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Publicação:
Função motora fina de escolares com dislexia, distúrbio e dificuldades de aprendizagem

dc.contributor.authorCapellini, Simone Aparecida [UNESP]
dc.contributor.authorCoppede, Aline Cirelli
dc.contributor.authorValle, Talita Regina [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de São Carlos (UFSCar)
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-05-20T15:16:07Z
dc.date.available2014-05-20T15:16:07Z
dc.date.issued2010-09-01
dc.description.abstractTEMA: função motora fina em escolares com dislexia, distúrbio e dificuldades de aprendizagem. OBJETIVO: este estudo teve por objetivo caracterizar o desempenho da função motora fina, sensorial e perceptiva em escolares com dislexia, distúrbio e dificuldades de aprendizagem e correlacionar estes achados à escrita destes escolares. MÉTODO: participaram deste estudo 80 escolares da 2ª à 4ª série do ensino fundamental, na faixa etária de 7 a 12 anos de idade, de ambos os gêneros, distribuídos em: GI: formado por 20 escolares com dislexia, GII: formado por 20 escolares com distúrbio de aprendizagem, GIII: formado por 20 escolares com dificuldades de aprendizagem e GIV: formado por 20 escolares sem dificuldades de aprendizagem. Os escolares foram submetidos à avaliação da função motora fina, sensorial e perceptiva e análise da escrita por meio da escala de disgrafia. RESULTADOS: os resultados evidenciaram que a maioria dos grupos apresentou desempenho inferior nas provas de FMF7 (oposição de dedos), S8 (grafoestesia) e P1 (imitar posturas). Os GI e GII foram os grupos que apresentaram desempenho inferior na maioria das provas em relação aos GIII e GIV. Quanto à grafia, observou-se que no GII todos os escolares são disgráficos. CONCLUSÃO: a presença de alterações motora fina, sensorial e perceptiva é característica de escolares com distúrbio de aprendizagem e dislexia, entretanto esta característica pode ou não ser encontrada nos escolares com dificuldades de aprendizagem, sendo, portanto, esta alteração responsável pelo comportamento disgráfico dos escolares com transtornos de aprendizagem deste estudo.pt
dc.description.abstractBACKGROUND: fine motor function of school-aged children with dyslexia, learning disabilities and learning difficulties. AIM: this study aimed to characterize the fine motor, sensory and perceptive function of school-aged children with dyslexia, learning disabilities and learning difficulties and to correlate these results with the analysis of the children's handwriting. METHOD: participants were 80 2nd to 4th graders, ranging in age from 7 to 12 years, of both genders, divided as follows: GI: composed of 20 students with dyslexia, GII: composed of 20 students with learning disabilities, GIII: composed of 20 students with learning difficulties and GIV: composed of 20 good readers. All of the children were submitted to an assessment of the fine motor, sensorial and perceptive functions using the Dysgraphia Scale. RESULTS: the results indicated that most groups presented a poor performance in tests of FMF7 (fingers opposition), S8 (graphestesia) and P1 (body imitation). GI and GII were the groups that presented the worst performance in most of the tests when compared to GIII and GIV. Regarding handwriting, it was observed that all of the children in GII are dysgraphics. CONCLUSION:the presence of motor, sensorial and perceptive alterations is a characteristic of children with learning disabilities and dyslexia. However this characteristic may or may not be found in children with learning difficulties, therefore motor, sensorial and perceptive alterations are responsible for the dysgraphic behavior observed in the children with learning disabilities of the present study.en
dc.description.affiliationUniversidade Estadual de Campinas
dc.description.affiliationUniversidade Federal de São Carlos (UFSCar)
dc.description.affiliationUnesp FFC
dc.description.affiliationUnespUnesp FFC
dc.format.extent201-208
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0104-56872010000300008
dc.identifier.citationPró-Fono Revista de Atualização Científica. Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda., v. 22, n. 3, p. 201-208, 2010.
dc.identifier.doi10.1590/S0104-56872010000300008
dc.identifier.fileS0104-56872010000300008.pdf
dc.identifier.issn0104-5687
dc.identifier.lattes9057316530389548
dc.identifier.scieloS0104-56872010000300008
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/29907
dc.language.isopor
dc.publisherPró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda.
dc.relation.ispartofPró-Fono: Revista de Atualização Científica
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectDislexiapt
dc.subjectTranstornos da Aprendizagempt
dc.subjectDestreza Motorapt
dc.subjectDyslexiaen
dc.subjectLearning Disordersen
dc.subjectMotor Skillsen
dc.titleFunção motora fina de escolares com dislexia, distúrbio e dificuldades de aprendizagempt
dc.title.alternativeFine motor function of school-aged children with dyslexia, learning disability and learning difficultiesen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes9057316530389548
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.departmentFonoaudiologia - FFCpt

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