Publicação: Por uma cidade das crianças: filosofia, sociologia e infâncias
Carregando...
Arquivos
Data
Orientador
Oliveira, Paula Ramos de 

Coorientador
Pós-graduação
Educação Escolar - FCLAR
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Tese de doutorado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Esta pesquisa investiga as percepções e compreensões das crianças participantes do Projeto Cidade das Crianças, idealizado por Francesco Tonucci, sobre o significado de "ser criança na cidade". A partir de uma abordagem qualitativa e fundamentada na metodologia da investigação-ação, o estudo se desenvolveu por meio da gravação e análise de rodas de filosofia com crianças, utilizando a análise de conteúdo como ferramenta interpretativa. Os resultados apontam para questões centrais relacionadas à infância e ao espaço urbano, com destaque para a seguinte indagação: a escola pode ser considerada a cidade das crianças? Além disso, emergem reflexões sobre a violência de gênero, especialmente contra as meninas, e os desafios de evitar que um projeto político voltado para a infância se torne excessivamente partidário.
Neste contexto, a Filosofia com Crianças e a Sociologia da Infância demonstram ser abordagens fundamentais para promover a escuta e o reconhecimento das crianças como sujeitos de pesquisa e produtoras de conhecimento. Ao dar voz às crianças e considerar suas experiências e percepções, esta tese busca contribuir para a construção de cidades verdadeiramente pensadas para e com a infância.
Resumo (inglês)
This research investigates the perceptions and understandings of children participating in the Children’s City Project, created by Francesco Tonucci, regarding the meaning of "being a child in the city." Using a qualitative approach and grounded in action-research methodology, the study was developed through the recording and analysis of philosophy discussions with children, employing content analysis as an interpretative tool. The results point to central issues related to childhood and urban space, with a focus on the following question: can the school be considered the city of children? Furthermore, reflections on gender-based violence, especially against girls, and the challenges of preventing a political project aimed at childhood from becoming overly partisan, emerge. In this context, Philosophy with Children and the Sociology of Childhood prove to be essential approaches for promoting listening and recognizing children as research subjects and knowledge producers. By giving a voice to children and considering their experiences and perceptions, this thesis aims to contribute to the creation of cities that are truly designed for and with childhood.
Descrição
Palavras-chave
Filosofia com Crianças, Sociologia da Infância, Cidade das Crianças, Philosophy with children, Sociology of childhood, Children’s city
Idioma
Português