Logotipo do repositório
 

Publicação:
O lúdico no ensino de química: revisão bibliográfica e proposta de sequência didática para o ensino de química orgânica no ensino médio

dc.contributor.advisorSouza, Aguinaldo Robinson de [UNESP]
dc.contributor.authorMartins, André Luís
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2022-08-26T13:43:46Z
dc.date.available2022-08-26T13:43:46Z
dc.date.issued2022-08-17
dc.description.abstractEste presente trabalho em nível de graduação descreve pesquisa do tipo qualitativa de revisão bibliográfica. Espera-se no geral uma possível contribuição para a compreensão do uso de aspectos do lúdico em geral e dos jogos em específico nas salas de aula de Química, além de buscar visualizar como o uso dos jogos e outras ferramentas lúdicas vem sendo abordado pela literatura recente voltada ao ensino de química no Brasil. Por fim, é apresentada proposta de sequência didática no ensino de conceitos de química orgânica voltada ao ensino médio que busca contemplar aspectos lúdicos e de ciência tecnologia sociedade e meio ambiente.pt
dc.description.abstractThis present undergraduate work describes qualitative research, bibliographic review. A possible contribution to understanding the use of aspects of play in general and games in specific at chemistry classrooms is expected to understand aspects of play, as well as seeking to visualize how the use of games and other playful tools has been approached by recent literature focused on chemistry teaching in Brazil. Finally, a didactic sequence proposal is presented in the teaching of concepts of organic chemistry that seeks to contemplate playful aspects and science technology society and the environment.en
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/236321
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectLudicidadept
dc.subjectJogos didáticospt
dc.subjectEnsino de químicapt
dc.subjectQuímica orgânicapt
dc.subjectFunções orgânicaspt
dc.subjectPlayfulnessen
dc.subjectDidatic gamesen
dc.subjectChemistry teachingen
dc.subjectOrganic chemistryen
dc.subjectOrganic functionsen
dc.titleO lúdico no ensino de química: revisão bibliográfica e proposta de sequência didática para o ensino de química orgânica no ensino médiopt
dc.title.alternativePlay in chemistry teaching: bibliographic review and proposed didactic sequence for the teaching of organic chemistry in high schoolen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.undergraduateQuímica - FCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
martins_al_tcc_bauru.pdf
Tamanho:
1016.08 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.43 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
martins_al_autorização_bauru.pdf
Tamanho:
212.34 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: