Logo do repositório
 

Livros de autoajuda adaptados ao público infantojuvenil: estratégias linguístico-discursivas

dc.contributor.advisorCortina, Arnaldo [UNESP]
dc.contributor.authorPimentel, Marília Lima [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:32:46Z
dc.date.available2014-06-11T19:32:46Z
dc.date.issued2012-08-23
dc.description.abstractO presente trabalho procura examinar algumas obras de autoajuda adaptadas ao público infantojuvenil, tendo como base para a análise também as obras publicadas para aos adultos. Propõe-se neste estudo uma análise comparativa entre os livros originais e suas respectivas adaptações, totalizando sete obras. Nosso objetivo é explicitar as estratégias linguísticos-discursivas nos livros para o público adulto e suas adaptações. Para fundamentar a análise, fez-se um levantamento da história da literatura infantojuvenil e o dos livros de autoajuda. Nortearam esta pesquisa alguns princípios teóricos de discurso e enunciação na perspectiva da semiótica greimasiana, alguns enfoques da teoria bakhtiniana de gênero relacionada com a greimasiana, bem como determinados aspectos dos estudos da Nova Retórica. Com isso, esperamos delinear a imagem de enunciatário projetada nos livros estudados. Assim, as versões para jovens e crianças examinadas têm o objetivo de prepará-los para lidar com as dificuldades da vida adulta, tais como, desenvolver a inteligência financeira, aprender a lidar com mudanças, ser empreendedor, dentre outras competênciaspt
dc.description.abstractThe present thesis aims at examining some self-help works adapted to children\teenagers readers, establishing as a parameter of analysis the adult books they were adapted from. A comparison between the original adult works and their children\teenagers adaptation is proposed, for which seven books were analyzed. Our aim is to headlight the linguistic- discursive strategies handled to adapt the adult books into children/teenagers books. In order to underlie the analysis, a study of the children\teenagers literature history and self help books composition was carried out. Some discourse and enunciation theoretical principles in a greimasian semiotic perspective guided this research, as well as gender related bakhtinian and greimasian theory. Some New Rhetoric aspects were also dealt with. As a result, we hope to portrait the discursive image projected by the books studied. As a conclusion, the analyzed children\teenagers versions have as an aim to get the children and youngsters ready to deal with adult life challenges they will face in the future, such as: to develop financial intelligence, to learn how to absorb changes, to develop enterprising spirit, among other abilitiesen
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.format.extent125 f. : il. color.
dc.identifier.aleph000705646
dc.identifier.capes33004030009P4
dc.identifier.citationPIMENTEL, Marília Lima. Livros de autoajuda adaptados ao público infantojuvenil: estratégias linguístico-discursivas. 2012. 125 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2012.
dc.identifier.filepimentel_ml_dr_arafcl.pdf
dc.identifier.lattes3620363368809340
dc.identifier.orcid0000-0001-9404-8352
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/103566
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.sourceAleph
dc.subjectLiteratura infanto-juvenilpt
dc.subjectSemioticapt
dc.subjectLiteratura - Adaptaçõespt
dc.subjectLiterature - Adaptationspt
dc.titleLivros de autoajuda adaptados ao público infantojuvenil: estratégias linguístico-discursivaspt
dc.typeTese de doutoradopt
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublication0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
unesp.advisor.lattes3620363368809340[1]
unesp.advisor.orcid0000-0001-9404-8352[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.graduateProgramLinguística e Língua Portuguesa - FCLARpt
unesp.knowledgeAreaLinguística e língua portuguesapt
unesp.researchAreaEstrutura, organização e funcionamento discursivos textuaispt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
pimentel_ml_dr_arafcl.pdf
Tamanho:
773.24 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format