Publication: Gamificação de exercícios físicos com lousa inteligente
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Date
Authors
Advisor
Feitosa, Juliana da Costa
Coadvisor
Graduate program
Undergraduate course
Ciência da Computação - FC
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Type
Undergraduate thesis
Access right
Acesso aberto

Abstract
Abstract (portuguese)
Realizar atividades físicas são importantes para uma vida saudável e equilibrada. Existem
muitos exercícios físicos elaborados de forma a estimular diferentes aspectos do corpo,
como o sistema cardiovascular ou cada um dos tecidos musculares, a fim de buscar otimizar
seus benefícios. Porém, é possível observar certa resistência a sua realização rotineira tendo
em vista sua natureza monótona e repetitiva. Com o objetivo de superar essa barreira
presente em diversas tarefas, pode-se recorrer a gamificação, que usa elementos típicos
de jogos, sobretudo digitais, para tornar mais interessante quaisquer atividades. Foram
utilizados conceitos de gamificação aplicados no contexto de exercício físico para buscar
estimular a realização de atividade física entre adultos, e contribuir para a manutenção
de uma vida ativa entre os usuários. Isso foi feito por meio de um software gamificado
feito na plataforma Unity para ser usado na lousa inteligente Huawei IdeaHub que conta
com um sistema operacional Windows e uma câmera. O software possui um menu com
estatísticas, conquistas e exercícios com descrição da atividade. Com isso, o usuário realiza
exercícios providenciados pelo software, visualizando informações sobre a atividade e com
a câmera do IdeaHub, capturando os movimentos para contar os exercícios.
Abstract (english)
Physical activities are important for a healthy and balanced life. There are many physical
exercises designed to stimulate different aspects of the body, such as the cardiovascular
system or each of the muscle tissues, in order to optimize their benefits. However, there is
a certain resistance to their routine performance due to their monotonous and repetitive
nature. In order to overcome this barrier present in various tasks, one can resort to
gamification, which uses typical elements of games, especially digital ones, to make any
activities more interesting. Concepts of gamification have been used in the context of
physical exercise to try to stimulate the performance of physical activity among adults,
and to contribute to the maintenance of an active life among users. This was done through
a gamified software made on the Unity platform to be used on the Huawei IdeaHub
smartboard that runs on Windows operating system and has a camera. The software has
a menu with statistics, achievements and exercises with description of the activity. With
this, the user performs exercises provided by the software, viewing information about
the activity and with the camera of the IdeaHub, capturing the movements to count the
exercises.
Description
Keywords
Gamificação, Exercícios Físicos, Lousa Inteligente, Gamification, Smart screen, Physical activities
Language
Portuguese