Potências produzidas no encontro de um educador matemático com a Casa do Hip Hop de Piracicaba/SP
dc.contributor.advisor | Miarka, Roger [UNESP] | |
dc.contributor.author | Santos, Heinrich da Solidade [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | pt |
dc.date.accessioned | 2025-04-11T17:43:15Z | |
dc.date.issued | 2025-04-07 | |
dc.description.abstract | Este trabalho reconhece a Casa do Hip Hop de Piracicaba como um Quilombo Urbano, onde foi realizada uma pesquisa que objetivou assumir afetos vivenciados e sentidos no encontro de um educador matemático com uma casa de Hip Hop, operando na diferença, com a cartografia. Recorreu-se a uma metodologia cartográfica como habitação de um território, durante o acompanhamento de processos, por meio da vivência nos espaços da Casa, uma Associação que utiliza os cinco elementos (MC, DJ, break, grafitti, consciência social) como filosofia para mobilizar as atividades que acontecem na cidade de Piracicaba, desde 2002, que é utilizado para oferecer oficinas, promover eventos culturais, educacionais entre outros. Assim, o presente texto se vale de tais elementos operando junto ao Coletivo Cronopies+ do PPGEM, para que os afetos vivenciados e sentidos produzam potência no encontro de um educador matemático com as pessoas que dialogaram sobre suas histórias de vida, amores, dores, percepções de mundo... Assume-se uma política de escrita que opera por meio das palavras, de músicas, das cores, das formas, de remixes, do balançar, do movimento... possibilitando cartografar afirmação de vidas, de consciência, em meio ao caos histórico, político e social das terras de Pindorama (Brasil), da região em que há um rio onde os peixes param (Piracicaba) e do bairro Paulicéia. Portanto, em diálogo com apoio de referências sobre o amor, o ódio, o Brasil, a periferia, a favela, o politeísmo, o pensamento exuzíaco, resistência, os modos de um Quilombo Urbano – entre outros –, esta pesquisa produziu uma composição assumida pela diferença como promotora de uma hiphopzação da Educação Matemática para salvar vidas! | pt |
dc.description.abstract | This work recognizes the Hip Hop House of Piracicaba as an Urban Quilombo, where research aimed to embrace the affections experienced and felt in the encounter of a mathematics educator with a Hip Hop house, operating in difference, with cartography. A cartographic methodology was used as a habitation of a territory, during the monitoring of processes, through the living experience in the spaces of the House, an Association that uses the five elements (MC, DJ, break, graffiti, social consciousness) as a philosophy to mobilize the activities that happen in the city of Piracicaba, since 2002, which is used to offer workshops, promote cultural, educational events among others. Thus, this text makes use of such elements operating alongside the Cronopies+ Collective of PPGEM, so that the experienced and felt affections produce power in the meeting of a mathematics educator with people who talked about their life stories, loves, pains, world perceptions... A writing policy is assumed that operates through words, music, colors, shapes, remixes, the swaying, the movement... enabling the mapping of the affirmation of lives, of consciousness, amidst the historical, political and social chaos of the lands of Pindorama (Brazil), of the region where there is a river where the fish stop (Piracicaba) and the Paulicéia neighborhood. Therefore, in dialogue with the support of references on love, hate, Brazil, the periphery, the favela, polytheism, exuzíaco thinking, resistance, the ways of an Urban Quilombo – among others –, this research produced a composition assumed by difference as a promoter of the hiphopization of Mathematics Education to save lives! | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | |
dc.description.sponsorshipId | CAPES: 001 | |
dc.identifier.capes | 33004137031P7 | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/11449/296346 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | pt |
dc.subject | Filosofia da diferença | pt |
dc.subject | Educação matemática | pt |
dc.subject | Cartografia | pt |
dc.subject | Pesquisa performática | pt |
dc.subject | Soberania alimentar | pt |
dc.subject | Philosophy of difference | en |
dc.subject | Mathematics education | en |
dc.subject | Cartography | en |
dc.subject | Performative research | en |
dc.subject | Food sovereignty | en |
dc.title | Potências produzidas no encontro de um educador matemático com a Casa do Hip Hop de Piracicaba/SP | pt |
dc.title.alternative | Potentials produced in the meeting between a math educator and the Hip Hop House of Piracicaba/SP | en |
dc.type | Tese de doutorado | pt |
dcterms.impact | Esta tese aborda aspectos científicos, sociais, econômicos, educacionais e culturais relacionados aos ODS. Promove educação de qualidade (ODS 4), igualdade de gênero (ODS 5), redução das desigualdades (ODS 10), comunidades sustentáveis (ODS 11), paz e justiça (ODS 16) e igualdade étnico-racial (ODS 18) com foco na Casa do Hip Hop de Piracicaba como um Quilombo Urbano. | pt |
dcterms.impact | This thesis addresses scientific, social, economic, educational, and cultural aspects related to the SDGs. It promotes quality education (SDG 4), gender equality (SDG 5), reduction of inequalities (SDG 10), sustainable communities (SDG 11), peace and justice (SDG 16), and ethnic-racial equality (SDG 18), focusing on the Casa do Hip Hop of Piracicaba as an Urban Quilombo. | en |
dspace.entity.type | Publication | |
relation.isAuthorOfPublication | d1cfcbf0-fb86-4024-ac0b-c58b13c41996 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | d1cfcbf0-fb86-4024-ac0b-c58b13c41996 | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro | pt |
unesp.embargo | Online | pt |
unesp.examinationboard.type | Banca pública | pt |
unesp.graduateProgram | Educação Matemática - IGCE | pt |
unesp.knowledgeArea | Ensino e aprendizagem da matemática e seus fundamentos filosófico-científicos | pt |
unesp.researchArea | Filosofia e epistemologia na educação matemática | pt |
Arquivos
Pacote original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- santos_hs_dr_rcla.pdf
- Tamanho:
- 20.94 MB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
Licença do pacote
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 2.14 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição: