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Influência da altura das garras dos pneus de um trator em área de plantio direto

dc.contributor.authorGabriel Filho, Antonio
dc.contributor.authorMonteiro, Leonardo A. [UNESP]
dc.contributor.authorLanças, Kléber P. [UNESP]
dc.contributor.authorGuerra, Saulo P. S. [UNESP]
dc.contributor.authorJesuino, Paulo R. [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual do Oeste do Paraná
dc.date.accessioned2021-07-14T10:27:28Z
dc.date.available2021-07-14T10:27:28Z
dc.date.issued2010-10
dc.description.abstractThis work was carried out to evaluate the performance of a farm tractor fitted with two sets of tires with high lugs and another set of tires with tallow lugs in straw without tillage (corn straw). The travel speeds used were approximately 4, 5, 6 and 7 km h-1 and a constant pulling force of 25 kN was fixed. Tractor traction, forward speed, slip and consumption of fuel were measured and drawbar power, the ratio between the consumption and power and traction coefficient were calculated. It was observed that the tractor performance was similar to high and low lug tire conditions, in an area covered with corn straw.en
dc.description.abstractDesenvolveu-se este trabalho com o objetivo de se avaliar os parâmetros de desempenho de um trator agrícola equipado com um conjunto de pneus diagonais com garras altas (pneu novo) e outro conjunto de pneus diagonais de mesma dimensão, com garras mais baixas, em solo com cobertura vegetal (palha de milho). Utilizaram-se as velocidades teóricas de 4, 5, 6 e 7 km h-1, informadas no painel do trator, uma força de tração constante de 25 kN, e se mediram a força de tração, a velocidade de deslocamento, a patinagem dos rodados, o consumo horário e específico de combustível; enfim, foram calculadas a potência disponível na barra de tração e a razão entre o consumo horário e o consumo específico de combustível com a potência e o coeficiente de tração. Concluiu-se que, em solo com cobertura vegetal palha de milho, esses parâmetros de desempenho do trator foram semelhantes para ambas as alturas de garra dos pneus.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Engenharia Rural
dc.description.affiliationUniversidade Estadual do Oeste do Paraná, Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Engenharia Rural
dc.format.extent1123-1128
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1415-43662010001000015
dc.identifier.citationRevista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental. Campina Grande, PB, Brazil: Departamento de Engenharia Agrícola - UFCG, v. 14, n. 10, p. 1123-1128, 2010.
dc.identifier.doi10.1590/S1415-43662010001000015
dc.identifier.fileS1415-43662010001000015.pdf
dc.identifier.issn1415-4366
dc.identifier.issn1807-1929
dc.identifier.scieloS1415-43662010001000015
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/211647
dc.language.isopor
dc.publisherDepartamento de Engenharia Agrícola - UFCG
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectagricultural machineen
dc.subjecttractor testen
dc.subjectstrawen
dc.subjectdynamometric caren
dc.subjecttractive efficiencyen
dc.subjectmáquinas agrícolaspt
dc.subjectensaio de tratorpt
dc.subjectpalhapt
dc.subjectcarro dinamométricopt
dc.subjecteficiência trativapt
dc.titleInfluência da altura das garras dos pneus de um trator em área de plantio diretopt
dc.title.alternativeInfluence of tractor tire lug height in an área with no tillageen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication

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