentes, localizados na Zona Leste da Capital Paulista, tomando como eixo condutor de investigação: a) a avaliação da diferenciação socioespacial; b) das desigualdades sociais; c) em conjunto com a mobilidade urbana. Isso se fez desde o estudo de sujeitos sociais pré-determinados, considerando suas experiências urbanas. Tal quadro metodológico nos levou a avaliar que os processos acima enumerados, combinados e lidos pelas experiências dos sujeitos, notadamente, a mobilidade urbana, permitiram-nos contribuir para a identificação da ocorrência da fragmentação socioespacial.ItemDissertação de mestrado Concreto sustentável com incorporação de resíduo de construção civil, vidro, raspa de couro e cinza de couro(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-04-19) Quatroque, Vitor Hugo Santana da Silva ; Job, Aldo Eloizo ; Simões, Rebeca DelatoreA indústria brasileira de construção civil, assim como muitos outros setores industriais, enfrenta dificuldades na utilização efetiva de recursos naturais e na redução de resíduos. A produção de concreto consome uma quantidade significativa de recursos. Sendo as emissões de dióxido de carbono (CO₂) grandemente influenciadas pela fabricação dos componentes do concreto. Este estudo propõe a utilização de resíduos de vidro, de construção civil e de raspas de couro como substitutos do agregado miúdo, e cinzas de couro como substituto do cimento Portland, visando mitigar os aspectos negativos do concreto e dos resíduos no meio ambiente. Os resíduos foram escolhidos devido à sua abundante disponibilidade e ao seu descarte incorreto nas cidades brasileiras. Quatro traços iniciais foram propostos em substituição ao agregado miúdo: T1 - 50% resíduo de vidro, T2 - 50% resíduo de construção, T3 e T4 - 3 e 4% resíduo de raspas de couro respectivamente. Além de uma composição com 5% de cinzas de couro adicionadas ao cimento, T5. Os resultados revelaram que o resíduo de couro reduziu significativamente a trabalhabilidade da massa fresca. A resistência à compressão mecânica aos 28 dias para T1, T3 e T4 foram 56,3, 93,3 e 89,9% respectivamente, abaixo do requisito mínimo de 20 MPa exigidos pela NBR 8.953/2015. T2 alcançou 25,83 MPa e T5 atingiu resistência 2,6% acima do traço Controle, 32,51 MPa. T5 foi testado mecanicamente aos 60 dias de cura, e sua resistência alcançou 32,78 MPa. Na segunda fase da pesquisa, foram propostas três combinações de materiais de resíduos: M1 - 50% vidro/50% resíduo de construção; M2 - 50% vidro/50% resíduo de construção / 5% cinzas de couro e M3 - 50% resíduo de construção / 5% cinzas de couro. M1, M2 e M3 alcançaram resistências à compressão mecânica aos 28 dias de cura de 24,93; 31,12 e 28,45 MPa, respectivamente. Entretanto, somente M3 manteve a resistência constante ao longo de 60 dias de idade. Durante o teste de resistência à tração por flexão, M1 e M3 exibiram perfis de ruptura incomuns, enquanto M2 demonstrou um perfil próximo do esperado. Os traços que não mantiveram a resistência requerida aos 60 dias apresentaram poros (vazios) na Microscopia Eletrônica de Varredura e na Microscopia Óptica, enquanto M2 exibiu uma microestrutura sólida. A presença de poros na estrutura interna de M1 e M3 pode ser a razão do aumento da absorção de água durante o ensaio de absorção de água por capilaridade, alcançando 8% e 37% respectivamente, acima do Controle. Em conclusão, T5 e M2 possuem características condizentes com o uso estrutural, pois atendem às especificações delineadas na NBR 8.953 e não houve queda de resistência aos 60 dias. A incorporação de resíduo de vidro, resíduo de construção civil e cinzas de couro na fabricação de concreto representa uma abordagem viável para reduzir o consumo de recursos da construção civil, bem como diminuir os resíduos despejados em lixões.ItemDissertação de mestrado Conectividade hidrodinâmica da Bacia Hidrográfica Ribeirão Lajeado - UGRHI 19, Baixo Tietê, de 2001-2021(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-16) Umbelino, Beatriz Alves ; Rocha, Paulo CesarEste trabalho teve como objetivo avaliar como o meio físico e o uso e cobertura da terra podem interferir nas variáveis