Logotipo do repositório
 

Publicação:
A relevância da racionalidade comunicativa para a gestão educacional

dc.contributor.authorScarlatto, Elaine Cristina [UNESP]
dc.contributor.authorGentilini, Joao Augusto [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-07-15T18:28:52Z
dc.date.available2015-07-15T18:28:52Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractThis study presents implications of the assumptions of a model of educational management based on the perspective of technical and instrumental rationality regarding fundamental studies of the Frankfurt School and Gentilini (2001). We analyzed the presence of such theoretical assumptions in the Complementary Education Program “Prof. Henrique Scabello” implemented in the city of Araraquara, SP. The results indicate that this model of educational management brings negative implications for the school investigated, and above all that adherence to the management model based on communicative rationality can favor the realization of a truly democratic school management.en
dc.description.abstractEste estudo apresenta implicações dos pressupostos de um modelo de gestão educacional fundamentado na perspectiva da racionalidade técnica e instrumental, tendo como referências fundamentais os estudos da Escola de Frankfurt e Gentilini (2001). Analisou-se a presença de tais pressupostos teóricos no Programa de Educação Complementar (PEC) “Prof. Henrique Scabello”, localizado na cidade de Araraquara-SP. Verificou-se que o referido modelo de gestão educacional traz implicações negativas à organização escolar investigada. E, sobretudo que a adesão ao modelo de gestão baseado na racionalidade comunicativa pode beneficiar a realização de uma gestão de ensino efetivamente democrática.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rodovia Araraquara Jau, Km 1, CEP 14800-901, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rodovia Araraquara Jau, Km 1, CEP 14800-901, SP, Brasil
dc.format.extent47-59
dc.identifierhttp://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/75
dc.identifier.citationExitus, v. 3, n. 1, p. 47-59, 2013.
dc.identifier.fileISSN2236-2983-2012-03-01-47-59.pdf
dc.identifier.issn2236-2983
dc.identifier.lattes1002967154950092
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/125305
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofExitus
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectRationalityen
dc.subjectCommunicationen
dc.subjectEducational Managementen
dc.subjectRacionalidadept
dc.subjectComunicaçãopt
dc.subjectGestão Educacionalpt
dc.titleA relevância da racionalidade comunicativa para a gestão educacionalpt
dc.title.alternativeThe relevance of communicative rationality to educational managementen
dc.typeArtigopt
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublication0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
unesp.author.lattes1002967154950092
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.departmentCiências da Educação - FCLARpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN2236-2983-2012-03-01-47-59.pdf
Tamanho:
220.92 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format