A sala e a cena: ensaios para tensionar o performer educador
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Data
Orientador
Vilela, Lilian Freitas
Coorientador
Pós-graduação
Artes - IA 41002016026P1
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A presente pesquisa parte da articulação entre o performer e o educador que sou e que coexistem na sala de aula e busca responder quais são as possíveis contribuições que um Performer Educador pode oferecer aos estudantes da 1ª série do Ensino Médio por meio de uma proposta de atuação artístico pedagógica. Postulo o termo Performer Educador com luz ao que tratam Andrade e Godoy, Fabião e Machado acerca da educação em dança, em artes cênicas e em performance conduzido pelo olhar de Paulo Freire e as notas sobre experiências de Larrosa pensando o Performer Educador como sujeito da experiência em dança a fim de criar condições e possibilidades de entendimento do corpo e da comunicação por meio dele propondo que o estudante torne-se um sujeito ativo diante do aprendizado em arte na rede pública estadual de São Paulo. Deste modo apresento um estudo de natureza empírica de abordagem qualitativa em que trago como procedimentos um primeiro momento de busca netnográfica em que recolho materiais diversos e da literatura disponível dos bancos de dados da área, em seguida, descrevo e relato minhas experiências em sala de aula, com a preocupação de refletir sobre elas, para ao final entrelaçar esses momentos tecendo considerações acerca do que considero ser um Performer Educador em ação.
Resumo (inglês)
This research starts from the articulation between the performer and the educator that I am and that coexist in the classroom and seeks to answer what are the possible contributions that a Performer Educator can offer to the students of the 1st grade of high school through a proposal of artistic and pedagogical performance. I postulate the term Performer Educator in the light of Andrade and Godoy, Fabião and Machado's reflections on dance education, scenic arts, and performance education in the light of Paulo Freire's view and Larrosa's notes on experiences, thinking of the Performer Educator as the subject of the dance experience to create conditions and possibilities for the understanding of the body and communication through it, proposing that the student becomes an active subject in the face of learning in art at public school of São Paulo state. In this way, I present an empirical study with a qualitative approach in which my procedures include the first step of netnographic research in which I gather diverse materials and literature available in the databases of the area. Next, I describe and report my experiences in the classroom, reflecting on them and, in the end, interweaving these moments with considerations about what I consider to be a Performer Educator in action.
Descrição
Palavras-chave
Arte - Estudo e ensino, Performance (Arte), Professores de arte, Dança na educação
Idioma
Português