limnológicas e nos parâmetros ambientais da água na bacia hidrográfica Ribeirão Lajeado, a partir de análise temporal e espacial. A área de estudos refere-se à Bacia Hidrográfica Ribeirão Lajeado, manancial de água do município de Penápolis, pertencente à Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos (UGRHI) 19, Baixo Tietê, localizada na região do Noroeste Paulista (Brasil). A pesquisa foi conduzida por meio da análise do meio físico e do uso e cobertura da terra (2001, 2006, 2011, 2016, 2021) na bacia hidrográfica, a partir da utilização integrada de sistema de informação geográfica para identificação das feições, assim como por meio da análise da água no canal fluvial principal, através da tomada de dados limnológicos medidos pela CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) no canal do Ribeirão Lajeado e disponíveis no sistema INFOÁGUA (CETESB), utilizando-se as 60 medidas relativas ao intervalo de tempo entre 2001 e 2021 dos dados de temperatura da água, oxigênio dissolvido, demanda bioquímica de oxigênio, potencial hidrogeniônico, turbidez, sólidos suspensos totais, fósforo total, nitrogênio total e coliformes termotolerantes. A integração dos dados da bacia hidrográfica e do canal fluvial foi realizada por meio de análise estatística multivariada, a fim de correlacionar as variáveis coletadas e de interpretação por meio da análise de conectividade. Ao longo dos 20 anos analisados, constatou-se a mudança significativa no uso e cobertura da terra, da pastagem para o cultivo temporário. Além disso, observou-se a sua relação com variáveis limnológicas que representam a alteração da qualidade ambiental (pH, OD, DBO (5,20), turbidez, nitrogênio, SST com a chuva diária e a cultura temporária, uso florestal e de pastagem na bacia hidrográfica), sendo conectadas pelo alto escoamento superficial assistido principalmente à montante da Bacia Hidrográfica e intensificado com os anos.ItemDissertação de mestrado Agricultura urbana agroecológica na cidade de São Paulo: o caso das mulheres do Grupo de Agricultura Urbana (GAU)(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-04-23) Miranda, Lucas Araújo ; Hespanhol, Rosangela Aparecida de MedeirosA presente pesquisa aborda a trajetória realizada pela organização coletiva das Mulheres do GAU, utilizando a agroecologia como princípio agrícola, a ecogastronomia como princípio culinário e a economia solidária como princípio do trabalho coletivo. A pesquisa proposta pretendeu responder às seguintes questões: o que motivou o cultivo da horta urbana? Por que escolheram a agroecologia como prática de cultivo? Como eram as condições de vida no local em que moravam na região Nordeste? Como e por que se formou o Grupo de Agricultura Urbana? A partir dessas indagações, se delimitou o objetivo geral da pesquisa que pretendeu analisar e compreender a trajetória da organização coletiva das Mulheres do GAU, localizadas no distrito de São Miguel Paulista, no município de São Paulo (SP), visando apreender, com base na horta cultivada, sua importância em termos da produção agroecológica, a busca pela alimentação saudável, conservação da natureza e geração de renda. A abordagem da pesquisa foi qualitativa. Os procedimentos metodológicos envolveram levantamento bibliográfico acerca da agricultura urbana, agroecologia, ecogastronomia, economia solidária, espaço geográfico, gênero, migração e território. Houve, também, levantamento estatístico sobre a agropecuária, economia e população do recorte territorial da pesquisa, ou seja, o município de São Paulo. Posteriormente, foi elaborado o roteiro de entrevista e os trabalhos de campo. Os resultados demonstram que as experiências vividas na região Nordeste, a necessidade de melhorar as condições econômicas, de ocupação e alimentação, além da violência de gênero foram determinantes para a formação das Mulheres do GAU e seus cultivos agrícolasItemDissertação de mestrado Análise da estrutura de fronteira usando dimensão fractal em lesões de pele(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-17) Almeida, Juliana Nemezio de ; Rodrigues, Tatiana MiguelA dimensão fractal tem chamado atenção