Logo do repositório
 

Análise regional dos resultados do Saresp: uma abordagem com modelos hierárquicos

dc.contributor.authorBassetto, Camila Fernanda [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.date.accessioned2022-04-28T16:56:24Z
dc.date.available2022-04-28T16:56:24Z
dc.date.issued2021-11-19
dc.description.abstractThis study investigates school-internal and school-external factors that impact on student scholastic performance. Therefore, we used the math performance in SARESP of students in the 3rd grade of high school enrolled in public schools of São Paulo state and their parents' answers to questionnaires administered by participating schools. The schools were classified into regions according to the Board of Education to which they belong, thus enabling a spacial analysis of students’ math performance. Multilevel models were proposed, and the parameters estimates were obtained using RStudio software. Results show that the schooling of parents, family income and the fact that students do their homework positively impact on a student's mathematics performance in SARESP. On the other hand, while the inadequate number of teachers affects student results, more experienced school managers have a positive effect on the performance in mathematics in SARESP.en
dc.description.abstractO presente estudo investiga os fatores internos e externos à escola, que impactam o desempenho escolar dos alunos. Para tanto, foram utilizadas as notas em matemática, alcançadas no SARESP, pelos alunos da 3ª série do Ensino Médio das escolas públicas estaduais de São Paulo e as respostas dos questionários aplicados aos pais e às escolas participantes. As escolas foram classificadas em regiões conforme a Diretoria de Ensino a qual pertencem, possibilitando o desenvolvimento de uma análise espacial do desempenho em matemática. Modelos multiníveis foram propostos e as estimativas para os parâmetros foram obtidas via software RStudio. Os resultados mostram que a escolaridade dos pais, a renda familiar e o motivo de o aluno fazer o dever de casa, impactam positivamente o desempenho em matemática. Por outro lado, enquanto a falta de professor prejudica o resultado do aluno, gestores mais experientes têm efeito positivo sobre o desempenho em matemática no SARESP.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras
dc.format.extent-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1516-731320210063
dc.identifier.citationCiência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 27, p. -, 2021.
dc.identifier.doi10.1590/1516-731320210063
dc.identifier.fileS1516-73132021000100261.pdf
dc.identifier.issn1516-7313
dc.identifier.issn1980-850X
dc.identifier.scieloS1516-73132021000100261
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/218232
dc.language.isopor
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.relation.ispartofCiência & Educação (Bauru)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectEvaluation of school performanceen
dc.subjectMathematics proficiencyen
dc.subjectPublic schoolen
dc.subjectHigh schoolen
dc.subjectSARESPen
dc.subjectAvaliação do rendimento escolarpt
dc.subjectProficiência em matemáticapt
dc.subjectEscola públicapt
dc.subjectSARESPpt
dc.titleAnálise regional dos resultados do Saresp: uma abordagem com modelos hierárquicospt
dc.title.alternativeThe local analysis of Saresp results: an approach with hierarchical modelsen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.orcid0000-0002-2513-7455[1]
unesp.departmentCiências da Educação - FCLARpt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S1516-73132021000100261.pdf
Tamanho:
284.08 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format