Publicação: Educação ambiental na educação infantil: análise de práticas pedagógicas em teses e dissertações
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Santana, Luiz Carlos 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Pedagogia - IB
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Em razão dos problemas ambientais causados, muitas vezes, pelo ser humano, surge a necessidade de desenvolver uma educação que trate das questões ambientais nas escolas. Essa é uma razão de ser da Educação Ambiental. A escola é um dos espaços importantes para construir e desenvolver valores de uma relação da sociedade com a natureza, que possui papel fundamental de formar e educar cidadãos. A Educação Infantil é o momento que a criança desenvolve facilmente, e nesse sentido a Educação Ambiental constrói no indivíduo experiências e os valores socioambientais. Esta pesquisa do tipo “estado da arte” de caráter qualitativo, tem como objetivo analisar teses e dissertações que investigaram as práticas pedagógicas em Educação Ambiental na Educação Infantil. A investigação foi realizada por uma coleta no banco de dados intitulado “A Educação Ambiental no Brasil: Análise da Produção Acadêmica (Dissertações e Teses) – Projeto EArte”, buscando identificar e investigar: que práticas pedagógicas estão presentes em produções acadêmicas sobre educação ambiental na Educação Infantil. Esta pesquisa poderá contribuir para compreender a importância de práticas pedagógicas sobre educação ambiental na educação infantil.
Resumo (inglês)
Environmental problems can sometimes be caused by a human beings, the need arises to develop environmental education in schools, this is a reason for being of environmental education. A society with nature plays a fundamental role in forming and educating citizens. Early Childhood Education is the moment that the child develops easily and in this sense, Environmental Education builds on individual experiences and socio-environmental values. This qualitative "state of the art" research aims to analyze theses and dissertations that investigate how pedagogical practices in Environmental Education in Early Childhood Education. The investigation was carried out by a collection in the database entitled "Environmental Education in Brazil: Analysis of Academic Production (Dissertations and Theses) - EArte Project", seeking to identify and investigate: what pedagogical practices are present in academic productions in Early Childhood Education. This research may contribute to understanding the importance of using pedagogical practices in environmental education in early childhood education.
Descrição
Palavras-chave
Educação ambiental, Educação infantil, Natureza, Práticas pedagógicas, Educação, Education, Child education, Nature, Environmental education, Pedagogical practices
Idioma
Português