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Proposta interventiva nas aulas de Educação Física na Educação Infantil na perspectiva da contemporaneidade

dc.contributor.advisorAlbuquerque, Denise Ivana de Paula [UNESP]
dc.contributor.authorGobbo, Maria do Carmo Silva
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2020-12-02T20:52:52Z
dc.date.available2020-12-02T20:52:52Z
dc.date.issued2020-08-06
dc.description.abstractA Educação Infantil, como a primeira etapa da Educação Básica, tem um papel preponderante na vida das crianças, pois, todo o aprendizado nessa faixa etária irá reverberar por toda vida. Nesse sentido, é essencial garantir à criança uma educação pautada em princípios que promovam o seu desenvolvimento integral. Conforme está estabelecido no conjunto de Leis e normas para a Educação no país, a educação é um direito inalienável do sujeito e, portanto, é de responsabilidade do poder público definir as orientações que regem cada etapa de ensino, cabendo às instituições educacionais a devida aplicação. Ao longo das últimas décadas, vários documentos das Políticas Públicas para a educação, foram promulgados, o mais recente, a Base Nacional Curricular Comum (Brasil, 2017), apresenta um capítulo destinado à Educação Infantil. Com o intuito de compreender as implicações desse documento nas práticas pedagógicas, esta pesquisa buscou implementar uma sistematização de conteúdos nas aulas de Educação Física da Educação Infantil 1 e validar os objetivos propostos nos Campos” Eu, o Outro e Nós” e “Corpo, Gesto e Movimento” da BNCC, através das experiências de aprendizagens, com base nas dimensões dos conteúdos: conceitual, procedimental e atitudinal. Foi desenvolvido em uma escola pública da cidade de Álvares Machado, São Paulo. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, amparada nos pressupostos da pesquisa intervenção. Os dados foram coletados através do diário de campo e processados pelo software Iramuteq, utilizando a análise lexical, análise de similitude e a nuvem de palavras. Os resultados apontaram o aluno como o protagonista de sua aprendizagem, o brincar dirigido sendo efetivo no processo de ensino e aprendizagem e o professor sendo o mediador deste processo de intervenção. Em suma, o planejamento elaborado com pluralidade de conteúdos trouxe resultados positivos, indo ao encontro da formação integral do aluno, validando os objetivos propostos nos campos de experiências analisados.pt
dc.description.abstractEarly Childhood Education, as the first stage of Basic Education, has a preponderant role in the lives of children, as all learning in this age group will reverberate throughout life. In this sense, it is essential to guarantee children an education based on principles that promote their integral development. As established in the set of Laws and norms for Education in the country, education is an inalienable right of the subject and, therefore, it is the responsibility of the public power to define the guidelines that govern each stage of teaching, with the educational institutions being responsible for its application. Over the past decades, several Public Policy documents for education have been promulgated, the most recent, the Common National Curriculum Base (Brazil, 2017), presents a chapter aimed at Early Childhood Education. In order to understand the implications of this document in pedagogical practices, this research sought to implement a systematization of content in Physical Education classes in Early Childhood Education 1 and validate the objectives proposed in the Fields "Eu, o Outro e Nós" and "Corpo, Gesto and Movement ”of BNCC, through learning experiences, based on the dimensions of the contents: conceptual, procedural and attitudinal. It was developed in a public school in the city of Álvares Machado, São Paulo. It is a qualitative study, supported by the assumptions of the research = intervention. The data were collected through the field diary and processed by the Iramuteq software, using lexical analysis, similarity analysis and the word cloud. The results indicated the student as the protagonist of his learning, directed play being effective in the teaching and learning process and the teacher being the mediator of this intervention process. In short, the planning prepared with a plurality of contents brought positive results, meeting the integral education of the student, validating the objectives proposed in the fields of experience analyzed.en
dc.identifier.capes33004137068P8
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/194479
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectEducação infantilpt
dc.subjectEducação físicapt
dc.subjectBNCCpt
dc.subjectAluno protagonistapt
dc.subjectProfessor mediadorpt
dc.subjectEarly childhood educationen
dc.subjectPhysical educationen
dc.subjectProtagonist studenten
dc.subjectMediating teacheren
dc.titleProposta interventiva nas aulas de Educação Física na Educação Infantil na perspectiva da contemporaneidadept
dc.title.alternativeInterventional proposal in Physical Education classes in Early Childhood Education from the perspective of contemporaneityen
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublicationbbcf06b3-c5f9-4a27-ac03-b690202a3b4e
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscoverybbcf06b3-c5f9-4a27-ac03-b690202a3b4e
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramEducação Física (mestrado profissional) - FCTpt
unesp.knowledgeAreaEducação física escolarpt
unesp.researchAreaMovimento na educação infantilpt

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