Logotipo do repositório
 

Publicação:
O coordenador pedagógico na implementação e consolidação de uma política curricular no Ensino Fundamental

dc.contributor.advisorFernandes, Maria José da Silva [UNESP]
dc.contributor.authorSantos, Ana Carolina Franco dos
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2022-04-29T11:48:17Z
dc.date.available2022-04-29T11:48:17Z
dc.date.issued2022-02-25
dc.description.abstractEsta dissertação tem como objetivo principal investigar a atuação do Coordenador Pedagógico na implementação e consolidação do currículo na rede municipal de ensino da prefeitura de Bauru. O trabalho também tem a finalidade de traçar as dificuldades encontradas pelos coordenadores pedagógicos na formação continuada acerca do currículo, assim como analisar se os coordenadores pedagógicos sentem-se seguros em relação a linha teórica que norteia o currículo e que tem como base a Psicologia Histórico Cultural e A Pedagogia Histórico Crítica. A análise da coordenação pedagógica justifica-se pela importância deste profissional para a formação continuada do professor e para a efetivação da proposta curricular que deve efetivar-se no âmbito do Projeto Político pedagógico (PPP) das escolas. A metodologia escolhida foi a pesquisa qualitativa, de abordagem empírica e os dados foram obtidos junto aos Coordenadores Pedagógicos por meio do instrumento questionário, enviado via Google forms, com questões fechadas e abertas. Os dados obtidos foram analisados via Análise de Conteúdo, de Laurence Bardin (2010), e evidenciam que são inúmeros os desafios para o desenvolvimento da função de coordenador diariamente, entre elas superar os entraves burocráticos e estabelecer via gestão democrática uma relação de diálogo que permita um real avanço no pedagógico escolar.pt
dc.description.abstractThis dissertation has as main objective to investigate the role of the Pedagogical Coordinator in the implementation and consolidation of the curriculum in Municipality Oriented Education in Bauru. The work also wants to show the difficulties found by pedagogical coordinators in continuing education about the curriculum, as well as analyzing whether pedagogical coordinators feel safe with the theoretical line that guides the curriculum and which is based on Historical and Cultural Psychology and Historical-Critical Pedagogy. The analysis of the pedagogical coordination is justified by the importance of this professional for the continued formation of the teacher and for the effectiveness of the curricular proposal that must be carried out in the Political Pedagogical Project (PPP) of the schools. The methodology chosen was qualitative research with an empirical approach and the data were obtained from the Pedagogical Coordinators through questionnaires sent via Google forms with closed and open questions. The data obtained were analyzed via Content Analysis, by Laurence Bardin (2010), and show that there are numerous challenges for the development of the role of coordinator on a daily basis, among them overcoming bureaucratic obstacles and establishing through democratic management a relationship of dialogue that allows a real advance in school pedagogy.en
dc.identifier.capes33004030079P2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/232330
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectCoordenação pedagógicapt
dc.subjectCurrículopt
dc.subjectFormação continuadapt
dc.subjectPedagogical coordinationen
dc.subjectCurriculumen
dc.subjectContinuing educationen
dc.titleO coordenador pedagógico na implementação e consolidação de uma política curricular no Ensino Fundamentalpt
dc.title.alternativeThe pedagogical coordinator in the implementation and consolidation of a curriculum policy in elementary educationen
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramEducação Escolar - FCLARpt
unesp.knowledgeAreaEducação escolarpt
unesp.researchAreaFormação do professor, trabalho docente e práticas pedagógicaspt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
santos_acf_me_arafcl.pdf
Tamanho:
1.02 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.01 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: