Logotipo do repositório
 

Publicação:
Definição e abordagem de currículo: exame de um curso de formação de professores para a educação não formal em ONGs

dc.contributor.authorPerez, Deivis [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-08-21T17:53:47Z
dc.date.available2015-08-21T17:53:47Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractThis article presents a research aimed to analyze the approach and the definition of guiding curriculum of teacher training for work in the non-formal education in non-governmental organizations (NGOs). We opted for a qualitative approach and case study of Te- acher Training Course for NGOs, developed by Ong São Paulo-SP. The research instruments were: analysis of documents of the cou- rse, interviews with trainers and coordinator and literature review. In this course, curriculum is defined as a path to be followed by students and instructors and the coordinator of the subjects studied. We adopted the so-called Integrated Curriculum, in which teaching occurs by the study of problem situations and integrators of learning projects. At the end, we suggest improving the course and following that information, it is hoped, one will support the production of fur- ther comparative research.en
dc.description.abstractEste artigo apresenta pesquisa cujo objetivo foi analisar a definição e abordagem de currículo norteadores da formação de professores para o trabalho na educação não formal em organizações não governamentais (Ongs). Optou-se pela perspectiva qualitativa de pesquisa e estudo de caso do curso Formação de Professores para Ongs, desenvolvido por Ong de São Paulo-SP. Os instrumentos de pesquisa foram: análise dos documentos do curso, entrevistas semidiretivas com formadores e coordenador e revisão da literatura. Nesse curso define-se currículo como caminho a ser percorrido por alunos e formadores e como organizador das temáticas estudadas. Adota-se abordagem nomeada Currículo Integrado, em que o ensino ocorre pelo estudo de situações-problema e projetos integradores das aprendizagens. Ao final, sugere-se aperfeiçoamento do curso e seguem informações que, espera-se, apoiem a produção ulterior de pesquisas comparativas.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, Avenida Dom Antônio, Parque Universitário, CEP 19806900, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, Avenida Dom Antônio, Parque Universitário, CEP 19806900, SP, Brasil
dc.format.extent379-390
dc.identifierhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/reveducacao/article/view/8472
dc.identifier.citationEducação, v. 39, n. 2, p. 379-390, 2014.
dc.identifier.doi10.5902/198464448472
dc.identifier.fileISSN1984-6444-2014-39-02-379-390.pdf
dc.identifier.issn1984-6444
dc.identifier.lattes6409892014093401
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/127043
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofEducação
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectCurriculumen
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectNon-formal educationen
dc.subjectCurrículopt
dc.subjectEducação não formalpt
dc.subjectFormação de professorespt
dc.titleDefinição e abordagem de currículo: exame de um curso de formação de professores para a educação não formal em ONGspt
dc.title.alternativeDefinition of curriculum and approach: study of a training course for teachers of non-formal education in NGOsen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes6409892014093401
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assispt
unesp.departmentPsicologia Evolutiva, Social e Escolar - FCLASpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN1984-6444-2014-39-02-379-390.pdf
Tamanho:
495.77 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format