Publicação:
A dimensão estética da educação ambiental nos entendimentos e práticas de arte-educadores e de professores da escola de ensino fundamental

dc.contributor.advisorBonotto, Dalva Maria Bianchini [UNESP]
dc.contributor.authorRodrigues, Carolina de Souza [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-03-23T15:27:59Z
dc.date.available2015-03-23T15:27:59Z
dc.date.issued2009
dc.description.abstractA crise ecológica, considerada reflexo de uma crise social por vários autores, tem na Educação Ambiental (EA) um dos caminhos possíveis na reversão desse quadro. Para isso, acreditamos que ela deva contemplar três dimensões (conhecimentos, participação e valores) que se articulam e se complementam. Particularmente interessadas na dimensão dos valores, voltamo-nos à questão da valorização estética da natureza. A dimensão estética, com destaque aqui para sua associação com a arte em geral, pode contribuir para a construção de uma visão de mundo menos fragmentada, na medida em que propicia ao educando a construção de novos valores e o desenvolvimento da sensibilidade, ampliando a perspectiva desenhada pela cultura em que ele está inserido. Reconhecendo o desafio que significa a abordagem da dimensão estética em projetos de EA, objetivamos com esta investigação, de caráter qualitativo, identificar os entendimentos e práticas de professores e de arte-educadores interessados no trabalho com EA, analisando os limites e possibilidades para o trabalho com essa dimensão. A pesquisa envolveu quatro professores de escolas públicas da cidade de Rio Claro-SP, participantes de um curso de formação docente cujo tema foi a EA e o trabalho com valores, e quatro arte-educadores que realizam trabalhos de EA. Os dados foram coletados a partir das transcrições de filmagens e de relatos das reuniões ocorridas ao longo do referido curso, da análise documental dos Planos de Ensinos e diários dos professores, observação das práticas dos professores, entrevistas e questionários respondidos pelos arte-educadores. Um dos principais aspectos que emergiu da análise dos dados refere-se à necessidade de se romper com o modelo racionalista adotado por nossa sociedade, o qual, dentre outras coisas, nega a sensibilidade a ponto de tornar a dimensão estética... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)pt
dc.format.extent65 f.
dc.identifier.aleph000608159
dc.identifier.citationRODRIGUES, Carolina de Souza. A dimensão estética da educação ambiental nos entendimentos e práticas de arte-educadores e de professores da escola de ensino fundamental. 2009. 65 f. Trabalho de conclusão de curso (Ecologia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2009.
dc.identifier.filerodrigues_cs_tcc_rcla.pdf
dc.identifier.lattes4980307107078303
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/120814
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectEducação ambientalpt
dc.subjectEducação do sensívelpt
dc.subjectApreciação estéticapt
dc.titleA dimensão estética da educação ambiental nos entendimentos e práticas de arte-educadores e de professores da escola de ensino fundamentalpt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes4980307107078303
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.undergraduateEcologia - IBRCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
rodrigues_cs_tcc_rcla.pdf
Tamanho:
647.37 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format