como uma possível ferramenta matemática com o objetivo de analisar a estrutura de fronteira das lesões de pele. Os fractais são formas matemáticas auto-semelhantes em diferentes escalas, ou seja, independente de quanto você amplie ou reduza a imagem, você encontrará padrões semelhantes. Nas lesões de pele, a presença de bordas irregulares, fragmentadas e complexas pode indicar se é um tumor maligno ou benigno. As bordas têm a capacidade de capturar a complexidade do tumor de forma quantitativa, o que pode fornecer informações importantes para o diagnóstico. Este trabalho tem como objetivo analisar a estrutura de fronteira de lesões de pele a partir do cálculo da dimensão fractal, utilizando o Método Box-Counting, para investigar o potencial da dimensão fractal como parâmetro para auxiliar dermatologistas no diagnóstico precoce da doença.ItemDissertação de mestrado Análise da eficácia de um protocolo de estratificação de risco baseado em parâmetros clínicos e físicos para prever a ocorrência de sinais e/ou sintomas em programas de reabilitação cardiovascular(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 0024-06-19) Silva, Jéssica Malek ; Vanderlei, Luiz Carlos MarquesIntrodução: Embora a estratificação do risco cardíaco seja um procedimento essencial em programas de reabilitação cardiovascular (PRCV), os protocolos de estratificação disponíveis não apresentam uma boa capacidade preditiva para ocorrência de sinais e/ou sintomas, o que motivou a elaboração do Score “Exercise Induced Signs and Symptons” (EXISS), cuja eficácia precisa ser avaliada. Objetivos: avaliar a eficácia de um protocolo de estratificação de risco baseado em variáveis clínicas e físicas para prever a ocorrência de sinais e/ou sintomas durante a realização de PRCV; verificar a correlação entre a classe de risco determinada pelo protocolo e a ocorrência de sinais e/ou sintomas e avaliar se o protocolo apresentará um bom poder de predição da ocorrência dos sinais e/ou sintomas em PRCV. Material e Métodos: Estudo observacional de coorte longitudinal que avaliou 61 participantes de PRCV. Inicialmente os participantes foram submetidos a avaliações das variáveis clínicas e físicas (índice de adiposidade, percentual de gordura corporal, capacidade funcional submáxima, pressão expiratória máxima (Pemáx), volume expiratório forçado no primeiro segundo (VEF1) e capacidade vital forçada (CVF)) utilizadas no score EXISS, posteriormente a ocorrência de sinais e/ou sintomas (alteração na frequência de pulso, aumento da pressão arterial sistólica durante o exercício, angina, dor muscular, fadiga e tontura) foi registrada durante 18 sessões e o risco dos participantes foi definido pelo Score EXISS. Resultados: Não foi observada correlação significativa entre o número de ocorrências de sinais e/ou sintomas e o Score EXISS (p>0,05). A concordância entre as classes de risco do Score EXISS e a presença/número de sinais e/ou sintomas foi considerada “pobre” (CCI<0,4) e não significativa (p>0,05). Valores de sensibilidade, especificidade e acurácia não foram significativos. Conclusão: a concordância entre as classes de risco do Score EXISS e a ocorrência de sinais e/ou sintomas foi considerada pobre e os valores de sensibilidade, especificidade e acurácia não foram significativos (AUC <0,70). Os resultados sugerem que o Score EXISS da forma como foi elaborado não apresentou boa capacidade para predizer a ocorrência de sinais e/ou sintomas durante PRCV.ItemDissertação de mestrado Dispersão e aglomeração nos arranjos populacionais de Presidente Prudente/SP e Maringá/PR (2000-2010)(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-08) Silva, Laércio Yudi Watanabe ; Whitacker, Arthur Magon ; Silva, Késia Anastácio Alves daA reestruturação urbana e os rearranjos socioespaciais na escala da rede, oriundos da urbanização contemporânea, fazem emergir a importância da utilização de escalas e recortes analíticos que vão além da escala da própria cidade no âmbito dos estudos urbanos. Diversos processos socioespaciais, como dispersão e aglomeração urbanas, são, cada vez mais, afeitos e caricatos à escala da rede urbana. Isso nos