Logotipo do repositório
 

Publicação:
Sociologia e consubstancialidade de gênero em tempos de fundamentalismo religioso, conservadorismo e reformas educacionais neoliberais

dc.contributor.advisorBarbosa, Jefferson Rodrigues [UNESP]
dc.contributor.authorBotter, Elaine Regina Okado [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-02-01T19:47:23Z
dc.date.available2021-02-01T19:47:23Z
dc.date.issued2020-10-29
dc.description.abstractA pesquisa tem como objetivo principal analisar as influências dos movimentos conservadores, liberais e fundamentalistas religiosos no que tange a educação de gênero do Brasil, especificamente no Ensino de Sociologia. Para atingir o objetivo principal propomos refeletir sobre os movimentos de direita, especialmente a Escola Sem Partido e o que denominam “ideologia de gênero”, além de vincular a sua relação com as reformas educacionais. Relevante examinar gênero cientificamente à fim de desmistificar impressões do senso comum. Por fim, o trabalho busca avalliar os limites dos materiais didáticos oferecidos pelo SPFE na disciplina de sociologia usando como aporte teórico as contribuições acerca da consubstancialidade de gênero. Foram analisados o material da 1ª e 2 ª série quarto bimestre e 3ª série segundo bimestre. Isto porque, esses bimestres apresentam os raros e rasos momentos em que o docente de sociologia consegue abordar o tema gênero.pt
dc.description.abstractThe main objective of the research is to analyze the influences of conservative, liberal and fundamentalist religious movements with regard to gender education in Brazil, specifically in the teaching of sociology. In order to achieve the main objective, we propose to reflect on the right-wing movements, especially the Escola Sem Partido and what they call “gender ideology”, in addition to linking their relationship with educational reforms. It is relevant to scientifically examine gender in order to demystify common sense impressions. Finally, this research seeks to evaluate the limits of the didactic materials offered by SPFE in the discipline of sociology using theoretical contributions about the consubstantiality of gender. The material from the 1st and 2nd years was separated from the fourth bimester and 3rd year from the second bimester. This is because these bimonths present the rare and shallow moments, in which the sociology professor manages to approach the theme of gender.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.description.sponsorshipId001
dc.identifier.capes25016016039P8
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/202567
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectEnsino de sociologiapt
dc.subjectGêneropt
dc.subjectEscola Sem Partidopt
dc.subjectReformas educacionaispt
dc.subjectMaterial SPFSpt
dc.subjectTeaching of sociologyen
dc.subjectGenreen
dc.subjectSchool Without Partyen
dc.subjectEducational reformsen
dc.subjectSPFE materialen
dc.titleSociologia e consubstancialidade de gênero em tempos de fundamentalismo religioso, conservadorismo e reformas educacionais neoliberaispt
dc.title.alternativeSociology and gender consubstantiality in times of religious fundamentalism, conservatism and neoliberal educational reformsen
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramSociologia em Rede Nacional - FFCpt
unesp.knowledgeAreaSociologiapt
unesp.researchAreaJuventude e questões contemporâneaspt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
botter_ero_me_mar.pdf
Tamanho:
12.46 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.03 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: