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Publicação:
A aplicação das imagens tridimensionais digitais como meio de comunicação visual entre arquiteto e cliente

dc.contributor.advisorMarar, João Fernando [UNESP]
dc.contributor.authorFakhoury, Renata Svizzero [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2018-05-28T14:22:42Z
dc.date.available2018-05-28T14:22:42Z
dc.date.issued2018-04-06
dc.description.abstractUtilizadas pelos arquitetos para apresentar seus projetos aos clientes, as imagens são um modo de representação capaz de externalizar ideias e pensamentos os tornando visíveis. A tecnologia vem sofrendo grandes transformações que ajudam a deixar o mundo digital cada vez mais próximo do mundo real. Portadoras de sentidos, as imagens tridimensionais (3D) digitais se autoexplicam aos clientes, não demandando mais uma visualização obrigatória das imagens bidimensionais (2D). Antes, elas eram uma base para que o processo projetual pudesse ocorrer e eram complementadas com informações em 3D. Hoje, o 2D é quem complementa o 3D, que se tornou requisito essencial para o entendimento do projeto pelos clientes, atuando como um meio de comunicação não-verbal. A presente dissertação teve como processo metodológico a realização de um estudo qualitativo, desenvolvido através de entrevistas com arquitetos e clientes e da execução de um roteiro de observação durante a reunião, analisando a explicação do arquiteto e a visualização do projeto pelos clientes. O foco principal foi obter resultados mais completos sobre a aplicação das imagens 3D digitais e seu modo de atuação como uma linguagem de comunicação visual servindo como um meio de auxílio na transferência de conhecimento e de ideias do arquiteto para o cliente, aumentando assim, seu entendimento e compreensão.pt
dc.description.abstractUsed by architects to present their projects to clients, the images are a representation mode capable of externalizing ideas and thoughts making them visible. Technology has undergone major transformations that help to leave the digital world ever closer to the real world. Carriers of meanings, digital three-dimensional (3D) images are self-explanatory to clients, no longer requiring mandatory 2D imaging. Previously, they were a basis for the design process to occur and were complemented with 3D information. Today, 2D complements 3D, which has become an essential requirement for clients to understand the project, acting as a non-verbal communication way. The present dissertation had as methodological process the accomplishment of a qualitative study, developed through interviews with architects and clients and the execution of an itinerary of observation during the meeting, analyzing the explanation of the architect and the visualization of the project by the clients. The main focus was to obtain more complete results on the application of digital 3D images and their way of acting as a visual communication language serving as a means of aiding the transfer of knowledge and ideas from the architect to the client, thus increasing their understanding and comprehension.en
dc.identifier.aleph000902281
dc.identifier.capes33004056088P9
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/154112
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectArquiteturapt
dc.subjectComunicaçãopt
dc.subjectDigitalpt
dc.subjectImagempt
dc.subjectTridimensionalpt
dc.subjectArchitectureen
dc.subjectCommunicationen
dc.subjectImageen
dc.subjectThree-dimensionalen
dc.titleA aplicação das imagens tridimensionais digitais como meio de comunicação visual entre arquiteto e clientept
dc.title.alternativeThe application of digital three-dimensional images as a visual communication between architect and customeren
dc.title.alternativeLa aplicación de las imágenes tridimensionales digitales como medio de comunicación visual entre arquitecto y clientept
dc.typeDissertação de mestradopt
dspace.entity.typePublication
relation.isAuthorOfPublicationd62ce32c-e183-4df6-a56a-7d68467f6634
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryd62ce32c-e183-4df6-a56a-7d68467f6634
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Baurupt
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramMídia e Tecnologia (mestrado profissional) - FAACpt
unesp.knowledgeAreaAmbientes midiáticos e tecnológicospt
unesp.researchAreaTecnologias Midiáticaspt

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