Silhuetas em ação: Sentimento de pertencimento
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Serrano, Eliane Patricia Grandini 

Coorientador
Pós-graduação
Artes - IA
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Esta pesquisa tem como propósito articular considerações sobre o sentido da experiência artística e a autonomia do fazer e do pensamento crítico com relação à obra de arte, sob a perspectiva do professor artista, canalizando a atenção para os estudantes e o público, considerando o espaço e tempo de coexistência educativa e expositiva, seja na sala de aula, no ateliê, no museu, na galeria, agregando também outros espaços alternativos. Sendo caracterizada como uma pesquisa-ação participativa, em que o professor artista coopera com o grupo durante a mediação da prática artística de pinturas murais, desenvolvidas durante as várias edições realizadas do projeto ‘Silhuetas em Ação’, com temáticas variadas e grupos heterogêneos e bem diversificados de indivíduos, ligados a escolas, universidades, hospitais e instituições, cujo trabalho se conduz como ponto de partida para a busca do entendimento de um sentimento de pertencimento nas esferas: social, corporal e afetiva, que envolve os agentes participantes deste projeto.
Resumo (inglês)
This research aims to articulate considerations about the meaning of artistic experience and the autonomy of making and critical thinking in relation to the artwork, from the perspective of the artist teacher, channeling attention to students and the public, considering the space and time of educational and exhibition coexistence, whether in the classroom, in the studio, in the museum, in the gallery, also including other alternative spaces. It is characterized as participatory action research, in which the artist teacher cooperates with the group during the mediation of the artistic practice of mural paintings, developed during the various editions of the ‘Silhouettes in Action’ project, with varied themes and heterogeneous and well-diversified groups of individuals, linked to schools, universities, hospitals and institutions, whose work is conducted as a starting point for the search for understanding a feeling of belonging in the social, corporal and affective spheres, which involves the agents participating in this project.
Descrição
Palavras-chave
Arte na educação, Professores e alunos, Professores de arte, Estudantes - Atitudes
Idioma
Português
Citação
AGUIAR, Rodrigo Andrian de. Silhuetas em Ação: Sentimento de pertencimento. Orientadora: Eliane Patrícia Grandini Serrano. 2025. 86 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) – Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São Paulo, 2025.