leva à questão central de pesquisa: qual é o recorte analítico mais adequado para investigar determinadas cidades médias? Dinâmicas socioespaciais na escala da rede, incluindo os deslocamentos pendulares intermunicipais, parecem tornar os limites das cidades cada vez mais imprecisos e indefiníveis no que diz respeito ao espaço de vida cotidiana. Os movimentos pendulares por motivos de trabalho e/ou estudo acirram as relações espaciais entre dois ou um conjunto de municípios, levando a formação de aglomerados ou aglomerações urbanas cada vez mais dispersas, do ponto de vista territorial, e coesas, do ponto de vista espacial. Levando isso em consideração, o objetivo central desta pesquisa é analisar a influência dos processos de dispersão e aglomeração nos arranjos populacionais de Presidente Prudente/SP e Maringá/PR. Os arranjos populacionais são recortes territoriais delimitados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2016), que considerou critérios de integração entre os municípios. Em termos metodológicos, foram utilizados dados quantitativos e qualitativos que se relacionam aos processos de dispersão e aglomeração. Para o primeiro, foram utilizadas imagens de satélite datadas de 1985, 2000 e 2020 para representar a evolução da dispersão das áreas urbanizadas. O processo de aglomeração foi cotejado a partir dos dados contidos no estudo oficial “Arranjos Populacionais e Concentrações Urbanas do Brasil” (IBGE, 2016) e de informações de pendularidade contidas nos censos de 2000 e 2010, que foram cruzadas com outras variáveis (idade, nível de instrução, rendimento e ocupação) para qualificar as pessoas que pendulam ou não. Como principais resultados, destacamos que a dispersão dos espaços de ocupação de Presidente Prudente e Maringá (núcleos de seus respectivos arranjos) se extravasaram para além de suas respectivas divisas municipais, alcançando o território dos municípios vizinhos. Entre 2000 e 2010, a quantidade de deslocamentos pendulares teve um súbito aumento em ambos os arranjos, indicando a intensidade do processo de continuidade espacial. Por fim, destacamos que a arquitetura dos fluxos pendulares no arranjo de Maringá é mais complexa e dinâmica, uma vez que os deslocamentos realizados no sentido cidade média-cidades polarizadas, ou mesmo entre cidades polarizadas, são mais comuns e mais volumosos em comparação as mesmas relações estabelecidas no arranjo de Presidente Prudente.ItemDissertação de mestrado Fragilidade ambiental e estimativa de perdas de solo na unidade de gerenciamento de recursos hídricos Tietê/Batalha (UGRHI – 16) / SP(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-27) Silva, Ariane Aparecida Santos da ; Gouveia, Isabel Cristina Moroz Caccia ; Faculdade de Ciências e TecnologiasDentre inúmeros problemas ambientais decorrentes da ação antrópica, destacam-se os processos erosivos acelerados que ocorrem quando não existe equilíbrio entre os processos pedogenéticos e morfogenéticos, que nada mais é do que o equilíbrio entre a quantidade de solo que é produzido e a quantidade de solo que se “perde” quando o relevo é modelado. A erosão acelerada, portanto, resulta da quebra desse equilíbrio a partir da interferência do homem. A pesquisa teve como objetivo descobrir a fragilidade ambiental e a perda de solo na Unidade de Gerenciamento dos Recursos Hídricos Tietê/Batalha (UGHRI 16) determinando os níveis de fragilidade ambiental, e identificando espacialmente níveis de susceptibilidade à erosão pluvial para subsidiar o Comitê de Bacia Hidrográfica Tietê/Batalha em ações de planejamento ambiental e programas de recuperação ambiental através da Equação Universal de Perda de Solo (EUPS). A metodologia da pesquisa teve como cunho bibliográfico e para realização dos mapeamentos contou-se com dados disponibilizados gratuitamente em diversas fontes e órgãos federais e estaduais, com diferentes escalas e níveis de detalhe, mas que, para um melhor resultado, adotou-se os dados estaduais, como base para a presente pesquisa. Portanto, a utilização do modelo de Fragilidade Ambiental de Ross (1994) e da Equação Universal de Perda de Solo (EUPS) foram importantes para identificação de áreas com mais fragilidade e mais propensas a processos erosivos.ItemDissertação de mestrado Escola de tempo integral: a formação dos professores no decorrer da implementação do projeto Cidadescola da rede municipal de ensino de Presidente Prudente(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2019-06-26) Miranda, Rosilene Figueira ; Teixeira, Leny Rodrigues MartinsO presente estudo foi desenvolvido vinculado à linha de Pesquisa “Práticas e Processos Formativos em Educação” do Programa de Pós-Graduação em Educação, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FCT/UNESP). Os debates sobre a qualidade da educação do ensino público no Brasil têm levado os governos federais, estaduais e municipais a investirem em programas de ampliação de jornada escolar para os alunos, como é o caso do Programa Mais Educação e do Cidadescola ( Presidente Prudente-SP).Diante deste panorama a investigação tem por objetivo geral compreender como a equipe docente de 01 (uma) escola da Rede Municipal de Ensino de Presidente Prudente-SP está se formando ao longo do processo de desenvolvimento do Projeto de Escola de Tempo Integral, a partir de sua implantação. Como objetivos específicos foram propostos: descrever a legislação brasileira sobre o Programa Mais Educação e a legislação municipal que implantou a Escola de Tempo Integral no município de Presidente Prudente; caracterizar a concepção de Educação Integral presente no relato dos professores, oficineiros e gestores do projeto; caracterizar os pontos positivos e negativos da implementação, segundo a equipe educacional, bem como suas dificuldades, desafios e expectativas em relação ao projeto no período de 2010 a 2017; descrever o processo de formação de professores e oficineiros, conforme o relato dos participantes no desenvolvimento do projeto; analisar as pautas das reuniões de HTPCS para mapear o processo de formação em serviço realizado no período de 2013 a 2017. Do ponto de vista metodológico o estudo de fundamenta numa abordagem qualitativa, com um levantamento bibliográfico para situar o objeto pesquisado e pesquisa documental relativa ao Programa do Governo Federal Mais Educação, Decreto Municipal, Programa Cidadescola e Plano Diretor da unidade escolar. Para a pesquisa empírica, utilizamos entrevistas individuais e coletivas e mapeamento das pautas dos Horários de Trabalho Pedagógicos (HTPCs) de 2013 a 2017. A escola escolhida foi uma das primeiras em que se iniciou o Projeto de Escola de Tempo Integral, localizada em um bairro da periferia da cidade. Os professores convidados para as entrevistas foram os que trabalhavam há mais tempo na escola e desde a implantação do projeto. Os dados foram categorizados com base na análise de conteúdo apontando alguns resultados: o currículo não está sistematizado como um projeto de escola de tempo integral, mesmo porque nem todos os alunos participam; o projeto revela uma dicotomia entre o currículo básico e o das atividades complementares realizadas no contraturno; os Horários de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC) não são articulados entre professores que atuam com o currículo básico e os que trabalham com os alunos que fazem parte do Programa de Escola de Tempo Integral (denominados de “Oficineiros”); a formação continuada dos professores, gestores e oficineiros tem sido realizada nos HTPCs, marcadas por temas ligados sobretudo à metodologia de ensino das disciplinas do currículo básico e não ao tema do projeto de Escola de Tempo Integral e educação integral; a concepção dos professores em relação à formação continuada está mais diretamente ligada à conjuntura da sala de aula, nos moldes de uma escola comum e não na construção de um projeto de escola que visa articular as diferentes atividades para a formação integral do aluno; os professores não reconhecem os HTPCs realizados na escola como espaço de formação continuada. Apesar de algumas incompletudes o projeto tem grande relevância social e para a formação de professores, embora a sua continuidade possa ser prejudicada por mudanças no programa implantadas pelo Novo Mais Educação (2018).