Logotipo do repositório
 

Publicação:
Autocrítica de arte ou a última camada de verniz

dc.contributor.advisorKhouri, Livre-Docente Omar [UNESP]
dc.contributor.authorAlmeida, Flávio Fernandes de [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:22:30Z
dc.date.available2014-06-11T19:22:30Z
dc.date.issued2008-04-22
dc.description.abstractO artista consciente do seu papel na sociedade – na qual vive e produz – pode e deve ser o primeiro crítico de suas obras. A análise de sua própria práxis, inserida no panorama artístico contemporâneo e, ao mesmo tempo dialogando com o legado da visualidade na pintura, contribui para a elaboração desta reflexão: as técnicas e os temas, os materiais e suportes adotados, refletem as suas escolhas, os processos e os procedimentos a sua poética. A reflexão resultante da compilação de teorias da arte pertinentes ao objeto também buscou nos discursos dos artistas – correspondência , notas, depoimentos e escritos em geral – as bases par s sua elaboração. Escolhidos por afinidade de gosto ou estilo, artistas como Cézanne, Van Gogh, Gauguin e Matisse – além dos brasileiros Rubens Gerchman e João Câmara – têm seus escritos e reflexões sustentado e elucidando suas poéticas. A crítica – neste caso, a autocritica – é apresentada como uma parte integrante da obra de arte comparada numa metáfora ao toque final dado pelo artista numa pintura: a demão de verniz.pt
dc.description.abstractThe artist conscious of his role in the society – in which he lives and produces – can and must be the first critic of his artistic works. The analysis of the praxis that is inserted lin the contemporary artistic scene and, at the same and at the time, dialoguing with the legacy of the visuality in the painting contibutes to the elaboration from this reflexion the tecniques and the themes, the materials and adopted supports, reflect their choices, the processses and procedures; its poetic. The reflection, resulting from the theories compilation of the art pertinent at the object, also looked for in the artists discourse – correspondences, notes, depositions and writings in general – the bases for its elaboration. Chosen by afinity or style artists like Cézanne, Van Gogh, Gauguin and Matisse – beyond the brazilians Rubens Gerchman and João Câmara – have their writings and reflections sustainning and elucidating their poetics. The critic – in this case, the self-criticism – is presented as an integral part of the art work, compared in a metaphor to the final touch given by the artist in a painting the varnish coating.en
dc.description.sponsorshipUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.format.extent149 f. : il. + Acompanha CD-ROM.147
dc.identifier.aleph000559281
dc.identifier.capes33004013063P4
dc.identifier.citationALMEIDA, Flávio Fernandes de. Autocrítica de arte ou a última camada de verniz. 2008. 149 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2008.
dc.identifier.filealmeida_ff_me_ia.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/86997
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectArte - Teoriapt
dc.subjectArte - Historiapt
dc.subjectPinturapt
dc.subjectFoundations and critic of the Artsen
dc.subjectTheory of the Arten
dc.titleAutocrítica de arte ou a última camada de vernizpt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulopt
unesp.graduateProgramArtes - IApt
unesp.knowledgeAreaArtes visuaispt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
almeida_ff_me_ia.pdf
Tamanho:
1.53 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format