Logotipo do repositório
 

Publicação:
Geometria no ciclo de alfabetização: um estudo sobre as atitudes dos alunos do ciclo de alfabetização diante da Geometria e suas relações com a aprendizagem

dc.contributor.advisorPirola, Nelson Antonio [UNESP]
dc.contributor.authorSilva, Bruna Albieri Cruz da [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2017-07-14T16:56:33Z
dc.date.available2017-07-14T16:56:33Z
dc.date.issued2017-02-23
dc.description.abstractA presente pesquisa teve por objetivo investigar de que forma as atitudes em relação à Geometria, de alunos e professores do ciclo de alfabetização, se correlacionam com o desempenho dos alunos na resolução de problemas geométricos. Participaram deste estudo, 70 alunos do 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de Bauru/SP. Optou-se pelo método misto de pesquisa (quantitativa e qualitativa). Para a coleta de dados foram utilizados dois questionários informativos para professores e alunos, uma prova de Geometria para os alunos, uma escala de atitudes para intervenção com os alunos, escala de atitudes em relação à Geometria (para professores e alunos), entrevista (“pensar em voz alta”), com quatro alunos selecionados de acordo com as notas obtidas na prova de Geometria e na escala de atitudes em relação à Geometria. Os dados da prova de Geometria mostraram que os alunos estão no nível de desenvolvimento do pensamento geométrico esperado para 3º ano, ou seja, já atingiram o nível 0 e estão iniciando o nível 1 do modelo Van Hiele. Os alunos e professores demonstraram possuir atitudes positivas em relação à Geometria e a análise estatística mostrou que não houve correlação significativa entre as atitudes em relação à Geometria e o desempenho dos alunos na prova, assim como não houve correlação significativa entre as atitudes dos professores e as atitudes dos alunos do ciclo de alfabetização.pt
dc.description.abstractThe present research had the goal to investigate how attitudes towards Geometry, from students and teachers of the literacy cycle, correlate with the performance of students in resolving geometric problems. Participated, in this study, 70 students of the 3rd grade from the Elementary Education Level of a city school located in Bauru/SP. We chose to use the mixed method of research (quantitative and qualitative). For the data collection, two informative questionnaires were used for teachers and students; A Geometry test for the students; a range of attitudes for intervention with the students; a scale of attitudes towards Geometry, for teachers and students; Interview (“think aloud”) with four students selected accordingly to the grades obtained in the Geometry test and the attitudes scale in relation to Geometry. The Geometry test data showed that the students are at the level of development of the geometric thinking expected for the 3rd grade, meaning that they have already reached the level 0 and are starting the level 1 of the Van Hiele model. The students and teachers showed positive attitudes towards Geometry and the statistical analysis showed that there was no significant correlation between the attitudes towards Geometry and the students' performance in the test, as well as there was no significant correlation between the teachers' attitudes and the students' attitudes from the Literacy cycle.en
dc.identifier.aleph000889070
dc.identifier.capes33004056079P0
dc.identifier.lattes9350885456287046
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/151097
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectAtitudes em relação à Geometriapt
dc.subjectGeometria no ciclo de alfabetizaçãopt
dc.subjectAtitudes no ciclo de alfabetizaçãopt
dc.subjectAttitudes toward Geometryen
dc.subjectGeometry in the literacy cycleen
dc.subjectAttitudes in the literacy cycleen
dc.titleGeometria no ciclo de alfabetização: um estudo sobre as atitudes dos alunos do ciclo de alfabetização diante da Geometria e suas relações com a aprendizagempt
dc.title.alternativeGeometry in the literacy cycle: a study on the attitudes of students in the literacy cycle in relation to Geometry and its relations with learningen
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes9350885456287046
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramEducação para a Ciência - FCpt
unesp.knowledgeAreaEducaçãopt
unesp.researchAreaNão consta

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
silva_bac_me_bauru.pdf
Tamanho:
3.09 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.06 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: