Logo do repositório
 

Leitura e Interpretação de Dados Prontos em um Ambiente de Modelagem e Tecnologias Digitais: o mosaico em movimento

dc.contributor.authorDiniz, Leandro do Nascimento
dc.contributor.authorBorba, Marcelo de Carvalho [UNESP]
dc.contributor.institutionGrupo de Pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação Matemática
dc.contributor.institutionGrupo Educação Matemática em Foco Grupo de Pesquisa Educação Matemática do Recôncavo da Bahia
dc.contributor.institutionUniversidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.institutionGrupo de Pesquisa em Informática, outras Midias e Educação Matemática
dc.date.accessioned2013-09-30T19:55:05Z
dc.date.accessioned2014-05-20T14:17:05Z
dc.date.available2013-09-30T19:55:05Z
dc.date.available2014-05-20T14:17:05Z
dc.date.issued2012-08-01
dc.description.abstractNeste artigo, analisamos a leitura e a interpretação de dados prontos coletados por alunos para desenvolverem projetos de modelagem. Consideramos dados prontos as informações coletadas na Internet, como um gráfico ou uma fórmula, sem maiores explicações de como foram geradas. Com isso, repensamos o mosaico de pesquisas do GPIMEM, grupo de pesquisa ao qual pertencemos e que desenvolve pesquisas sobre modelagem e informática há cerca de vinte anos. Na análise, privilegiamos a apresentação oral e o relatório escrito de um grupo de alunas do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Os dados prontos sugerem uma nova faceta na relação entre tecnologias digitais e modelagem: eles parecem ser tratados de maneira idêntica a dados empíricos usualmente coletados em outros trabalhos de modelagem encontrados na literatura. Assim, o mosaico de pesquisas sobre o tema ganha novas dimensões na medida em que a Internet parece modificar a própria noção do que são dados.pt
dc.description.abstractIn this paper, we analyze the reading and the interpretation of ready data. We consider ready-data the information collected from the Internet, such as graphs or a mathematical formulas, without explanation of how they were generated. With this idea in mind, we re-think the mosaic of the research carried out by our research group, GPIMEM. This group has been conducting research on modeling and informatics for about 20 years. In the analysis, we focused on oral and written reports of a group of students from the Biological Science course at the State University of São Paulo (UNESP). The ready-data suggest a new facet in the relationship between digital technologies and modeling: they seem to be treated by students identically to the way they treat empirical data usually collected in other modeling projects, found in the literature. The mosaic of research about this theme acquires new dimensions since the Internet seems to modify the very notion of what data are.en
dc.description.affiliationGrupo de Pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação Matemática
dc.description.affiliationGrupo Educação Matemática em Foco Grupo de Pesquisa Educação Matemática do Recôncavo da Bahia
dc.description.affiliationUniversidade Federal do Recôncavo da Bahia
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
dc.description.affiliationGrupo de Pesquisa em Informática, outras Midias e Educação Matemática
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
dc.format.extent935-962
dc.identifierhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-636X2012000300009
dc.identifier.citationBolema: Boletim de Educação Matemática. UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de PesquisaPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática, v. 26, n. 43, p. 935-962, 2012.
dc.identifier.doi10.1590/S0103-636X2012000300009
dc.identifier.fileS0103-636X2012000300009.pdf
dc.identifier.issn0103-636X
dc.identifier.lattes4055717099002218
dc.identifier.scieloS0103-636X2012000300009
dc.identifier.scopus2-s2.0-84881319725
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/25120
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
dc.relation.ispartofBolema: Boletim de Educação Matemática
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectEducação Matemáticapt
dc.subjectTecnologias da Informação e Comunicaçãopt
dc.subjectInformáticapt
dc.subjectLeitura e Interpretação de Gráficos Estatísticospt
dc.subjectIdeologia da Certezapt
dc.subjectMathematics Educationen
dc.subjectInformation and Communication Technologyen
dc.subjectInformaticsen
dc.subjectReading and Interpretation of Statistical Graphsen
dc.subjectIdeology of Certaintyen
dc.titleLeitura e Interpretação de Dados Prontos em um Ambiente de Modelagem e Tecnologias Digitais: o mosaico em movimentopt
dc.title.alternativeReading and Interpreting ready data in an environment of modeling and digital technologiesen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes4055717099002218
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claropt
unesp.departmentMatemática - IGCEpt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S0103-636X2012000300009.pdf
Tamanho:
331.27 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: