Violação de direitos autorais no acervo de repertório orquestral
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Data
Orientador
Tomás, Lia 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
São Paulo - IA - Música
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Com o advento de novas tecnologias a pirataria digital tem se tornado cada vez mais difundida, afetando diversos setores e levantando questões sobre violação de direitos de propriedade intelectual, impactos financeiros e econômicos, desigualdade social e acesso à cultura e tecnologia. Este trabalho procura investigar essas questões sob a ótica da prática orquestral. Para isso, foram buscadas referências bibliográficas sobre direitos autorais, economia cultural e pirataria moderna, a fim de tecer considerações acerca do impacto da pirataria para as orquestras e profissionais envolvidos com essa prática. Foi levantado, também, estudos de caso que ilustram como a indústria musical se desenvolve em torno da regulação e controle dos direitos autorais. A investigação desses temas revela um cenário complexo que envolve muito mais do que a simples ação de “piratear” uma partitura. Abrange a falta de políticas públicas, a formação inadequada dos profissionais para lidar com as questões referentes a direitos autorais e o interesse das grandes empresas do mercado editorial musical em restringir o acesso a essas propriedades intelectuais visando controle de mercado e lucro.
Resumo (inglês)
With the advent of new technologies, digital piracy has become increasingly widespread, affecting various sectors and raising concerns about intellectual property rights infringement, financial and economic impacts, social inequality, and access to culture and technology. This paper investigates these issues from the perspective of orchestral practice. To this end, a review of the literature on copyright, cultural economics, and modern piracy was conducted to analyze the impact of piracy on orchestras and their professionals. Case studies were also examined to illustrate how the music industry operates around the regulation and control of copyright. The investigation of these themes reveals a complex scenario that involves much more than the simple act of pirating a score. It encompasses the lack of public policies, inadequate training of professionals to deal with issues related to copyright, and the interest of large companies in the music publishing market in restricting access to these intellectual properties with a view to market control and profit.
Resumo (chinês)
随着新技术的出现,数字盗版已日益普及,影响了多个行业,并引发了关于侵犯知识产权、金融和经济影响、社会不平等以及文化和技术获取的诸多问题。本文旨在从管弦乐实践的角度来探讨这些问题。为此,我们搜集了关于版权、文化经济和现代盗版的参考文献,以期就盗版对管弦乐团及相关从业人员的影响进行思考。本文还援引了一些案例研究,以说明音乐产业是如何在版权的监管与控制周围发展的。对这些主题的调查研究揭示了一个复杂的局面,其涉及的范围远不止简单的乐谱盗版行为。它还包括公共政策的缺失、从业人员在处理版权相关问题方面准备不足,以及音乐出版市场中的大型企业为谋求市场控制和利润而限制获取这些知识产权的利益诉求。
Descrição
Palavras-chave
Direitos autorais - Música, Pirataria (Direitos autorais), Violação dos direitos autorais, Indústria musical, Orquestras, Música orquestral
Idioma
Português
Citação
PAULA, Izaack Allan Oliveira Correia. Violação de direitos autorais no acervo de repertório orquestral. Orientadora: Lia Vera Tomás. 2025. 76 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", São Paulo, 2025.

