Logotipo do repositório
 

Publicação:
BNCC Arte: entre o sonho neoliberal e o governo da alma

dc.contributor.advisorChristov, Luiza Helena da Silva [UNESP]
dc.contributor.authorFerreira, Rafael Vicente
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-09-27T15:28:31Z
dc.date.available2021-09-27T15:28:31Z
dc.date.issued2021-05-07
dc.description.abstractA Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que redefine os parâmetros da educação em todo território nacional, partindo de uma progressão de aprendizagens essenciais ancoradas em competências e habilidades. Na presente dissertação, a discursividade desse documento é investigada, tendo como enfoque o componente curricular Arte, envolvendo suas Unidades Temáticas (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro e Artes Integradas) e a Área de Linguagens. Junto com a investigação da Base, outras discursividades relacionadas são cotejadas, com especial destaque para as transformações no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) a partir da BNCC. A abordagem teórico-metodológica parte de um encontro entre os repertórios foucaultiano e marxista, com destaque para os processos de objetivação e subjetivação, determinados pela ideologia neoliberal hegemônica. Por fim, são indicados possíveis caminhos para “hackear” a BNCC Arte: construir a partir do próprio documento currículos críticos de arte/educação.pt
dc.description.abstractThe Brazilian Common Core Curriculum [BNCC] is a normative document that redefines educational parameters for the entire nation, based on the progressive acquisition of essential learning competencies and abilities. Discourse analysis of this document is undertaken in this dissertation, focusing specifically on the Art component of the curriculum, involving its Thematic Units (Visual Arts, Dance, Music, Theater, and Integrated Arts) as well as the Area of Languages. In conjunction with the Common Core Curriculum, other discourses related to it are investigated, with special emphasis on the transformations it brought about within the Brazilian National Book and Didactic Material Program (PNLD). The theoretical and methodological framework of the analysis undertaken herein is based on an encounter between Marxist and Foucauldian repertoires, with special emphasis on processes of subjectification and objectification, determined by hegemonic neoliberal ideology. Finally, possible routes for “hacking” the Arts section of the BNCC are indicated: pathways for building critical art/education curricula based on the document itself.en
dc.identifier.capes33004013063P4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/214559
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectArte/Educaçãopt
dc.subjectArtespt
dc.subjectCurrículopt
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectEnsino de artept
dc.subjectPolítica educacionalpt
dc.subjectNeoliberalismopt
dc.subjectBNCCpt
dc.subjectPNLDpt
dc.subjectArt/Educationen
dc.subjectArt teachingen
dc.subjectArtsen
dc.subjectCurriculumen
dc.subjectEducationen
dc.subjectEducational politicsen
dc.subjectNeoliberalismen
dc.titleBNCC Arte: entre o sonho neoliberal e o governo da almapt
dc.title.alternativeThe Brazilian Common Core Curriculum [BNCC] in Art: between the neoliberal dream and the government of the soulen
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulopt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramArtes - IApt
unesp.knowledgeAreaArte e educaçãopt
unesp.researchAreaProcessos artísticos, experiências educacionais e mediação culturalpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ferreira_rv_me_ia.pdf
Tamanho:
937.92 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.95 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: