Aspectos éticos e legais da competência informacional e a formação do bibliotecário: um estudo com graduandos de biblioteconomia da região sudeste
dc.contributor.author | Mata, Marta Leandro da [UNESP] | |
dc.contributor.author | Casarin, Helen de Castro Silva [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2015-02-24T13:58:00Z | |
dc.date.available | 2015-02-24T13:58:00Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.description.abstract | This study aimed to verify the partial information literacy of librarianship undergraduates with regard to ethical and legal issues related to the use of information and compare with the standards of ACRL (2000). To this end, we applied an electronic questionnaire with 230 students from fifteen schools of Library science in southeastern Brazil. From the results it was realized that the standardization of reference, participants showed a performance below expectations, possibly compromising the recovery of a document by others. In the other questions that addressed issues regarding copyright and intellectual property, the majority of participants have shown that knowledge, behaviors and attitudes appropriate in relation to this aspect. | en |
dc.description.abstract | O presente estudo teve como objetivos parciais verificar a competência informacional de graduandos de biblioteconomia no que se refere aos aspectos éticos e legais relacionados ao uso da informação, bem como comparar com os padrões da ACRL (2000). Para tanto, aplicou-se um questionário eletrônico com 230 estudantes de biblioteconomia de quinze escolas situadas na região sudeste do país. A partir dos resultados, percebeu-se que, quanto à normalização de referências, os participantes apresentaram um desempenho abaixo do esperado, o que comprometer a recuperação de um documento por outras pessoas. Nas outras questões que abordavam temas referentes aos direitos autorais, à propriedade intelectual e ao copyright, a maioria dos participantes demonstrou que possui conhecimentos, condutas e atitudes adequados no que tange a este aspecto. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Ciência da Informação, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Av. Hygino Muzzi Filho, 737 sala 23, Campus Universitário, CEP 17525-900, SP, Brasil | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Ciência da Informação, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Av. Hygino Muzzi Filho, 737 sala 23, Campus Universitário, CEP 17525-900, SP, Brasil | |
dc.format.extent | 119-134 | |
dc.identifier | http://www.edicic.org/revista/index.php?journal=RevistaEDICIC&page=article&op=view&path%5B%5D=13 | |
dc.identifier.citation | Revista EDICIC, v. 1, n. 1, p. 119-134, 2011. | |
dc.identifier.file | ISSN2236-5753-2011-01-01-119-134.pdf | |
dc.identifier.issn | 2236-5753 | |
dc.identifier.lattes | 0592809928580900 | |
dc.identifier.lattes | 8808213730426235 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/115355 | |
dc.language.iso | por | |
dc.relation.ispartof | Revista EDICIC | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | Currículo Lattes | |
dc.subject | competência informacional | pt |
dc.subject | Biblioteca universitária | pt |
dc.subject | bibliotecário | pt |
dc.subject | currículo | pt |
dc.subject | Graduandos | pt |
dc.title | Aspectos éticos e legais da competência informacional e a formação do bibliotecário: um estudo com graduandos de biblioteconomia da região sudeste | pt |
dc.type | Artigo | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.author.lattes | 0592809928580900 | |
unesp.author.lattes | 8808213730426235 | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília | pt |
unesp.department | Ciência da Informação - FFC | pt |
Arquivos
Pacote original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- ISSN2236-5753-2011-01-01-119-134.pdf
- Tamanho:
- 309.82 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format