Logo do repositório
 

Educação ambiental na educação da criança: análise de uma prática docente

dc.contributor.advisorOliveira, Edilson Moreira de [UNESP]
dc.contributor.authorManzini, Roseli Cristina da Rocha [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-03-03T11:52:39Z
dc.date.available2015-03-03T11:52:39Z
dc.date.issued2014-08-27
dc.description.abstractA presente pesquisa de mestrado insere-se no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, na linha de pesquisa Formação do Professor, Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas e foi realizada com o objetivo central de investigar as práticas docentes de professoras direcionadas à Educação Ambiental. A pesquisa foi realizada no segundo semestre de 2013 em um Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI), localizado em um município no interior do Estado de São Paulo. As docentes atuam na fase 6, última fase da Educação Infantil, com crianças de 5 e 6 anos, antes do ingresso ao Ensino Fundamental. Esta pesquisa se enquadra na abordagem qualitativa e a opção metodológica adotada para realizar a coleta de dados foi o estudo de caso. Os instrumentos de coleta de informações mais adequados para obter as respostas aos questionamentos dentro dessa abordagem de pesquisa, foram a análise documental, a observação participante e a entrevista semi-estruturada. Na observação participante, um dos instrumentos de coleta de dados utilizados, os passos do método pedagógico propostos pela Pedagogia Histórico-Crítica, serviram de guia no momento da interpretação e análise dos dados. Como resultados da pesquisa, concluímos que há dificuldades em realizar os fundamentos teóricos no trabalho pedagógico em sala de aula, principalmente com relação aos encaminhamentos metodológicospt
dc.description.abstractThis master’s degree research is part of School Education Graduate Program, line of research in teacher training, teaching work and pedagogical practices, and it has the goal to investigate the pedagogical practices of teachers of Kindergarten directed to environmental education. The research was made in the second semester of 2013 in a Municipal Center of Childhood Education (CEMEI), located in a city of States of São Paulo. The teachers work in the phase six, the last stage of Kindergarten education, with children between 5 and 6 years old, before going to Elementary School. This research can be inserted in the qualitative approach and the methodological choice to do the data collection was the case study. The information collection instruments suited to give the answers to the questions of this research approach were the documentary analysis, the observation participant and the semi-structured interview. In the observation participant, one of the techniques used for data collection, the steps of pedagogical method proposed by History-Critical Pedagogy, served as a guide in the moment of interpretation and analyzing of data. As research results, we concluded that there are difficulties in performing the fundamentals of this pedagogy in the pedagogical works in the classroom, mainly in relationship with the methodological referralsen
dc.format.extent132 p. : il. color.
dc.identifier.aleph000809812
dc.identifier.capes33004030079P2
dc.identifier.citationMANZINI, Roseli Cristina da Rocha. Educação ambiental na educação da criança: análise de uma prática docente. 2014. 132 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara), 2014.
dc.identifier.file000809812.pdf
dc.identifier.lattes5025114224560241
dc.identifier.orcid0000-0001-8507-8242
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/115879
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.sourceAleph
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectEducação ambientalpt
dc.subjectEducação de criançaspt
dc.subjectEnsinopt
dc.subjectEnvironmental educationpt
dc.titleEducação ambiental na educação da criança: análise de uma prática docentept
dc.title.alternativeEnvironmental Education in the Child’s Education: analysis of a teaching practiceen
dc.typeDissertação de mestradopt
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublication0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
unesp.advisor.lattes5025114224560241[1]
unesp.advisor.orcid0000-0001-8507-8242[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.graduateProgramEducação Escolar - FCLARpt
unesp.knowledgeAreaEducaçãopt
unesp.researchAreaFormação do professor, trabalho docente e práticas pedagógicaspt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
000809812.pdf
Tamanho:
1.99 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format