Publicação: Clínica-escola de fonoaudiologia: manejo da lista de espera
Carregando...
Data
2016-10-01
Orientador
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
Tipo
Artigo
Direito de acesso
Acesso aberto![Acesso Aberto](assets/repositorio/images/logo_acesso_aberto_simples.png)
![Acesso Aberto](assets/repositorio/images/logo_acesso_aberto_simples.png)
Resumo
Resumo (inglês)
ABSTRACT Teaching-clinics aim to teach-learning, besides promoting free services to the community. These assignments result in a large patient demand and long waiting lists. Our study aimed to analyze the waiting lists management in teaching-clinics of speech, language pathology and hearing sciences. We developed a literature review, through Lilacs database, in which we found 75 articles, three of interest, which reported a large consultation demand and long waiting lists in teaching-clinics of speech, language pathology and hearing sciences. The articles analyzed proposed to referral patients to different reference institutions and the criteria establishment to specific consultation in teaching-clinics. We discussed possible solutions to teaching-clinics, in the sense of not creating waiting lists and solutions for those already existent. Hence, we were able to analyze possible solutions to the waiting list management in teaching-clinics of speech language pathology and hearing sciences, providing the development of activities in research, teaching and extension - which are academic goals, therefore, from the Speech-Language Pathologist and Audiologist formation.
Resumo (português)
RESUMO As Clínicas-Escolas têm o propósito do ensino-aprendizagem, além de proporcionar atendimentos gratuitos à comunidade. Com tais atribuições, nota-se o alto fluxo de pacientes e formação de filas de espera. Este estudo teve como objetivo analisar o manejo das filas de espera em Clínica-Escola de Fonoaudiologia. Realizou-se uma revisão de literatura, por meio da base de dados Lilacs, em que foram localizados 75 artigos, sendo três incluídos, os quais relataram grande demanda de atendimentos e longas filas de espera em Clínicas-Escolas de Fonoaudiologia. Os artigos propuseram encaminhamentos a outras unidades de referência e o estabelecimento de critérios para o atendimento específico da Clínica-Escola. Foram discutidas possíveis soluções para Clínicas-Escolas, no sentido de não formação da fila de espera e soluções para as já existentes. Portanto, puderam-se analisar possíveis soluções para o manejo da fila de espera em Clínicas-Escolas de Fonoaudiologia, favorecendo o desenvolvimento de atividades de pesquisa, ensino e extensão - objetivos do Ensino Superior, portanto, da formação em Fonoaudiologia.
Descrição
Idioma
Português
Como citar
Revista CEFAC. ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial, v. 18, n. 5, p. 1222-1229, 2016.