Publicação: Fragmentação socioespacial: autossegregação imposta e induzida por programas habitacionais na cidade de Presidente Prudente-SP
Carregando...
Data
Autores
Supervisor
Sposito, Maria Encarnação Beltrão 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Relatório de pós-doc
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
O presente relatório refere-se à descrição dos resultados de pesquisa de pós-doutoramento intitulada “Fragmentação socioespacial: autossegregação imposta e induzida por programas habitacionais na cidade de Presidente Prudente-SP". A pesquisa buscou analisar a fragmentação socioespacial em cidades médias brasileiras, com foco nos habitats do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) na cidade de Presidente Prudente-SP. O objetivo principal da pesquisa foi compreender as formas de diferenciação socioespacial e sua ampliação da habitação no formato de autossegregação. Este estudo se desenvolveu conjuntamente com o Projeto Temático FragUrb entre o início do mês de novembro de 2022 até início do mês de dezembro de 2024, totalizando vinte e seis meses de duração. Os principais resultados da pesquisa identificam práticas espaciais e cotidianas que confirmam o processo de fragmentação socioespacial, com destaque para o papel dos espaços fechados e sistemas de segurança produzidos por programas habitacionais, e a identificação de desigualdades materiais e imateriais. Dessa forma, foram publicados artigos científicos, realizadas apresentações em conferências internacionais e produzidos capítulos de livros. Nas considerações finais do relatório destaca-se a relevância das interações com outros pesquisadores, além disso, aponta-se a continuidade da pesquisa.
Descrição
Palavras-chave
Fragmentação, Segregação, Habitação popular
Idioma
Português
Como citar
NAKAYAMA, Katia Atsumi. Fragmentação socioespacial: autossegregação imposta e induzida por programas habitacionais na cidade de Presidente Prudente-SP. Supervisor: Maria Encarnação Beltrão Sposito. 2025. 46 f. Relatório final (Pós-Doutorado) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2025.