Logo do repositório
 

O uso de objetos de aprendizagem (oa) em ensino de ciências

dc.contributor.advisorCavassan, Osmar [UNESP]
dc.contributor.authorMartins, Caroline de Oliveira [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:51Z
dc.date.available2014-06-11T19:24:51Z
dc.date.issued2010-05-25
dc.description.abstractO surgimento de novas tecnologias proporcionou ao ensino de ciências uma oportunidade de utilizar novos recursos em práticas pedagógicas para o processo de ensino-aprendizagem. No ensino de ciências, dentro do tema de ecossistemas terrestres, estes recursos propiciam ao professor simular fenômenos de ambiente naturais através de animações ou vídeos, aproximando os alunos do ambiente real complementando a aula teórica. Entretanto discussões acerca do uso de recursos tecnológicos levantam a dúvida sobre as vantagens e desvantagens do uso de tecnologias na sala de aula quando comparadas a outros recursos como aulas práticas de campo. Os objetos de aprendizagem são recursos tecnológicos que permitem que o professor possam ampliar sua prática pedagógica dando enfoques diferentes para o tema a ser abordado, tornando assim sua prática docente atraente e estimulante para os alunos, mas estes recursos podem trazer no seu conteúdo de erros conceituais que implicam em uma dificuldade de aprendizagem do termo. Entretanto as aulas práticas de campo trazem as vantagens de estimular nos alunos os sentidos como o olfato e tato, mas trazem dificuldades como locomoção dos alunos para o ambiente de estudo e necessidade de mais tempo disponível para abordagem de temas. Diante dessa discussão os objetivos da pesquisa foram de efetuar a análise de conteúdos (imagens, textos, animações, vídeos) encontrados em objetos de aprendizagem que abordam o tema ecossistemas terrestres naturais do ponto de vista da teoria construtivista do conhecimento. Além da análise de conteúdos, pretende-se investigar a partir da visão de professores possíveis limitações encontradas no uso dessas ferramentas tecnológicas como complementos de aulas teóricas, quando comparadas com aulas práticas de campo. A pesquisa foi feita em três etapas. O primeiro momento foi feita a busca no site do RIVED...pt
dc.description.abstractThe emergence of nes technologies has provided the teaching of science an opportunity to use new features in teaching practices for process of teaching and learning. In science education, within the theme of terrestrial ecosystems, these resources provide the teacher simulate phenomena of natural environments through animations or videos, approaching students in a real environment complementing the theoretical class. However discussions on the use technological resources to raise doubt about the advantages and disadvantages of using technology in the room class when compared to other resources such as classroom practice field. The learning objects are technological resources that enable the teacher may expand their pedagogical practice giving different approaches to the topic being addressed, thus making it attractive and their teaching practice for pupils, but these resources can bring to your content of conceptual mistakes that imply a difficulty in learning of fear. However the practical lessons of the field bring advantages of encouraging students in the senses like smell and touch, but bring difficulties such as transportation of students to the study environment and need more time for discussion of topics. Against this discussion the research objectives were to perform the analysis content (image, text, animation, video) found on objects learning that address natural terrestrial ecosystems point of view of constructivist theory of knowledge. Besides the analysis of content, we intend to investigate from the perspective of teachers. Possible limitations encountered in using the new technological tools to supplement lectures practical classes compared field. The survey was conducted in three stages. The first time was made to search the site RIVED (Virtual Interactive Network for Education) of learning objects to be analyzed in the survey that addressed the Terrestrial Ecosystems theme... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.format.extent135 f. : il.
dc.identifier.aleph000621288
dc.identifier.capes33004056079P0
dc.identifier.citationMARTINS, Caroline de Oliveira. O uso de objetos de aprendizagem (oa) em ensino de ciências. 2010. 135 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2010.
dc.identifier.filemartins_co_me_bauru.pdf
dc.identifier.lattes0677377403805171
dc.identifier.orcid0000-0003-1860-6628
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/90989
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.sourceAleph
dc.subjectObjetos de aprendizagempt
dc.subjectTecnologias educacionaispt
dc.subjectAulas práticas de campopt
dc.subjectEducational technologyen
dc.subjectLearning objectsen
dc.subjectTeaching practical fielden
dc.titleO uso de objetos de aprendizagem (oa) em ensino de ciênciaspt
dc.typeDissertação de mestradopt
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.orcid0000-0003-1860-6628
unesp.author.lattes0677377403805171
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.graduateProgramEducação para a Ciência - FCpt
unesp.knowledgeAreaEnsino de ciências e matemáticapt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
martins_co_me_bauru.pdf
Tamanho:
1.42 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format